Conheça as empresas que irão inovar em 2023
Com o fim do ano, inovação deve estar no radar daqueles que desejam se diferenciar
O ano está chegando ao fim e, com o começo de 2023, novas oportunidades, caminhos e inovações se abrem. Para ilustrar, levantamento realizado pela Harvard Business Review em conjunto com a NTT Data na América Latina, mostra que 90% dos empresários consideram que o investimento em tecnologias emergentes é essencial para o avanço de seus negócios. Ainda 88% dos entrevistados concordaram que os benefícios dessas tecnologias superam os gastos para implementá-las.
Para Guilherme Wiering, sócio-fundador da Pratika, consultoria com foco em aumento de eficiência comercial, “o investimento em inovação é essencial para aqueles que desejam se destacar no mercado. Com o fim do ano e a maior preocupação em definir o rumo para os próximos passos, as empresas devem estar atentas a essas tendências – que podem melhorar não só o serviço, como também análises de dados e riscos, essenciais para a gestão”, explica.
Abaixo, confira alguns dos negócios que estão inovando o mercado brasileiro:
Comunica.In
“Em muitas empresas, a comunicação interna é um processo que fica concentrado no departamento de CI e de Recursos Humanos. Nada mais justo que facilitar as tarefas dos profissionais, permitindo que eles se concentrem em propor soluções baseadas na análise de dados e tenham tempo para lidar com pessoas”, conta Felipe Hotz, CEO do Comunica.In, startup que desenvolveu uma plataforma para automação e mensuração de processos de comunicação interna e jornada dos colaboradores.
Com o objetivo de aumentar a eficiência das equipes para a criação, gerenciamento e otimização de fluxos de comunicação, a ferramenta permite que os analistas e gestores criem fluxos de informação para falar com as pessoas certas, automatizem comunicados sem robotizá-los e gerenciem até cinco canais simultâneos com o esforço de apenas um. Os resultados demonstram o potencial da startup, que cresceu mais de 300% em 2021. Segundo levantamento interno, a plataforma permite otimizar a capacidade de produção dos times em 40%, reduzir 65% das horas dedicadas a atividades operacionais, além de manter 76% da efetividade na comunicação com públicos internos.
TV1
A TV1 cria soluções de comunicação para grandes marcas. Por meio da XLab, que desenvolve plataformas digitais para o mercado de comunicação com personalização em escala, o grupo oferece as chamadas “multiverse experiences” para os negócios, que incluem, por exemplo, o uso do Metaverso público ou privado, no qual é possível criar um ambiente virtual das empresas simulando a realidade e promovendo a interação dos colaboradores.
“É possível criar um ambiente virtual público ou privado da marca, que pode ser explorado para a criação de uma loja conceito. Também podemos fazer ativações em games que possuem mundos virtuais, permitindo diferentes níveis de entrega com diferentes complexidades”, explica André Assis, CEO na XLab.
Pontomais
Reconhecida como uma das empresas em expansão pelo ranking da Exame de 2022, a Pontomais é a HRTech líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para o RH. A startup que entrou, este ano, como braço de XX do ecossistema VR, oferece um sistema 100% integrado que reúne diversas soluções para uma gestão completa do RH em uma única plataforma, incluindo o registro de jornada online, controle de ponto, gestão de férias e folgas e banco de horas em tempo real.
Com atuação desde 2016, a Pontomais desburocratiza processos como jornada de trabalho e horas extras para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores. A atuação da startup nas três pontas (colaborador, empresa e RH) permite a transformação de pessoas em histórias nas organizações. A curitibana já ganhou prêmios como Melhores Empresas para Trabalhar Paraná e Great Place to Work 2019, 2020 e 2021, é uma das TOP5 no Top Of Mind RH e foi selecionada, em 2019, para o programa Scale-Ups da Endeavor.
Vittude
A Vittude é a healthtech referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas que oferece uma solução completa em diagnóstico, educação emocional e psicologia online. Seu corpo clínico garante credibilidade técnica e curadoria rigorosa no credenciamento de psicólogos, além de desenvolver escalas psicométricas que apoiam empresas na jornada de maturidade em saúde mental. Fundada em 2016 por Tatiana Pimenta e Everton Höpner, a startup já conta mais de 500 mil consultas realizadas em sua plataforma e gerou mais de R$32 milhões de renda a cerca de 2900 psicólogos ao longo da sua história. Com clientes como Grupo Boticário, Banco do Brasil, SAP e Telhanorte Tumelero em seu portfólio, ao todo são mais de 200 empresas que confiam na Vittude para levar saúde mental aos seus colaboradores.
“A Vittude foi pioneira no segmento de psicologia online no Brasil e uma das grandes articuladoras da regulamentação do serviço em 2018, dois anos antes da pandemia. Construir uma empresa em um setor rodeado de estigma é desafiador, mas ao mesmo tempo gratificante, especialmente para uma pessoa que já conviveu com um quadro de depressão. Nosso trabalho sempre foi pautado na curadoria dos profissionais de psicologia, de modo a garantir à população uma experiência diferenciada e positiva no momento da consulta. A mente humana é sofisticada, demanda conhecimento especializado e competência técnica para seu manejo. Por essa razão, sempre investimos em ter profissionais experientes e muito bem capacitados junto conosco”, afirma Tatiana Pimenta.
RoutEasy
A RoutEasy é uma startup de logística que oferece soluções de gestão, otimização e orquestração para e-commerces e marcas. Hoje, os negócios mais inovadores do mundo investem parte significativa de seus faturamentos em oferecer a experiência de entrega perfeita para seus consumidores. Na etapa de otimização otimização, a RoutEasy usa inteligência artificial para criar rotas de entrega otimizadas. Isso envolve muito mais do que encontrar o menor caminho entre um ponto A e um ponto B. É preciso levar em consideração fatores como agendamento de horários, tipos de veículos disponíveis, jornada de trabalho dos motoristas etc. Com rotas otimizadas por algoritmo, os clientes conseguem diminuir os custos, reduzir tempo no planejamento e ganhar mais competitividade nos prazos de entrega.
Já na gestão, a chave é acompanhar o status da rota em tempo real. Monitorar as entregas é indispensável pois, só assim, é possível saber quais foram realizadas e quais não foram, entender com rapidez quais são as não conformidades, agir sobre os problemas e, se possível, conseguir reverter o que pode se tornar um inconveniente para o consumidor. Por fim, o módulo de orquestração do last mile é a parte mais avançada. Significa utilizar a utilização de inteligência artificial para a automatização total do fluxo de trabalho. Elimina-se praticamente 100% do trabalho manual na operação e a equipe pode focar as energias em problemas mais analíticos e fundamentais para o crescimento dos negócios.
SoftExpert
A SoftExpert é a fornecedora global de soluções para gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital. Em atividade desde 1995, a empresa une serviços voltados para a otimização de gestão e processos em diferentes níveis e segmentos em um único contrato, atribuindo eficiência, agilidade e economia a seus mais de 2 mil clientes e 600 mil usuários em 50 países. As soluções da companhia resolvem dores de empresas de diversos setores e variados portes, incluindo manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI, educação, energia e utilidade pública, logística, varejo, serviços, entre outros. A empresa possui unidades de negócios em países como Brasil, México, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França e Turquia.
Por meio da plataforma SoftExpert Excellence Suite, a marca oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram nativamente e operam via web para automatizar os processos necessários para melhorar e otimizar as diferentes áreas de negócios das organizações. O software da empresa ajuda as marcas a atingirem uma margem competitiva frente ao mercado por meio de processos de gestão reproduzíveis e previsíveis e pela atuação em conformidade com normas envolvendo pessoas, departamentos, unidades de negócios, clientes e fornecedores.
Potencia Ventures
Guiada pelo propósito de testar novos modelos de negócio para reduzir desigualdades, a Potencia Ventures é um grupo de investimento voltado para negócios com impacto social. Sua estratégia combina expertise em venture capital e empreendedorismo social para identificar, executar e gerenciar o capital investido em fundos e startups com grande potencial de crescimento e impacto real na base da pirâmide, principalmente no que se refere à educação e empregabilidade.
A Potencia promove ecossistemas de impacto inovadores desde 2002. Em 2017, a Potencia expandiu sua lente de investimento para incluir investimentos diretos em startups. Embora sejam de maior risco, esse tipo de investimento gera uma oportunidade ainda maior de catalisar mudanças e a Potencia passou a investir em startups de impacto, construindo um portfólio com mais de 15 investimentos em empresas como Letrus, TAQE, Árvore, 4You2, Talently, Kuepa, Allhere, Shortlist, entre outros. No portfólio de startups, a Potencia já co-investiu com fundos como Canary, 500 Global, Positive, DOMO e BR Startups, buscando ser um investidor paciente, flexível e receptivo aos empreendedores.
Sólides
A Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil na gestão de pessoas nas PMEs, oferece a única plataforma com tudo em um só lugar e a metodologia exclusiva que ajuda as PMEs a crescerem, e segue transformando a gestão de pessoas por meio de inovação e tecnologia. Seu principal objetivo é facilitar o modo como as empresas atraem, desenvolvem e retêm seus talentos, reduzindo o turnover e aumentando as vantagens competitivas de seus clientes. Em uma única plataforma, oferece as funcionalidades necessárias para os processos de RH e DP: Atração e Gestão de Talentos, Desenvolvimento e Performance, Engajamento e Retenção, Educação Corporativa, Benefícios, Serviços Financeiros e Rotinas de Departamento Pessoal. Também mantém o maior portal de educação de RH da América Latina, o RH Portal. Nos últimos três anos, a empresa cresceu 5 vezes e o número de clientes quadruplicou atingindo mais de 21 mil empresas e mais de 4.5 milhões de vidas ativas gerenciadas por meio de sua plataforma, e desponta na liderança do segmento em meio ao ecossistema de empresas reconhecidas no mercado brasileiro pelos seus serviços de qualidade.
IdoLink:
Fundada em 2021 por Diego Sampaio, Thomaz Gomes e Jonatan Prestini, a IdoLink é a plataforma completa para micro e pequenos empreendedores que estão iniciando as vendas digitalmente e desejam melhorar o contato com seus clientes e impulsionar as suas vendas de forma simples, instintiva e rápida. A empresa traz soluções como link na bio, criação de mini site/landing-page e plataforma de e-commerce, sendo a ferramenta ideal para venda online e offline.
Com menos de dois anos no mercado, a empresa já conta com mais de 30 mil usuários cadastrados que movimentam até R$10 mil cada. Presente em todo o mundo em versão web, IOS e Android e disponível em três línguas diferentes, a IdoLink trabalha para mudar a vida dos empreendedores.
Food To Save:
Para muitos estabelecimentos, o descarte de alimentos em perfeitas condições ou próximos a data de validade é uma grande dor. Neste sentido, a Food To Save é a solução para esses estabelecimentos, uma vez que a marca está engajada na luta contra o desperdício de excedentes. Com um modelo simples e sustentável: os alimentos e/ou produtos próximos à data de validade de estabelecimentos parceiros que estão em perfeitas condições de serem consumidos, são comercializados e ganham uma nova oportunidade de compra com até 70% de desconto pelo consumidor final. Ou seja, com a foodtech, o estabelecimento consegue lucrar com a comida que seria descartada em perfeita condição. Além disso, os pontos de venda também ganham a possibilidade de conquistar outro tipo de cliente, que normalmente não consumiria os produtos com o preço cheio.
A startup já evitou o descarte de mais de 800 toneladas de alimentos na Capital Paulista, no Grande ABC, Campinas (SP, Rio de janeiro e Brasília, gerando mais de R$7 milhões em receita incremental aos seus 1500 estabelecimentos parceiros, incluindo restaurantes, padarias, hortifrútis e confeitarias. Entre eles, estão: Rei do Mate, Dengo Chocolates, Havanna, Dídio Pizza, Starbucks, Duckbill e a tradicional padaria Bella Paulista.
Deixe um comentário