De olho na nova tendência do RH: Taqe lista as vantagens do marketing de recrutamento – Por: Denise Asnis, Cofundadora da Taqe
Iniciativa visa aumentar as chances de atração de talentos com o perfil desejado e nutrí-los de forma efetiva, incentivando o engajamento com a empresa
Recrutar pessoas e atrair o perfil ideal para cada vaga é uma tarefa que demanda planejamento e paciência. Por esse motivo, é necessário adotar medidas estratégicas e centradas no candidato, o marketing de recrutamento, por exemplo, é uma ferramenta que vem ganhando muito espaço por conta da sua estratégia que tem o poder de alcançar aqueles candidatos que são mais compatíveis com as necessidades e os valores da empresa. Diante deste cenário, Denise Asnis, co-fundadora da Taqe, plataforma especializada em recrutamento inclusivo e seleção digital, listou 6 vantagens do uso do marketing de recrutamento para atrair novos talentos. Confira a seguir:
1) Maior engajamento dos candidatos:
Com uma boa filtragem, você terá os candidatos certos durante o processo seletivo. Assim, será possível até notar que eles se tornam muito mais engajados e esforçados para conquistar a vaga. Afinal, uma das premissas do marketing de recrutamento é alcançar os melhores talentos.
2) Investimento estratégico:
As técnicas de atração do marketing de recrutamento ajudam a empresa a economizar tempo e reduzir o custo de contratação, já que os candidatos são mais alinhados com a cultura interna e o cargo. Os investimentos são direcionados para ações estratégicas com excelente potencial de retorno para a empresa.
3) Buscas e filtros estratégicos:
As buscas e filtros usados para encontrar os candidatos compatíveis com as necessidades da empresa são mais efetivos com o marketing de recrutamento. Isso diminui o tempo de contratação e otimiza o trabalho do time de recrutamento e seleção.
4) Otimiza o tempo do processo seletivo:
A estratégia ajuda a otimizar o tempo dos profissionais de RH, já que facilita a triagem e a segmentação dos candidatos, destacando aqueles que possuem um maior fit cultural com a vaga e a empresa. Essa é uma forma de também otimizar o tempo dos candidatos, já que eles chegam com mais direcionamento e preparo para a vaga em questão.
5) Equipes mais qualificadas e produtivas:
Usar o marketing de recrutamento ajuda a tornar seu processo mais eficiente e benéfico para toda a empresa. O resultado será um time cheio de colaboradores talentosos com alta produtividade. Além disso, a organização ainda apresenta avanços significativos e o turnover reduzido.
6) Reduz o turnover:
Esse tipo de recrutamento ajuda as empresas a atraírem os melhores profissionais para as vagas em aberto, o que aumenta as chances de acertar na contratação. Além disso, com a estratégia é possível reduzir a taxa de turnover, já que os potenciais colaboradores já conhecem a marca empregadora antes de sua candidatura.
Para a sócia fundadora da Taqe, Denise Asnis, inovar e buscar oportunidades de melhoria é sempre uma vantagem para as empresas “O marketing de recrutamento aparece apenas como mais uma tendência de sucesso para os resultados do departamento de recursos humanos e das empresas como um todo. Existe uma grande oportunidade aí, pois essa é uma prática que ainda não está consolidada no Brasil. Então as empresas que se antecipam e implementam essa técnica têm uma vantagem competitiva em relação aos seus competidores”, finaliza Denise.
Sobre a Taqe
Fundada em 2017, a Taqe é uma plataforma de empregabilidade, que reúne candidatos, empresas e instituições de ensino. Por meio de testes gamificados, redação e videoentrevista, a plataforma realiza o match com oportunidades de emprego e formação. Com base em sua inteligência de dados, a startup já identificou um aumento de até 4x na efetividade de seus processos seletivos, permitindo a contratação de até 8 entre 10 candidatos entrevistados. Em 2021, a plataforma alcançou 1 milhão e 800 mil candidatos e intermediou 13 mil contratações. Dentre as empresas que já usaram a solução Taqe estão nomes como Natura, Santander, Grupo Fleury, Hospital Albert Einstein, CIEE, entre outros.
Deixe um comentário