Propaganda

Artigos

Marcos Farias evolui com a tecnologia – e triplica sua receita em meio à pandemia

Fundador e CEO da Arki1, empresa de treinamento especializada em Google Cloud, entrou no curso de processamento de dados na década de 90 e nunca mais saiu da área

Em 1995, para melhorar sua vida, Marcos Farias entrou no curso técnico de “processamento de dados”, uma das tendências daquela época. Sua vida realmente mudou, mas não só. Em 26 anos, a própria área se transformou. Hoje, não se fala mais em processamento de dados, pois afinal, esta área vai muito além disso.

O técnico em Processamento de Dados, que se interessou pela carreira ao ver bancários realizando operações em um computador na década de 90, se tornou especialista em soluções cloud, com mais de 10 certificações Google Cloud ativas – a ponto de treinar e capacitar outros profissionais. Marcos é o fundador e o CEO da Arki1, empresa de treinamento especializada em Google Cloud certificada pelo gigante do Vale do Silício.

Com sua empresa, ministra treinamentos para companhias de grande e médio porte, que precisam desbravar na computação em nuvem. Nem mesmo a pandemia de covid-19 diminuiu seu ritmo de trabalho. Pelo contrário: a expectativa é triplicar a receita da empresa em 2021.

Uma mudança e tanto para quem teve a primeira experiência empreendedora ainda na década de 90, quando ainda frequentava as salas de aula do curso técnico. Aos 18 anos, desenvolvia sistemas para joalherias, segmento para o qual fazia bicos na época, mas a falta de maturidade para lidar com a gestão do negócio pesou.

“Eu era muito novo, não tinha conhecimento de estratégias de preços, marketing, essas coisas. Desde cedo me diziam que eu tinha ‘visão de dono’, o que eu sempre encarei como um reconhecimento do zelo no meu trabalho e do respeito que eu tinha por aqueles que depositavam sua confiança em mim”, afirma.

Com origem humilde, recebeu dos pais a consciência da importância da educação e do trabalho para mudar seu destino – o que o faz trabalhar desde os 12 anos. O esforço o fez passar em terceiro no processo seletivo (o chamado vestibulinho) do curso técnico em processamento de dados e, dali, seu crescimento profissional acompanhou a própria evolução da área.

Depois de trabalhar em uma multinacional, em 2001 ingressou em uma startup que o fez ter contato com grandes contas e clientes. Cresceu na empresa e, em 2008, se tornou sócio dela em uma nova fase: a startup se tornava a Just Digital. Especializou-se em soluções Google para empresas e, em 2010, começou a trabalhar também com treinamentos.

Foram oito anos de crescimento e amadurecimento na empresa. Em 2016, com a crise econômica que se iniciava no Brasil e com pontos de vista divergentes entre os sócios, resolveu assumir um novo desafio. Usou sua experiência em treinamentos e criou a Arki1 como um spin-off da área de treinamento da antiga empresa para preparar profissionais aos novos desafios de uma área que está em constante transformação.

“Eu tento lembrar sempre que, dentro de qualquer mercado, você só resolve bem um problema se conseguir se adaptar às necessidades que aparecem. Os problemas evoluem e é preciso assimilar novos conhecimentos para resolvê-los da melhor maneira. O que eu sabia em 1995 com processamento de dados não faz mais sentido hoje. Quando surge uma onda nova, ou você surfa ou é engolido por ela. Eu prefiro surfá-la.”

Sobre a Arki1

Fundada em 2016, a Arki1 é uma empresa especializada em treinamentos oficiais de treinamento especializada em Google Cloud, certificada pela gigante do Vale do Silício, o que torna “oficiais” os seus treinamentos. Seus clientes são companhias de grande e médio porte, muitas das quais dos setores fabril, financeiro, de saúde ou do varejo, que precisam capacitar suas equipes para implementar ações que as ajudem a recuperar mais rapidamente o investimento realizado para o ponto de equilíbrio financeiro. Fornece seus treinamentos para organizações instaladas na América Latina ou mesmo em outras regiões, como Alemanha, Espanha, Inglaterra e Índia. Em Abril de 2020, foi premiada pelo Google com o prêmio Regional Authorized Training Partner of the Year 2019 para a América Latina.

56 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail