Propaganda

Artigos

Volkswagen do Brasil volta a pensar em SUV pequeno para 2016

Em meio à polêmica causada pela renúncia de Ferdinand Piech, neto de Ferdinand Porsche, do conselho de administração da Volkswagen, outra notícia interessante sobre o futuro da companhia surge nesta segunda-feira (27): enquanto investidores esperam que a empresa seja capaz de retomar sua rentabilidade, fonte liga à companhia afirmou que a marca está trabalhando em utilitário esportivo pequeno para o Brasil.

A informação vem da agência Reuters, em reportagem feita de Berlim (Alemanha). A ideia é aproveitar o momento favorável aos SUVs, que prometem vender bem no país, seguindo tendência mundial. A ideia é apresentar um novo carro-conceito ano que vem.

UOL Carros lembra que a marca mostrou um protótipo, o Taigun (derivado do up!) no Salão de São Paulo de 2012, mas depois calou-se. Enquanto isso, a concorrência revelou e lançou Honda HR-V, Jeep Renegade e Renault Duster 2016 (reestilizado), além dos crossovers Peugeot 2008 (com potente motor 1.6 turboflex), Suzuki S-Cross (que aposta na possibilidade do off-road) e até mesmo do chinês JAC T6 (confiando em tamanho de médio a preço de compacto).

Embora tenha perdido o compasso, o plano da Volkswagen faz sentido: a marca trabalha uma renovação de seu segmento, de modo a reduzir custos de produção e se tornar mais competitiva. Atualmente, a marca oferece apenas o Tiguan, que é um bom modelo, mas de alto custo por ser produzido apenas na Europa. A nova geração do modelo, como adiantou UOL Carros em janeiro, será feita no México sobre a plataforma MQB (a mesma de Golf e de um monte de outros modelos cruciais para a marca e suas subsidiárias) — e de lá pode chegar sem a taxação extra feita a importados.

Com isso, o Brasil ficaria livre para criar um modelo ainda mais atrativo ao mercado local. Além de Taigun, que parecia ter subido no telhado (embora seja altamente factível), há ainda a possibilidade do novo modelo ter relação com o T-Roc, outro conceito mostrado localmente, no último ano. Quando — e se — vier ao mundo, este novo utilitário terá ainda a companhia do Kicks, SUV que a Nissan tenta revelar ainda este ano para estrear antes dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

Murilo Góes/UOL

Mostrado em São Paulo, em 2014, T-Roc tem visual alinhado a modelos recentes da marca

 

479 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail