Propaganda

Artigos

Quais são suas verdades? Por: João Paulo de Barros Monteiro (CoachJP) é treinador mental de atletas e executivos que buscam alta performance.

Quais são suas verdades absolutas? Você já parou para pensar sobre aquelas coisas em que você acredita fielmente? Costumo escutar de clientes frases como: ‘homem não presta’, ‘ah, ele tem dinheiro porque já nasceu rico’, ‘isso nunca vai dar certo’, ‘eu não consigo emagrecer’, ‘toda minha família é assim, por isso também sou’, e por aí vai. O fato é que, ao longo de nossas vidas, vamos acumulando uma série de ‘idéias prontas’, que acabam se transformando em verdades sobre as quais nem refletimos mais. Já foram incorporadas e estão enraizadas em nossa mente, seja consciente ou inconscientemente. Podemos divida-las em duas categorias: as crenças que nos fortalecem, como por exemplo: eu sou o melhor naquilo que faço e aquelas que limitam nosso desenvolvimento pessoal e profissional, como: meu chefe não gosta de mim. Ambas tem a capacidade de alterar nosso estado neurofisiológico. Enquanto as primeiras (fortalecedoras) geram confiança, amor, alegria, êxtase; as outras (limitantes) nos paralisam, fomentando sentimentos como medo, ansiedade, receio, frustração e tristeza.

Tanto o sucesso como o fracasso na vida são consequência direta dos nossos modelos mentais. O comportamento que temos no dia a dia é reflexo do estado em que estamos: para cima ou para baixo. E como podemos identificar em nós uma verdade absoluta que não nos favorece? A dica é a seguinte: torne-se o repórter da sua vida, carregando sempre seu caderninho de anotações (pode ser o celular para os mais conectados). E seja um repórter atento, muito atento. Torne-se um vigilante dos próprios pensamentos. Sempre que uma idéia pronta ou aquele pensamento de sempre passar pela cabeça, anote-o imediatamente. É mais comum que ocorra quando você estiver conversando com alguém. Treine seus ouvidos e seja um bom ouvinte da sua voz interior.

Faça esse exercício por dez dias e então reveja tudo que escreveu. Destaque as três frases mais recorrentes. Avalie cada uma, detidamente. Primeiro examine se essa ‘verdade absoluta’ tem lhe ajudado ou prejudicado. Depois investigue sua origem. Essa é uma etapa muito importante.

Busque na memória onde foi e de quem foi que você ouviu pela primeira vez essa frase (da mãe, pai, amigos, escola, igreja, etc). Será que ela é resultado da sua experiência pessoal na vida ou foi uma idéia trazida por alguém? Será que, realmente, essa frase faz sentido para você? Reflita sinceramente sobre esse ponto e então pense em uma nova frase. Você pode formar uma frase que seja contrária a sua ‘antiga’ verdade absoluta e, mais uma vez, examine se essa nova idéia é algo possível de se realizar. Exemplo: ‘ah, eu não consigo emagrecer’ – ‘sim, eu posso emagrecer, desde que…’. Por último, avalie se sua nova ‘verdade’ pode lhe fortalecer, lhe ajudar. E o mais importante: entre em ação! Coloque em prática seu novo modelo mental e aumente seu poder pessoal.

*João Paulo de Barros Monteiro é Profissional & Executive Coach graduado na Sociedade Latinoamericana de CoachingJoão Paulo de Barros Monteiro (CoachJP) é treinador mental de atletas e executivos que buscam alta performance. É coach reconhecido pela International Association of Coaching dos EUA e empreendedor certificado pelo TEC de Monterrey/México. Foi Project Manager da Fundação Leo Messi por 03 anos, auxiliando a equipe do melhor jogador de futebol do planeta.

1983 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail