Propaganda

Artigos

Porque estou recolhendo impostos mesmo com o prejuízo na pandemia? Por: Marcos Roberto Spolaor Antunes – Contador, professor e consultor tributário, Ex-delegado do CRCSP no Município de Cubatão/SP e Diretor-Presidente : Spolaor Consult Group

Em tempos de pandemia é fácil identificar se a empresa está com carga tributária federal adequada. As empresas normalmente associam que recolher seus impostos pelo regime do simples nacional tem a menor carga tributária possível, nem sempre é assim, temos a opção do Lucro Presumido e do Lucro Real.

As empresas que apuram seus impostos no simples nacional e/ou presumido, recolhem seus tributos federais com alíquotas sobre o faturamento. Desta forma, não importa o resultado da sua empresa, havendo lucro ou prejuízo deverá recolher os impostos. Já para as empresas que apuram pelo lucro real, recolhe os tributos PIS e COFINS sobre faturamento e IRPJ/CSLL sobre o resultado positivo (lucro). Caso a empresa optante do lucro real tenha crédito de PIS e COFINS e apresente prejuízo, não precisará recolher estes tributos no momento da apuração do resultado. Este é um dos motivos pelo qual as empresas devem sempre contar com uma contabilidade voltada a lhe prestar uma assessoria focada na tomada de decisões, com base no balanço patrimonial e relatórios gerenciais, objetivando maximizar resultados aos seus clientes com planejamento tributário.

Os regimes tributários valem para o exercício corrente, em casos excepcionais a empresa poderá migrar de um regime tributário para outro dentro do próprio exercício. Com isso, aconselhamos neste momento de crise focar na parte tributária, contábil e financeira. Procure uma empresa especializada em planejamento tributário com cases de resultados em vários regimes tributários e reveja seu cadastro de produtos. Eles estão devidamente parametrizados em seus sistemas de forma adequada? A empresa não está sendo bi-tributada? O produto não tem substituição tributária ou é monofásico?

Atualmente existem várias formas de reduzir custos tributários de forma lícita, sem precisar omitir receita e manter-se inadimplente com seus impostos. Não deixe de olhar para seus tributos, veja onde possa recuperar impostos e compensá-los, não importa o regime tributário que esteja, tenha uma visão sistêmica da sua empresa.
Não existe a melhor tributação, existe a carga tributária adequada, essa é a visão que todo empresário deve ter. Cada empresa tem suas particularidades e cada produto ou serviço tem sua tributação, assim, tomar decisões seguras com carga tributária adequada, atingirá melhores resultados.

A empresa Spolaor Consult Group oferece toda essa assessoria. Analisamos a tributação de seus produtos, apresentamos cases por regimes tributários com ênfase na área financeira e fluxo de caixa projetado. Contudo, podemos colaborar com sua empresa em maximizar resultados e minimizar custos, recuperando tributos retidos e não compensados em suas apurações mensais.

194 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail