Propaganda

Artigos

Robert Janssen, CEO da aceleradora internacional OBr.global e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Assespro Nacional, nos dias 10 e 11 de fevereiro, na Assespro Rio e 12 e 13 de fevereiro, na Assespro São Paulo.

Um dos principais especialistas em internacionalização do Brasil, Robert Janssen, ministra em fevereiro, os workshops “Investors Insights Bootcamp – Silicon Valley’s Mindset Investing in Startups”, no Rio e São Paulo, dias 10 e 12 de fevereiro respectivamente e o “MentorRanks Boot Camp”, nos dias 11, no Rio e dia 13 de fevereiro, em São Paulo. Ambos workshops acontecem nas sedes da Assespro Rio de Janeiro (Praça Pio X, 55 – sala 901 Centro, Rio de Janeiro) e Assespro São Paulo (Alameda Santos, 880 – 9º andar , Jardim Paulista, São Paulo), ambientes ideais para as duas pautas, que tem como missão contribuir para consolidar a posição dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, como referências na inovação, empreendedorismo, desenvolvimento e fornecimento de soluções de base tecnológica, com ações de apoio e fortalecimento das associadas. Segundo a Presidente da Assespro-RJ, Maria Luiza Reis, “2020 começa com mais uma palestra do nosso Diretor Robert Janssen sobre internacionalização no Vale do Silício, oportunidade imperdível para quem deseja vender para o exterior e para quem quer investir em startups com este mindset”.

Americano parcialmente educado no Brasil, Robert Janssen, que estará à frente das duas agendas é um executivo e empreendedor que acumula mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de negócios internacionais, com foco especial nos setores de TI, Educação, Saúde, Energia, Varejo e Agtech. Há anos Janssen ministra os programas de imersão corporativa da OBr.global no Vale do Silício, com foco em vivências e conceitos, que resultam em ações e experiências e práticas aplicáveis.

O workshop Investors Insights Bootcamp – Silicon Valley’s Mindset Investing in Startups, conduzido por ele nos dias 10 e 12 de fevereiro, nas sedes da Assespro Rio e São Paulo respectivamente, tem formato sintético e cobre principalmente as questões mais importantes que investidores devem considerar quando investem em startups. O conteúdo do workshop está baseado em algumas das melhores práticas desenvolvidas no Vale do Silício, para selecionar e monitorar portfólio de investimentos em startups.

“O Vale do Silício é reconhecidamente um dos ecossistemas de maior influência global e famoso pela sua cultura diversificada juntamente com uma indústria robusta de venture capital e startups. Grandes empresas hoje como a Apple, Google, Cisco e Intel, todas começaram com investimentos de venture capitalists. Atualmente, mais de 40 % do venture capital nos Estados Unidos está sob a gestão de empresas do Vale do Silício. Com base nesse conhecimento e experiência do Sand Hill Angels, um dos principais grupos de investidores anjo do Vale do Silício, desenvolvemos o Investors Insights Bootcamp focado para investidores anjos atuais e potenciais futuros”, diz Robert Janssen.

Com relação ao ambiente de negócios para startups no Brasil, Robert Janssen afirma que há uma crescente no mercado de pequenos negócios e nichos que surgem a partir de ideias, com bons projetos, cujo a tendência é o crescimento.

“Vivemos tempos de transformações rápidas e as empresas nascentes auxiliam nesse processo. Hoje vemos a difusão de tecnologias e o avanço exponencial de negócios com este foco. Empresas que nascem sem a visão de serem globais e com inserção internacional tendem a não dar certo”, enfatiza Janssen.

O programa do Investors Insights Bootcamp aproveita toda a expertise do seu facilitador e sua experiência de aconselhamento de centenas de empresas ao redor do mundo, preparando-as para crescimento através de investimento e internacionalização. Durante o workshop serão apresentados aos participantes o mindset dos investidores do Vale do Silício e um modelo diferenciado para avaliar oportunidades de investimentos em startups usando uma abordagem muito aplicada atualmente. O currículo apresenta ainda conceitos críticos usados para processos de execução, métricas e monitoramento de performance das startups investidas, juntamente com os fatores preponderantes de um “elevador pitch” qualificado, e finalmente como deve ser uma mentoria focada para resultados.

Também capitaneado por Robert, Janssen, o workshop MentorRanks Boot Camp, acontece nos dias 11 e 13 de fevereiro, nas sedes da Assespro Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, para ajudar empreendedores e investidores a alcançar uma jornada vencedora, através da aplicação de um conteúdo único baseado nas melhores práticas internacionais e do Vale do Silício.

O MentorRanks Boot Camp é resultado de um trabalho de curadoria das melhores práticas adotadas no Vale do Silício, capitaneado pela OBr.global (Outsource Brazil), com participação de colaboradores das Universidades de Berkeley e Northeastern University e aInBIA – International Business Innovation Association, e juntamente com alguns membros dos grupos de investidores anjos do Vale, como o Sand Hill Angels, TiE Angels e o Keiretsu Forum. Está dividido em 4 módulos, em uma jornada de 8 horas, com foco específico em princípios, condutas, posturas e expectativas, conhecimento e ferramentas ágeis de desenvolvimento empresarial, que fazem parte do processo de aceleração e como se preparar para oportunidades de investimento.

A burocracia e a falta de treinamento para a gestão do crescimento são consideradas os principais riscos à sobrevivência das empresas brasileiras. Conforme dados do Sebrae, mais de 1,2 milhão de empreendimentos formais são criados no país anualmente. Destes, 99% são micros e pequenas empresas, segmento em que as startups buscam se inserir. As MPEs, por sua vez, respondem por mais da metade dos empregos com carteira assinada. No entanto, de cada 100 empreendimentos, apenas 73 sobrevivem, os 27 restantes fecham as portas nos dois primeiros anos de funcionamento.

“Os grupos de investidores anjos do Texas, com mais de 650 investidores, têm interesse especial em startups de mercados emergentes, sobretudo da América do Sul”, cita Robert Janssen, que também é membro de alguns desses grupos no Vale do Silício, como Sand Hill Angels e TIE Angels. Eleito nos últimos três anos consecutivos um dos 50 executivos de Tecnologia da Informação mais influentes dos Estados Unidos no segmento de empresas de médio porte, Janssen, que tem cidadania brasileira e americana, e vive entre os dois países, avalia que as startups nacionais estão no radar dos investidores internacionais, principalmente pela capacidade de inovação e resolução rápida de problemas.

“As empresas que sobrevivem são as que investem em conhecimento e se comprometem com a execução, inclusive dos mercados em que atuam, e que buscam se organizar e planejar o seu desenvolvimento e seus modelos de negócios”, adverte Janssen.

Sobre o Evento

Rio de Janeiro:
Dia: 10 de fevereiro de 2020 (Segunda-feira)
Horário: 08:30 – 18:00
Local: Assespro Rio de Janeiro (Praça Pio X, 55 – sala 901 Centro, RJ)

São Paulo:
Dia 12 de fevereiro de 2020 (Quarta-feira)
Horário: 04:30 – 13:00
Local: Assespro São Paulo (Alameda Santos, 880 – 9º andar -, Jardim Paulista, São Paulo)

Rio de Janeiro:
Dia: 11 de fevereiro de 2020 (Terça-feira)
Horário: 08:30 – 17:30
Local: Assespro Rio de Janeiro (Praça Pio X, 55 – sala 901 Centro)

São Paulo:
Dia 13 de fevereiro de 2020 (Quinta-feira)
Horário: 08:30 – 17:00
Local: Assespro São Paulo (Alameda Santos, 880 – 9º andar -, Jardim Paulista, São Paulo)

Robert Janssen, CEO da aceleradora internacional OBr.global e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Assespro Nacional, ministra os workshops “Investors Insights Bootcamp – Silicon Valley’s Mindset Investing in Startups” e “MentorRanks Boot Camp”, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para ajudar investidores a aplicar conteúdos baseados nas melhores práticas internacionais e do Vale do Silício.

Mais informações no site da Obr.global: https://obr.global/agenda/

2058 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail