Propaganda

Artigos

Somos reflexo dos espaços que habitamos! Por: Daiana Arnold, diretora criativa na Casulo Arquitetura de Experiências

Não existe um espaço neutro, ou ele nos afeta de maneira positiva, ou ele interfere negativamente em nosso comportamento.

Levando em consideração esta reflexão, podemos constatar uma das razões pela qual aumentou e muito, o desejo de transformar nossos espaços durante a pandemia.

O fato de ficarmos isolados em casa, onde grande parte das empresas e profissionais liberais acabou trabalhando em regime de home office durante o isolamento, nos fez refletir sobre o espaço que habitamos.

O ser humano por natureza busca por conforto e bem estar, e quando temos um ambiente que conduz ao comportamento e inspirações necessários, certamente temos rendimento eficiente em nosso trabalho, ou seja, o espaço onde efetivamente trabalhamos gera um resultado positivo se ele condiz com a necessidade.

Por exemplo, ambientes coloridos, com muita luz natural e contato com a natureza, são produtores de inspirações criativas, pessoas que trabalham na área de criação, como marketing, arquitetura, moda, design e até mesmo alimentação são as mais beneficiadas por interagir com ambientes assim.

Já ambientes claros, com tons suaves, poucos elementos, uma iluminação calmante e contato com a natureza, são apropriados para pessoas que precisam de muita concentração, como advogados, cirurgiões, psicólogos, terapeutas.
Nota que um dos fatores que se repete é o contato com a natureza, este artifício será sempre positivo em qualquer área, há alguns anos cresce a tendência de utilizar paredes verdes em espaços comerciais, e já aumentou muito o recurso em espaços residenciais também, as paredes verdes nada mais são do que uma pequena ou grande parede preenchida com plantas, sejam elas naturais ou artificiais, o simples fato de ter contato visual com uma planta, nos remete a frescor e conexão com a natureza.

Esta tendência veio para ficar, e a chamamos de Biofilia, que nada mais é do que amor à vida. Este termo foi popularizado por Edward Osborne Wilson, publicado em seu livro em 1984. Wilson descreve a biofilia como uma tendência natural a voltarmos nossa atenção às coisas vivas.

A pandemia nos trouxe de presente como fator positivo, um tempo para reflexão, onde percebemos que o ser é mais importante do que o ter. Vamos buscar cada vez mais por conexões positivas, espaços com boas energias, pessoas proativas e negócios com propósito.

Dito isso, volto ao início de nossa leitura, onde cito o grande número de pessoas buscando por renovações em seus lares. Aumentando muito as solicitações por reformas, transformando seus espaços para que sejam mais produtivos, que tenham uma iluminação mais confortável e mais eficiente, para que enquanto executamos nossas tarefas diárias, podemos estar confortáveis.

Em conversas com comércio local, ligado na construção civil, na região da serra gaúcha, obtivemos informações de que os meses de julho e agosto de 2020 superaram as vendas de qualquer outro mês do ano, e mais ainda, algumas dessas lojas, como a de revestimentos por exemplo, superou as vendas dos últimos cinco anos. Ou seja, ao mesmo tempo em que as pessoas ficaram em casa, com a incerteza da pandemia, também estão se organizando e realizando obras e reformas. Já sentimos uma carência na mão de obra local, bem como a falta de alguns produtos.

Agora, uma coisa é certa, além do desejo de reformar ou transformar seus espaços, as pessoas buscam por
experiências nos negócios, sejam elas no atendimento ou algum produto inovador que cause algum tipo de impacto sustentável ou emocional.

Nenhum negócio mais resistirá por muito tempo se o cliente não tiver uma boa experiência de compra. Sejam elas online ou loja física.

Como teu negócio tem se preparado para este cliente que busca ser surpreendido?

Como tua equipe tem reagido com as mudanças na rotina?

Teu negócio oferece um espaço produtivo para tua equipe ou até mesmo para conduzir teu cliente a uma boa experiência de compra ?

Dúvidas ou considerações, entre em contato
contato@casuloarqdesign.com.br
http://www.casuloarqdesign.com.br/
Siga-nos nas redes sociais @casuloarqdesign

Treinamentos de equipes e negócios com experiências

Viagens Internacionais de Negócios
* Orlando ( Disney )
* New York ( NRF )
* Dubai ( EXPO2021)

179 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail