Propaganda

Artigos

Grupo Empreenda reinventa modelos próprios de capacitação para lideranças com ferramentas digitais

Recursos do ambiente online asseguram interatividade e permitem mais participantes nos programas, com redução nos custos de logística e infraestrutura

As empresas enfrentam, neste exato momento, o cenário mais desafiador já visto no século 21. Organizações dos mais diversos portes e setores da economia precisam de líderes bem preparados para conduzir as mudanças necessárias. Nesse contexto, o Grupo Empreenda promoveu verdadeira reinvenção nos seus programas de capacitação e abraçou as ferramentas digitais para ajudar seus clientes na formação de lideranças, enfrentando uma das maiores lacunas do mundo corporativo no Brasil.

Por meio de tecnologia adquirida em vários benchmarks de educação de ponta no exterior, o Grupo Empreenda remodelou seus programas de educação, atuando 100% no ambiente digital, com foco no desenvolvimento e capacitação dos líderes, força de vendas e todos os demais colaboradores das empresas clientes. O novo modelo assegura a interatividade em todas as atividades de experiências. As dinâmicas ainda ganharam em intensidade e exploram as possibilidades de plataformas que se tornaram de uso comum desde o início da pandemia, como Zoom, Teams, Google Meetings e Whereby, entre outras.

Além de permitir a continuidade da qualificação dos executivos do alto escalão, esse movimento proporciona redução nos custos do treinamento. A economia pode chegar a 40%, considerando eliminação de gastos com logística, incluindo deslocamentos e hospedagem, bem como de infraestrutura, abrangendo locação de salas, equipamentos e alimentação, entre outros.

César Souza, presidente do Grupo Empreenda, e seus sócios, Milton Camargo e Cristinna Patsch, compreenderam com agilidade a necessidade de abrir o leque para o ‘figital’, no qual as atividades devem explorar o melhor que a convergência entre físico e digital pode oferecer. Com essa leitura, agiram rapidamente para adaptar processos, criando o ambiente ideal para a continuidade dos programas de capacitação. “Estamos trabalhando fortemente com programas de liderança, assessoria a Conselhos de Administração, mentorias para dirigentes do C-Level e workshops de reflexão estratégica. Os programas de Clientividade voltados aos times comerciais também seguem com demanda, sem que a distância traga qualquer empecilho. Aplicativos inovadores acoplados a plataformas tradicionais permitem a realização de todo o trabalho no ambiente online”, explica Souza.

Outra vantagem oferecida pelo Grupo Empreenda aos clientes com esse movimento é a maior capilaridade, com facilidade para inclusão de pessoas de outras regiões que normalmente não participariam. Esse aspecto é fundamental para empresas multinacionais ou que possuem unidades operacionais distantes entre si, pois democratiza o acesso aos programas.

Segundo César, outro ponto que faz diferença está na organização do treinamento, com eventos de duração mais curta, realizados com maior frequência. “Um processo que privilegia a funcionalidade é melhor tanto para a empresa quanto para os funcionários. As organizações, por exemplo, desenvolviam 10 pessoas por programa e, agora, com a mesma iniciativa qualificam 40. Isso significa queda exponencial no investimento para formação de cada pessoa”, enfatiza
Já no caso dos participantes, atividades envolvendo vídeos ou apresentação de slides, entre outras, podem ser acessadas por meio de um QR Code, e um clique permite entrar em salas específicas para a interação em tempo real.

“Esse novo modelo abre horizontes também para o trabalho baseado em dados, com geração instantânea de enquetes e compilação de nuvens de palavras baseadas em relevância e percepção dos participantes durante o treinamento. Assim, transformamos nossos serviços e o modelo já foi aplicado na qualificação dos quadros de empresas como Solví, Simpress, MPD e Unimed Curitiba, entre outras”, conclui Souza.

226 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail