Propaganda

Artigos

Conheça o mercado imobiliário no Vale do Paraíba Paulista

Por Germano Leardi Neto

Há anos em que o estado de São Paulo é considerado como o principal mercado imobiliário do país. De carona com a capital, as cidades satélites também ganham projeção e grandes oportunidades no setor. Um bom exemplo é a região do Vale do Paraíba Paulista que, nos últimos cinco anos, apresentou um crescimento econômico consistente e acompanhado pelo mercado imobiliário.

Entre 2007 e 2013, o PIB local avançou 36% e atingiu 55,6 bilhões de reais, enquanto o número de unidades lançadas e em construção em São José dos Campos, principal cidade da região, aumentou 112% no mesmo período, segundo dados do IBGE e da Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap).

Não é difícil entender o porquê da força da região. Quando a capital paulista começou a perder indústrias por conta do aumento de preços na cidade, diversos fabricantes nacionais e internacionais se dirigiram para o Vale do Paraíba, como Gerdau, Teknia, Armco, Chery e Sany, apenas para citar alguns exemplos. Além delas, a região já tinha força graças às presenças de uma unidade de refinaria da Petrobras, da gigante Embraer, além de instituições de ensino superior como o ITA e outras.

Ao todo, a região conta com 39 municípios, sendo os maiores São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Jacareí. Considerado como um todo, o Vale do Paraíba é a terceira maior região metropolitana do estado de São Paulo com 2,3 milhões de habitantes, atrás apenas da Região Metropolitana da capital com 20 milhões e da Região Metropolitana de Campinas, com 3 milhões.

São José dos Campos – por conta da presença da Petrobras, da Embraer e de universidades públicas concorridas, como o Ita e a Unifesp, a cidade de São José dos Campos é a mais importante do Vale do Paraíba. Com mais 630 mil habitantes, 98% da população vive em área urbana. Isso ajuda a ilustrar a fase do desenvolvimento imobiliário da região: crescimento vertical.

A pesquisa mais recente da Aconvap, referente ao ano de 2013, indica que, em São José dos Campos, foram lançadas 4.226 unidades residênciais de um a quatro dormitórios. São Paulo, para comparar, lançou 33.198 unidades no mesmo período.

Jacareí – em 2012, a cidade de Jacareí recebeu a americana Armco e as montadoras chinesas Chery e Sany, fortalecendo a sua atividade industrial. O mercado imobiliário pegou carona e, hoje, apresenta bons números no ramo. O valor médio do metro quadrado é de 3,5 mil reais, um dos mais altos do interior paulista.

Taubaté – o último balanço feito pela Associação das Construtoras e Imobiliárias de Taubaté (Acist), referente a 2013, mostrou que o mercado imobiliário na cidade cresceu 20% em vendas. O Centro e o bairro Jardim das Nações são as áreas mais valorizadas, com o valor médio de 2,5 mil reais por metro quadrado. Lá, as construtoras têm investido bastante no crescimento vertical.

Franquias Leardi – Uma alternativa para aproveitar esse mercado que tem crescido no Vale do Paraíba é investir em uma franquia imobiliária. Com todo suporte oferecido pela Leardi, mesmo quem não tem experiência no setor pode colher bons frutos. Pense nisso e venha conversar conosco!

Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.

2154 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail