Propaganda

Artigos

1.º Diálogo com Empresários da Baixada Santista foi realizado nas dependências da Associação Comercial de Santos (ACS)

“Em ambiente de crise, as empresas precisam ter muito controle dos custos fixos e variáveis”, afirma especialista em finanças, em palestra na Associação Comercial de Santos

O professor Geraldo Sardinha, um dos maiores especialistas em finanças empresariais do Brasil, afirmou que, “em ambiente de crise, de instabilidade, as empresas precisam ter muito controle dos custos fixos e variáveis”. Ele fez a declaração em palestra, nesta quarta-feira, 8 de abril de 2015, no Salão de Reuniões da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 – 2.º andar, no Centro Histórico.

A exposição, sobre “Desafios Financeiros em Tempos de Crise”, fez parte do 1.º Diálogo com Empresários da Baixada Santista, realizado pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Associação Comercial de Santos.

A apresentação contou com a presença do presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, do titular do Conselho Fiscal da ACS, Pedro Veras, e do diretor executivo da ACS, Marcio Calves.

Dezenas de empresários e diretores de empresas da Baixada Santista assistiram à palestra do professor Sardinha, no período da manhã. À tarde, ele falou para gerentes e executivos de organizações empresariais da região.

Antes da palestra, os convidados foram recebidos com um welcome coffee no Salão de Mármore, no térreo do prédio da Associação Comercial de Santos.

O diálogo é um evento destinado à troca de experiências entre os integrantes do Parceiros para a Excelência (Paex) – programa de gestão de médias empresas – na Baixada Santista com os demais empresários da região, para debater assuntos relevantes para o desempenho das organizações.

O programa de atividades da Fundação Dom Cabral, que tem como foco propor soluções educacionais para o desenvolvimento organizacional, terá continuidade em maio, com a abordagem do tema Governança Corporativa, pela professora Elismar Álves da Silva Campos.

A Dom Cabral é associada da Associação Comercial de Santos por intermédio da Effectio Consultoria em Gestão de Empresas e Sustentabilidade, representante da fundação na Baixada Santista.

O professor Sardinha, que é membro do Conselho de Administração de grupos empresariais em Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, advertiu que, quando surgem crises, “as regras do jogo também mudam, com novas regras tributárias e cambiais, entre outras”. Por isso, “as empresas precisam ter muito controle dos custos fixos e variáveis”.

Sardinha afirmou que, para as empresas se manterem sólidas no mercado, precisam responder adequadamente a perguntas essenciais: se o negócio é viável, se é atrativo, quando é hora de entrar ou sair e quanto vale, ou seja, avaliar a geração de riqueza, para saber se é interessante continuar na atividade.

O especialista expôs uma série de conceitos, relacionados a receitas e despesas, capital investido e outros, para mostrar a importância que se deve dar a cada item, para garantir a permanência das empresas.

Ele alertou que as empresas precisam ter uma preocupação constante: o balanço financeiro, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o fluxo de caixa.

“Hoje há ansiedade, preocupação das empresas em vista do ambiente econômico”, disse Sardinha. “Trata-se de um momento especial, eu diria de indefinição. Não sabemos a profundidade da crise que estamos vivendo e quanto tempo vai perdurar. É uma fase difícil, porque as empresas precisam continuar a funcionar e não sabem o que fazer em termos de investimentos”.

 

817 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail