O cônsul geral da Itália, Michele Pala, acompanhado do vice-cônsul honorário, Elber
Alves Justo conheceu na tarde desta quarta-feira (26) a Associação Comercial de Santos (ACS), onde foi recebido pelo presidente da ACS, Roberto Clemente Santini,pelo 1º vice-presidente, John Olav Wolthers, e pelo diretor executivo, Marcio Luiz Calves. Ele está no Brasil desde março deste ano.
Durante a visita, Pala ressaltou o interesse em realizar parcerias entre o Porto de Santos e portos italianos e também em facilitar intercâmbios entre empresários da
Cidade e da Itália.
“Em São Paulo existe uma agência do governo italiano que ajuda empresas italianas a se internacionalizarem. Vou pedir que o diretor dessa agência faça uma visita a Santos para levantar as oportunidades de intercâmbio. Recebemos delegações de italianos com frequência e é interessante saber o que Santos tem a oferecer durantes essas visitas, em cada setor. Bom saber que podemos contar com o apoio das instituições da cidade”.
O vice-cônsul honorário, Elber Alves, falou sobre a importância dessas parcerias, uma vez que dentro da dinâmica do comércio internacional, todos os portos italianos são servidos por meio de Santos. “Talvez não com linhas diretas, mas com algum tipo de transbordo certamente”.
O presidente da ACS, Roberto Santini, aproveitou a oportunidade e destacou que o
maior porto da América Latina, inclusive, aumentou sua participação no comércio exterior do Brasil. “Hoje 34% das importações e exportações do País passam por aqui. O Porto foi praticamente duplicado no ano passado, com a instalação de dois grandes terminais de contêineres”.
Ao final da visita, Pala deixou registrada no livro da ACS uma mensagem que ratificou o que foi conversado com a diretoria da ACS: “É com muito prazer e com grande interesse que estou hoje aqui na Associação Comercial de Santos, instituição histórica da cidade, para estreitar os laços entre Itália e o maior porto da América Latina. Muitas são as oportunidades. Vamos trabalhar nisto. Muito obrigada pela recepção”.