Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, divulgada nesta terça-feira, revela que 56% dos brasileiros – o que significa 18,7 milhões de trabalhadores formais – querem mudar de seu atual emprego e que apenas 1/3 dos trabalhadores se dizem muito satisfeitos com seu emprego de forma geral.
Em contrapartida, o estudo mostra que premiações por performance são percebidas como uma ferramenta importante de motivação e engajamento dos funcionários. Segundo a pesquisa, trabalhadores com carteira assinada que recebem prêmios por performance são 45% mais satisfeitos com seu emprego de forma geral do que aqueles que não recebem (índice de 31%).
Além disso, 87% enxergam premiações em produtos e serviços como uma boa forma de as empresas valorizarem seus funcionários; e 88% dos trabalhadores concordam que campanhas de incentivo que utilizam produtos serviços são uma boa forma de motivar os funcionários. Já 80% acreditam que programas de premiação incentivariam muito a sensação de reconhecimento, a produtividade e a melhora do ambiente de trabalho, além da satisfação geral.
Apesar de muito valorizados pelos funcionários, os programas de premiação por performance ainda não são aproveitados em todo o seu potencial. Entre os que trabalham com carteira assinada, 89% não recebem prêmios por performance e apenas 11% recebem.
“Os números da pesquisa mostram uma grande insatisfação das pessoas com o seu atual trabalho e, ao mesmo tempo, uma receptividade dessas pessoas para novas formas de reconhecimento profissional. É uma boa oportunidade para que as empresas reflitam e proponham outros tipos de premiações, para motivar e proporcionar maior satisfação entre os seus funcionários”, diz Emerson Moreira, idealizador do Guia do Incentivo e CEO da LTM.
A pesquisa mostra também que 96% dos brasileiros consideram importante as empresas reconhecerem seus funcionários por meio de recompensas materiais, como dinheiro, viagens, vale presente, entre outros. E 90% consideram importante as empresas reconhecerem seus funcionários por meio de recompensas imateriais como elogios, homenagens, sinais de reconhecimento (tais como “badges”, “pin”, “estrelas”).
Quando confrontados com a frase “Para mim, apenas o salário é importante na escolha de um emprego”, 59% dos entrevistados disseram que não concordam.
Elogios e feedbacks positivos são percebidos por 78% entrevistados como uma forma de ter seu trabalho reconhecido.
O universo da pesquisa analisou 1.019 entrevistas feitas com brasileiros, com 18 anos ou mais, que trabalham com carteira assinada, nas cinco regiões do país, entre 31 de outubro a 7 de novembro de 2017.