Propaganda

Artigos

Três motivos para digitalizar o RH da sua empresa – Por: José Carlos Nascimento, diretor de RH da ao³

O período de isolamento social trouxe à tona muitas questões importantes para o mundo corporativo, entre elas, o desafio da área de recursos humanos para digitalizar processos. Tradicionalmente, o departamento de recursos humanos sempre foi aquele lugar onde a gente precisa passar para assinar algo ou entregar um documento. Mas e agora? Considerando que o home office é uma tendência que veio para ficar, como tocar essa rotina se todos estão trabalhando de casa? Pensando nisso, listei motivos para apostar na digitalização na aréa do RH.

Colaborador mais digital

O mundo digital já faz parte da vida da maioria dos brasileiros – segundo uma pesquisa Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem dois dispositivos por habitante, são 424 milhões computadores, notebooks, tablets e smartphones. E assim como na vida pessoal, é natural que as pessoas busquem vivenciar no trabalho experiências digitais. Em um futuro não muito distante, empresas mais analógicas terão dificuldades para contratar determinados perfis de profissionais. Encantar o colaborador, desde a admissão, usando tecnologia é uma forma de mostrar que a sua empresa não parou no tempo e segue buscando formas de simplificar processos. Ou seja, investir em inovação para o RH, também traz benefícios para estratégia de atração e retenção de talentos.

Organização e redução de custos

RH é lugar de dados, muitos dados e arquivos! E com passar dos anos, encontrar um documento é uma tarefa que pode consumir horas. A legislação trabalhista prevê que determinados documentos devem ser arquivados por até 30 anos, mas muitos já podem ser guardados digitalmente. Adotar uma solução em nuvem é a maneira mais rápida e simples de garantir que tudo esteja organizado e seja encontrado facilmente – mesmo mantendo fisicamente em algum lugar, você terá uma cópia digital para consultar quando necessário. Além disso, é possível reduzir custos com empresas de arquivo e transporte de malotes.

Segurança da informação e compliance

A LGPD traz pontos específicos que impactam diretamente no RH, entre eles, o aumento da responsabilidade de todos os profissionais com a segurança da informação. É a mudança de mindset para adotar novos hábitos para manuseio dos dados. Nunca foi aceitável, mas agora mais do que nunca não podemos ter atitudes como deixar documentos de colaboradores em cima de uma mesa. Outro ponto de atenção é o cuidado com a condução dos dados pelos profissionais de RH no home office ou em espaços de trabalho compartilhados para o resguardo de informações sigilosas. Mais uma vez apostar em tecnologia é a saída para garantir que a sua empresa esteja em compliance e protegida.

Com processo de retomada pós-pandemia, veremos crescer ainda mais a busca por eficiência e processos mais digitais, em todos os setores. E se a transformação digital é um processo mais centrado em uma mudança de cultura e pessoas, do que tecnologia propriamente dita, ninguém melhor, para liderar e se beneficiar desse movimento, do que o RH, não é mesmo?

99 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail