Propaganda

Artigos

Santos , Comunidade Portuária vota primeiros planos para o Port Community Systems na ACS

Os primeiros passos para implantar o sistema tecnológico de integração de dados do comércio marítimo, chamado Port Community Systems (PCS), no Porto de Santos, foram dados nesta manhã em reunião ocorrida na Associação Comercial de Santos (ACS). O projeto visa reduzir o tempo e o custo das exportações e importações nos portos brasileiros.

De acordo com o coordenador da Câmara de Agentes de Carga da ACS, Noslen Botelho, o grupo de trabalho definiu quais temas serão priorizados para o desenvolvimento e implantação da plataforma. “De início foram apresentadas 17 propostas. Conforme o grupo teve conhecimento, percebeu que algumas delas poderiam estar relacionadas e, por isso, as propostas foram reduzidas a 11”.

Todas as pautas foram apresentadas à Comunidade Portuária e após votação, foram escolhidas: Integração e padronização de dados atores públicos e privados; Rastreabilidade ponta a ponta; Gestão rodoviária, autos e ferrovia; e Gestão canal. “Uma próxima reunião está agendada para o dia 20 de fevereiro e estes temas serão detalhados e melhor analisados para implantarmos no sistema”, explicou Botelho.

O Porto de Santos está entre os quatro portos brasileiros que vão participar da construção do Port Community System. O projeto é viabilizado pelo Prosperity Fund, fundo de investimento britânico para países em desenvolvimento. O objetivo é diminuir o tempo de importação e exportação de produtos, reduzindo em dois dias a importação e, para um dia, as exportações.

Para isso, o fundo contratou um consórcio de empresas para promover estudos para a futura implantação do programa no Brasil. A verba será investida na construção de uma plataforma que reunirá os programas já existentes e utilizados por autoridades portuárias.

1046 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail