A Alemanha pretende criar um fundo de € 10 milhões para impulsionar os investimentos em conexões mais rápidas de internet nas regiões rurais do país até 2025. A informação foi confirmada pelo Ministério da Economia nesta segunda.
Os políticos alemães estão preocupados que a falta de investimento no desenvolvimento digital possa contribuir para a base industrial de o país ficar exposta a novos competidores dos Estados Unidos e Ásia.
De acordo com o ministério, a maior economia da Europa deve a maior parte de seu poderio exportador a suas pequenas e médias empresas. Além disso, estas empresas são controladas por famílias e localizadas fora dos grandes centros e cidades onde o progresso tecnologia tem sido mais lento.
O governo alemão pretende ter conexões de banda larga em todo o país até 2018, além da capital – Berlim – planejar impulsionar planos para redes de fibra óptica ainda mais rápidas que possibilitem conexões de 1 gigabit por segundo, ou seja, 20 vezes mais rápida que uma conexão convencional.
Em comunicado, o Ministério já afirmou que o governo quer construir uma rede gigabit de fibra ótica até 2025, através da criação de um fundo de investimento de € 10 bilhões. O fundo será parcialmente financiado por recursos gerados com a venda de frequências de telefonia sem fio.