Propaganda

Artigos

Passaporte para o Futuro – Por : Cesar Souza , fundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Lider que o momento Exige”. Desenvolveu a “MPF-Metodologia Passaporte do Futuro”®

Cada empresa, sem exceção, vai precisar fazer uma profunda “Reflexão Estratégica” sobre o seu futuro. Qual o rumo seguir? Qual negócio devemos focar daqui em diante? De qual negócio ou investimento é melhor sair? Quais oportunidades inexploradas precisamos identificar? Quais as novas características dos nossos clientes, distribuidores, revendedores e consumidores finais? O que esses clientes passaram a valorizar? O nosso modelo atual de estrutura, gestão e perfil de pessoas continuará sendo o mais adequado, após todos os “experimentos” advindos da quarentena? O que pode ser terceirizado ou feito de forma mais flexível e eficiente a partir de agora? Como aumentar nossa eficiência operacional após essa verdadeira “experiência de guerra”? Como blindar a empresa da vulnerabilidade geográfica para garantir o fornecimento dos seus insumos essenciais, sem os quais o negócio correrá o risco de voltar a paralisar? Quais as novas prioridades para fecharmos 2020? Quais sementes precisamos plantar desde já para o biênio 2021-22?

Não podemos dirigir uma empresa olhando pelo espelho retrovisor. Importante olhar para a frente pois há vida após o Covid-19. Hora de virar o jogo! Por isso temos de pensar em reinventar as empresas. Essa reinvenção virá através da inovação, que será a palavra de ordem no caminho do futuro. Só com muita criatividade será possível curar nossas empresas dessa crise e reinventar nossos negócios, aproveitando as oportunidades ainda não percebidas por todos.

Chegou o momento de pensar e agir fora caixa, longe do conforto do status quo. Afinal, várias das nossas convicções e paradigmas que embasaram vários business plans foram corroídos pelo vírus e precisam ser descartados no lixo.

Nesse momento de brusca transição, o líder não pode se esconder nem esperar. Precisa protagonizar o necessário turnaround, com um roteiro muito claro da agenda que precisa ser objeto de profundo realinhamento, sinergia, integração e compromissos entre acionistas, dirigentes e gestores da empresa com os demais stakeholders do seu ecossistema.

As questões essenciais que compõem o roteiro dessa Reflexão Estratégica envolvem para a empresa como um todo, para uma Unidade de Negócio ou de uma Area Funcional

1. Definição clara de um Novo Propósito
2. Re equilíbrio econômico-financeiro
3.Estratégia comercial
4. Resultados desejados,.
5.Organização / modelo de gestão / governança
6. Mapa de Riscos
7. Prioridades a curto prazo para fechar o ano de 2020 e as de médio prazo para 2021 e 2022.

Uma crise dessas proporções não permite postura protocolar de quem está no comando. A liderança precisa se posicionar e essa agenda estratégica é necessária para tranquilizar e engajar pessoas, clientes, parceiros, comunidades e investidores. Apresentar iniciativas, de forma estruturada e coerente será fundamental para alinhar e comprometer os stakeholders com uma visão compartilhada, tanto das providências de curto prazo quanto sobre o futuro. Só assim aumentaremos a taxa de sucesso na execução, o eterno “calcanhar de Aquiles” da estratégia.

O “remédio” que nos curará será amargo e cada um terá de tomar a sua dose. Então, seja você dono de uma empresa, executivo graduado, funcionário contratado ou trabalhe por conta própria, melhor focar naquilo que poderá definir seu grau sucesso neste novo ciclo pleno de desafios e incertezas.

É o momento de assumirmos as rédeas do nosso destino e seguirmos em frente com coragem, foco, disciplina, determinação, perseverança e criatividade. Capriche em 2020… e esteja preparado para desfrutar das oportunidades quando os novos ventos começarem a soprar. É uma questão de tempo.

Não adianta ficar refém das circunstâncias, especular sobre as incertezas ou optar pelo muro das lamentações e procurar bodes expiatórios. Precisamos voltar a sonhar com o futuro do país, das empresas, das famílias e da nossa carreira.

Acesse o site Cesarsouza@empreenda.net

289 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail