Propaganda

Artigos

Ricardo Mota, diretor do Conarh concedeu entrevista exclusiva para a Revista Empresários onde falou sobre a importância do evento

RICARDO MOTA

O Conarh é um evento anual que tradicionalmente reúne mais de 2 mil congressistas. Qual a importância deste evento para a área de gestão de pessoas?

O CONARH é o maior Congresso de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas da América latina, e o segundo maior do mundo. Tradicionalmente reúne mais de 25.000 pessoas entre congressistas e visitantes, e, aproximadamente, 120 expositores que trazem todas as novidades e oportunidades de negócios para as empresas e pessoas. Ele é idealizado e construído por um Comitê de Voluntários, Diretor e VP´s, na maioria de RH mas também por profissionais de outras áreas. Estes profissionais analisam mercado, tendências e buscam trazer informações importantes e que apoiam as decisões e planos estratégicos das empresas com grande foco na Gestão de Pessoas. Buscamos inspirar as pessoas para que estas possam influenciar as organizações onde trabalham e assim transformar os ambientes e os resultados de suas organizações.

– Quais foram as novidades desta edição? E comente sobre elas.

São mais de 100 horas de conteúdo e mais de 80 palestrantes. Vamos trazer palestrantes internacionais falando sobre felicidade e qual a importância dela no resultado e produtividade das pessoas, vamos falar sobre Ética, trazer cases de como o RH pode ajudar as empresas em momentos como o que o pais está passando e como estar preparado para o crescimento. Temos um espaço onde acontecerão 4 palestras simultaneamente, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, com uma metodologia onde o congressista pode através de um comando que terá em mãos escolher qual palestrante quer ouvir. Teremos aum espaço onde executivos discutiram os próximos anos do pais com foco na Área de Gestão de Pessoas e Tendências, sem esquecer do presente. Além disso traremos cultura, poesia, música e interatividade com o público, como por exemplo o Aplicativo do Conarh onde as pessoas podem se conectar e ainda ganhar prêmios.

– Quais os principais temas abordados e por que são importantes?

Abordamos a InfluenciAção, que é a importância de ter bons exemplos e influenciar as pessoas e os ambientes. Outro tema é a Ética, mostrando o que podemos fazer para auxiliar as empresas e pessoas nas organizações. Outros temas são Felicidade nas empresas, Oportunidades de Reduções, Tendências e experiências que deram certo em momentos de desafios, novos modelos disruptivos de RH, Saúde das Empresas e dos Profissionais, Engajamento, Produtividade, Inovação, Carreira, Educação Financeira, Tecnologia, Novos Modelos de Avaliações, entre outros. Tem muita assunto interessante e tenho certeza que estamos entregando muita inspiração para auxiliar todo profissional que tem como desfaio olhar por sua equipe e auxiliar as organizações a se menterem produtivas e com resultados.

– Qual a importância dos temas abordados durante o Conarh para os congressistas? Eles conseguiram de fato ouvir tendências e aplicá-las nas empresas?

Como comentei, a grade é definida por profissionais que tem como desafios auxiliar as empresa a crescerem e se tornarem mais produtivas. Tenho certeza que muito do que será dividido com o público servirá de inspiração para que eles possam influenciar suas empresas. Muitas dos problemas são comuns e ouvir o que foi feito e deu certo, o que pode ser feito e o que esta por vir, ajuda e muito na construção dos desafios que cada um tem. Cada um aproveitará o que for mais importante para suas empresas neste momento, no hoje, no amanhã e no futuro.

– O que o público pode esperar do Conarh 2017? Já tem local, palestrantes, tema? Acredito que não expectativa, mas sim, o que o público pode esperar para 2017?

Já temos um comitê que começou a estudar sobre o que vem ai de desafios para nossas empresas e pessoas, este comitê já esta se reunindo e desenhando o novo CONARH, que chega com ainda mais novidades, novas metodologias, espaços de aprendizagem, cultura, mentoria, ações de RH pelo Brasil e pelo mundo e muito conteúdo e experiências e muito mais.

– Qual o foco da gestão da ABRH para 2016-2018?

São quatro pilares da gestão. Um é a sustentabilidade, que visa garantir um modelo de gestão alinhado aos compromissos da entidade, bem como com as dimensões estratégicas, tecnológicas e de operação. Outro pilar é o conhecimento, que pretende ser referência na construção e compartilhamento do conhecimento em gestão de pessoas. A inovação também o o foco da ABRH nesta gestão com ações criativas, inéditas e atraentes, influenciar os diversos atores que envolvem gestão de pessoas. E a conectividade, que é realmente para concectar pessoas e organizações nos níveis locais, nacional e internacional para acessar e construir as melhores práticas em gestão de pessoas.

– Qual a estrutura da ABRH-Brasil: como funciona, quando surgiu, qual a finalidade da associação, quantos diretores tem?
A Associação é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, que nasceu da união de profissionais envolvidos com a causa de promover a área de Recursos Humanos como agente de transformação, que contribui na formação de organizações mais produtivas, melhores e mais conscientes do seu papel no contexto socioeconômico do país. A ABRH-Brasil tem mais de 50 anos e conta com 22 seccionais desvinculadas juridicamente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, além de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação.

– Qual a importância do gestor de pessoas nas empresas?
Se pensarmos em visitar um prédio comercial em um sábado, você verá um monte de salas bonitas, mas vazias e frias, o que move uma empresa são as pessoas e por isso um gestor, tem papel fundamental e de extrema importância na condução e administração de uma empresa. Um bom gestor tem que ter conhecimento técnico mas se ele não souber conduzir e administrar pessoas isso com certeza impacta a produtividade e por consequência os resultados da organização.

– Qual a importância dos gestores de pessoas nas empresas neste ano de crise político- financeira? Em que esses profissionais fazem a diferença nesse momento?
Manter as pessoas motivadas, produtivas, dialogar muito, ouvir, trocar informações. Usar a comunicação como ponto chave para o sucesso da empresa e harmonia das empresas. Ter transparência, saber que se o momento esta difícil deve ser conduzido ainda mais próximos das pessoas e trocar muito, de fato saber que o que nos torna mais humanos é o dialogo e em momentos de crises ele é ainda mais importante

1642 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail