Como a gestão emocional impacta na produtividade e no equilíbrio financeiro? – Por: Sanches, especialista em transformação comportamental,mentora sistêmica, consteladora, perita contábil.

Como a gestão emocional impacta na produtividade e no equilíbrio financeiro? – Por: Sanches, especialista em transformação comportamental,mentora sistêmica, consteladora, perita contábil.

Até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que para ‘vencer nos negócios’ e nas demais áreas da vida, atitudes como manter a frieza e ser calculista eram essenciais.

Mas hoje, felizmente, já se sabe que ao contrário disso, é preciso, sim, gerenciar nossas emoções em todos os momentos. Sim, pois do mesmo modo que gerenciamos, por exemplo, nosso tempo, nossas atividades domésticas ou profissionais, nosso dia a dia, enfim, a gestão emocional também precisa ser feita rotineiramente. Pois, sem ela, não conseguimos atingir a produtividade e, muito menos, o equilibro de nossas finanças.

Mas você sabe o que é gestão emocional? Podemos defini-la assim: a gestão emocional ocorre quando entendemos e avaliamos cada sentimento antes mesmo de agir em relação a ele. Esta avaliação, por sua vez, permite que sejamos capazes de tomar decisões mais sábias que geram, de fato, bons resultados.

Pensando em exemplos práticos: quantas vezes ouvimos histórias de gestores que agindo de forma impulsiva e impensada, destruíram boas oportunidades de negócios?

Você também já deve ter ouvido falar sobre pessoas que na vida cotidiana, seja no ambiente doméstico ou nas relações sociais, provocam situações constrangedoras ou delicadas porque não sabem gerenciar emoções como a raiva, por exemplo. Ultimamente temos visto casos de brigas em voos ou pessoas irritadas em aeroportos simplesmente porque não conseguem aceitar as regras impostas pelas companhias áreas e causam grandes transtornos para todos.

Diante disso, devemos nos perguntar: como evitar tais situações? Como agir de forma saudável mesmo em situações de grande tensão emocional? Como tomar decisões que sejam estimuladas pelo equilíbrio e objetividade e não pela imprudência e impulsividade?
Pois, saiba que sem controle emocional, sem desenvolver a capacidade de gerenciar nossas emoções, isto não é e nem será possível.

Hoje estudos já nos mostram que somente a partir da gestão emocional é que conseguimos estabelecer uma comunicação objetiva, tomar decisões mais acertadas e interferir positivamente no ambiente que nos rodeia. Pensando no ambiente organizacional, vemos o quanto cada um destes aspectos é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. Afinal, um líder ou gestor é como um comandante de um navio, ele precisa saber guiar sua tripulação de forma segura e confiante mesmo em meio à ‘tempestades’ que, no caso dos negócios, são as tantas instabilidades econômicas. Lembrando que estes aspectos também valem para gerenciar a vida doméstica, afinal, pais, mães e tutores, em geral, também são gestores de sua própria vida e de outras vidas, não é mesmo?
E quando falamos nessa analogia do comandante de um navio com um líder ou gestor, estamos dizendo que o capitão sabe guiar a tripulação de forma segura porquê???

Porque cabe ao capitão salvaguardar a vida humana no mar e atingir os resultados, e para que isso ocorra, é necessário que o capitão conhece a embarcação, a casa de máquinas, as cartas náuticas, tenha estudado a viagem e a rota, saiba se tem combustível e suprimentos necessários para chegar ao destino, conheça a sua tripulação, controle as radiocomunicações, controle as ações que diz respeito a exploração comercial do navio etc.

Na nossa analogia podemos dizer que quando não gerimos as nossas emoções, a turbulência ou as tempestades desse mar de emoções, colocam em riscos a nos mesmos, a nossa carreira e as organizações.

Por fim, o que importa é entender que quando desenvolvemos nossa gestão emocional, humanizamos nossas relações sociais e profissionais, melhoramos nossa vida como um todo, e o resultado destas ações também impacta, positivamente, em nossa produtividade e, consequentemente, em nosso equilíbrio financeiro.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *