A partir desta terça-feira (25), a cidade ganha o seu primeiro posto para troca de resíduos recicláveis (papel-papelão, vidro, metais e plásticos) por pontos para descontos no comércio.
É o programa ‘Recicla + Santos’, que funcionará na Rua Vergueiro Steidel (Aparecida), ao lado da saída do Shopping Praiamar.
O objetivo é difundir a educação ambiental, incentivando a preservação do meio ambiente e proporcionando a conscientização através do consumo sustentável e a destinação adequada dos resíduos recicláveis, reduzindo assim a pressão sobre o aterro sanitário.
*A implantação do projeto faz parte do atual Programa de Governo. À Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), coube buscar parceiros junto à iniciativa privada. O programa não tem custos para o Poder Público.*
*Para viabilizá-lo, a empresa 3E Sustentabilidade, gestora do programa, terá apoio do Grupo Mendes, que já realiza diversas ações de sustentabilidade em seus negócios.*
De acordo com a 3E, a previsão é de que os postos do Recicla + Santos cheguem a diversos bairros da cidade, de acordo com a adesão da população e sempre por meio de parcerias com a iniciativa privada.
*No dia da inauguração, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estará presente com a Estação Ambiental, distribuindo material de conscientização ambiental.*
COMO FUNCIONA
Os moradores levam os resíduos recicláveis ao posto de coleta, que funcionará segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
No local, o material será pesado e transformado em pontos que poderão ser utilizados em troca por diversos benefícios nas lojas parceiras do projeto.
O QUE PODE SER TROCADO NO POSTO:
Papel (branco, papelão, caderno, livros, jornal e revistas), plásticos (garrafa PET, embalagens plásticas e potes de sorvete), metal (ferro, bronze, alumínio, latas de cerveja e refrigerante), vidro (embalagens de vidro em geral, garrafa de cerveja e aguardente), óleo de cozinha e embalagens longa vida para bebidas (Tetrapak).
ATENÇÃO: resíduos orgânicos e não-recicláveis não serão recebidos nos postos de coleta
NA INTERNET:
Para maiores informações, consulte o site do projeto http://reciclamaissantos.com.br/#sobre