Propaganda

Artigos

Ucrânia desmantela grupo hacker envolvido em roubo bilionário

Grupo é responsável por roubar mais de US$ 2,5 bilhões em todo o mundo desde 2014 com o malware Emotet

Autoridades da Ucrânia disseram ter apreendido computadores de um grupo hacker envolvido no roubo de mais de US$ 2,5 bilhões. A polícia invadiu a sede do grupo no último dia 27, na cidade de Kharkiv, ao leste do país, segundo a  Rádio Free Europe.

Na apreensão, policiais encontraram pilhas de cartões bancários, dinheiro e uma sala com equipamentos de informática. Em nota, as autoridades ucranianas não confirmaram se os acusados foram presos.

A gangue controlava servidores de internet responsáveis por executar e controlar uma rede sde mahware conhecida como “Emotet” – tido como o vírus mais perigoso do mundo.

Ucrânia desmantela grupo hacker envolvido em roubo bilionário
Parte dos itens apreendidos do grupo hacker responsável pelo malware Emotet, em Kharkiv, Ucrânia, 27 de janeiro de 2021 (Foto: Governo da Ucrânia)

O grupo hacker operava desde 2014 e já teria invadido redes de diversos bancos estatais e privados de Áustria , Grã-Bretanha, Alemanha,Lituania , Holanda, Suíça e Estados Unidos.

A operação conjunta contra a Emotet envolveu todos os países afetados e o Canadá. De acordo com a polícia da Alemanha, o vírus causou cerca de 14,5 milhões de euros em prejuízos no país.

“A destruição da infraestrutura da Emotet é um golpe significativo contra o crime organizado internacional na internet”, disse a BKA, polícia federal alemã, em comunicado.

Quando instalado nos servidores via download, o Emotet rouba senha de bancos. Em alguns casos, o vírus bloqueia os computadores até que o usuário pague uma taxa de “resgate”.

Os hackers também vendiam o acesso aos computadores das vítimas para outros criminosos. O método é conhecido como “ malware de serviço”.

140 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail