Propaganda

Artigos

O que é e qual a importância do Networking – Por: Cezar Nunes, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com mais de 37 anos de experiência em empresa multinacional e sócio fundador da VERK – Desenvolvimento e Capacitação

Networking é palavra da moda. Muito se tem falado da importância do networking nas empresas e nos nossos negócios, mas o que é realmente esse tal de networking?

Networking é a ação de formar, ativar e manter uma rede de contatos, trocando informações e entregando valor para quem você conhece. Para manter essa rede viva, precisamos de ações contínuas e colocar em prática algumas atitudes no nosso dia a dia.

Agindo assim, montamos um o networking saudável e que tem o potencial de dar destaque aos nossos pontos positivos, expondo-os sem que precisemos recorrer à autopromoção.

O networking é a forma de dividir conhecimentos e experiências, superar os desafios, e dessa forma obter sucesso na nossa de atuação. Ele não é importante somente para quem está começando, mas também para aqueles que já estão há mais tempo no mercado. Através desses relacionamentos profissionais, aumentamos nossas chances de sucesso, aproveitando melhor as oportunidades do mercado, obtendo insights importantes, gerando novos negócios e criando uma rede forte para formação de parcerias.

Qual a importância do networking?

Hoje em dia, os chamados soft skills, são cada vez mais valorizados e saber se comunicar, conviver e manter bons relacionamentos geram boas oportunidades de negócios. Mas isso não é por acaso, uma vez que as conexões que mantemos são essenciais para que sejamos reconhecidos e lembrados em momentos decisivos.

Aqueles que mais se destacam nas redes de contatos, obtêm mais êxito em suas jornadas. Para isso, não podem apenas buscar ganhar vantagens, mas também, oferecerem experiências úteis para o crescimento de outras pessoas. É uma relação de “ganha-ganha”. Isso acontece de forma natural, todos temos a tendência de nos aproximar das pessoas que têm uma visão semelhante às nossas.

É claro que o networking nos traz benefícios na área profissional, tais como aumentar nossa visibilidade, criarmos autoridade e credibilidade no mercado, mas também, nos ajuda em muito na área pessoal, afinal somos todos seres sociáveis. Necessitamos ser ouvidos para que possamos compartilhar nossas ideias e trocar experiências. Vocês devem concordar que quando estamos em grupo, temos mais oportunidades de desenvolver a criatividade, trocamos experiências e termos insights de novos produtos e serviços.

COMO MONTAR UM BOM NETWORKING?

Na realidade não existe uma única forma para podermos alimentar nossa rede de contatos. Seguem algumas alternativas que entendo poder ajudar:

  1. Networking em eventos

Eventos ligados à sua área de atuação é uma das alternativas bem eficientes de se fazer networking. Mas como se destacar e se relacionar com as pessoas certas? Uma alternativa interessante, é colocar no seu crachá algo que desperte interesse e que seja expressivo acerca do que você faz.

Cuidado para não ser inconveniente na sua abordagem. Circule pelo local, pois é bom termos um tempo para relaxar e observar como reagem no ambiente. Mesmo que tenha alguém em especial que queira conversar, o ideal é puxar assunto no momento correto, talvez seja interessante esperar para o momento do café, onde as pessoas estão relaxadas e prontas para conversar.

Se prepare para se apresentar de forma clara e objetiva, converse e saiba desenvolver um bom papo para chamar a atenção das pessoas. Lembre-se dos nomes dos contatos. Devido à grande quantidade de pessoas que se conhece ao trabalhar o networking, é comum que alguns nomes sejam esquecidos. Isso pode gerar situações embaraçosas e até comprometer sua imagem. Uma forma para memorizar é repetir mentalmente o nome da pessoa que acabou de conhecer algumas vezes, e chamá-la pelo nome nos primeiros momentos da conversa. Isso será essencial para manter uma relação positiva e duradoura.

  1. Aposte na criação de conteúdo

Com o aumento do uso das mídias sociais, é sempre bom utilizarmos estratégias de transmitir conteúdo para criar autoridade no mercado que atuamos. Isso irá ajudá-lo a potencializar os resultados do seu networking.

Não estamos falando de compartilhar qualquer conteúdo. Mantenha o foco na sua área de domínio e de atuação. Consequentemente, isso trará mais visibilidade, admiração e respeito. Concentre-se em criar conteúdos relevantes que ajudem no desenvolvimento das pessoas, com isso elas irão se interessar em se aproximar de você. Vale lembrar que eles podem ser postados nas suas redes sociais e, principalmente, no LinkedIn.

  1. Amplie a sua rede de contatos

 É importante termos em mente que um dos segredos para o sucesso do networking é busca de novas conexões. A rede é dinâmica e deve ser a todo momento alimentada.

Para isso aceite convites para dar ou ouvir palestras, eventos e reuniões, mesmo que não saiba exatamente qual proveito poderá tirar da ocasião. Marque sua presença, assim as pessoas lembrarão de você e lhe farão referências. Além disso, não se esqueça de salvar dados dos novos contatos e de alimentar suas redes sociais com regularidade.

Sempre mostre interesse nas publicações de outras pessoas, fazendo comentários, curtindo e compartilhando seus conteúdos. Isso ajuda a formar novos laços e a estreitar os antigos.

  1. Networking tem mais a ver com plantar do que caçar.

Alimente e regue sua rede de relacionamento com frequência, é preciso preparar a terra, plantar e regar para poder ter uma colheita abundante de relacionamentos mutuamente satisfatórios e de crescimento sustentável em seus negócios.

  1. Mantenha contato com pessoas de vários nichos

 Comentei antes que é importante manter por perto pessoas que têm objetivos profissionais semelhantes aos seus, mas isso não pode se tornar uma regra absoluta. Deixe-me explicar melhor. Vamos supor que eu seja da área de desenvolvimento humano e pretendo ganhar autoridade nesse mercado criando conteúdo para postar no Insta e no Linkedin. Qual a melhor forma? Como fazer? Qual a frequência? Como atingir meu público-alvo? Não tenho conhecimentos suficientes para começar e dar andamento a essas ações. Nesse caso, quem poderia fornecer insights e conhecimentos úteis para solucionar o meu problema? Certamente, especialistas em marketing digital e produção de conteúdo seriam as pessoas mais indicadas. Use sua rede de contatos para obter esse suporte. É por isso que a sua rede de contatos deve ser diversificada. Ao lidar com profissionais de outras áreas, é possível se enriquecer intelectualmente, adquirir outras visões do mercado, criar parcerias e explorar novos caminhos!

  1. Quantidade é boa, mas qualidade realmente é muito mais importante

 O que importa é a QUALIDADE, não a QUANTIDADE, dos relacionamentos que você mantém com os membros de sua rede. Expanda o seu negócio através do crescimento de uma forte rede de pessoas que sabem tudo sobre o seu negócio e confiam totalmente em você. Além disso, você confia completamente em cada pessoa em sua rede e tem um entendimento completo de cada um de seus negócios. Finalmente, mostre a eles regularmente sobre quem são as pessoas que você gostaria que lhe fossem apresentadas para expandir seus negócios. Essa é uma rede forte e confiável.

Rede eficaz não é realmente o que você conhece ou quem você conhece. É o quão bem você os conhece que realmente conta. Portanto, quanto mais fortes são os relacionamentos que você constrói com os membros da sua rede, mais efetiva ela será para os dois lados.

  1. Seja sincero nos seus relacionamentos

 Assim como você, as pessoas não gostam de quem se aproxima delas apenas por interesse, correto? Por isso, seus contatos não podem ser vistos somente como uma fonte de possíveis negócios. É preciso demonstrar real interesse pelo sucesso do outro, cultivar uma relação fiel e verdadeira.

É muito fácil perceber quando alguém quer apenas tirar vantagem de uma relação e, acredite, pessoas interesseiras carregam uma péssima imagem profissional. Valorize suas conexões e lembre-se: a base do bom networking é construída a partir de trocas verdadeiras que beneficiam ambas as partes.

Como foi possível perceber, para fazer um networking apropriado, é preciso cultivar relações reais e colaborativas. Contudo, não se pode apenas esperar que as oportunidades apareçam — elas devem ser criadas por meio da participação ativa em eventos, reuniões e até nas redes sociais. Afinal, boas interações são a chave para a construção de um networking poderoso!

271 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail