Propaganda

Artigos

Genética empreendedora: Gabriel Silva funda Ahimsa aos 23 anos e já conquistou o mercado internacional

Fundada em 2013, a marca de calçados veganos tem como missão produzir de forma sustentável e inspirar atitudes conscientes

A vida dá muitas voltas. Gabriel Silva, CEO e fundador da Ahimsa Calçados, que o diga. Aos 14 anos se mudou para os Estados Unidos para ser tenista profissional, aos 18 era instrutor de voo, mas teve a carreira interrompida por questões de saúde e sua profissão não permitia que com diabetes tipo 1 seguisse pilotando. Ele se reinventou: aos 23 anos começou a empreender e hoje mescla seu estilo de vida com sua escolha profissional.

De pai para filho, o início de tudo

O pai de Gabriel trabalha com calçados desde 1985. Começou trabalhando em uma fábrica e foi subindo de cargo até se tornar gerente de exportações, o que lhe fez tomar um novo rumo: empreender. O empresário abriu sua empresa de exportações, e em meados de 2000 com a valorização do real começou a atuar no mercado interno. A veia empreendedora somada ao know-how é uma herança familiar.

Mas até fundar a Ahimsa em 2013 os planos de Gabriel eram outros. Apaixonado por aviação, dedicou-se a isso e aos 18 anos já era instrutor de voo. Em 2009, aos 19 anos, o setor estava em alta, com as empresas comprando aviões e com o mercado aquecido voltou ao Brasil, onde atuou como piloto particular internacional com a responsabilidade de pilotar jatos. Teve a carreira interrompida por ser diabético tipo 1.

No vegetarianismo encontrou uma dieta ideal para sua saúde. Por não mais poder voar, seu pai o chamou para trabalhar com ele. Passou o primeiro mês muito próximo ao patriarca até ganhar autonomia. Um ano e meio após a imersão com o pai, estava entrando no nicho vegano e fundando a Ahimsa, em Franca (SP).

Os desafios diários

 Gabriel começou sua carreira de empreendedor aos 23 anos e, mesmo passada quase uma década, afirma que o aprendizado é diário. O empresário não se considera expert em nada, mas sabe um pouco de tudo. Quando não se tem verba para chamar especialistas, tem-se que aprender, ensinar, monitorar todos os processos.

O pai até então possuía uma vasta experiência, mas não uma fábrica, e hoje essa realidade é diferente. O maior aprendizado foi fabricar, mas o maior desafio é gerenciar pessoas. Lidar com funcionários, lojistas, logística, gerenciamento. Nesse ponto, a experiência com a aviação ajudou, pois lá os processos precisam ser orquestrados.

O mundo evolui muito rápido e saber administrar pessoas, extrair o melhor delas, lidar com cliente, consumidores, lojistas, são choques de realidade todos os dias e se tornam desafios. Atualmente, Gabriel gerencia um time de mais de 50 pessoas e esse número vem crescendo. O mercado, por sua vez, também evolui rápido, os materiais mudam, de 2013 para cá mudaram muito. É uma superação a cada dia.

A diferenciação no mercado

 A Ahimsa é cruelty free. Desde a criação de seu nome, que significa não violência, não machucar nem causar nenhum tipo de dor a nenhum ser vivo.

Com um mercado vegano consolidado e em constante expansão, os calçados veganos têm se diferenciado cada vez mais e com isso ganham grandes responsabilidades. Um dado que poucos sabem é que seu processo de produção consome 14 vezes menos água do que a fabricação padrão.

Uma marca sem fronteiras

A Ahimsa, fundada em 2013, atende tanto ao mercado B2B como ao B2C, nacional e internacionalmente. Desde 2015 exporta para os quatro cantos do mundo, devido à expansão do e-commerce. As vendas acontecem no site da marca, tanto para consumidor final como para lojistas – que representam 66% das vendas totais, destinadas a países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Canadá e principalmente Austrália, sendo Melbourne seu maior cliente no exterior.

“A Ahimsa nasceu para ser cruelty free e por isso sempre nos preocupamos com todos os processos de produção dos calçados, incluindo seu descarte, para que a sociedade se torne gradativamente mais consciente, e faz a diferença na vida das pessoas e dos animais. Esse nosso DNA transcende o mercado local e conseguimos ter uma boa aceitação internacionalmente, mais um case de sucesso para a marca”, afirma Gabriel Silva, CEO e fundador da Ahimsa.

Sobre a Ahimsa

Ahimsa significa a não violência, baseia-se em atitudes como não agredir, não matar, não machucar e nem causar nenhum tipo de dor a nenhum ser vivo. Com esse propósito a marca de calçados veganos nasceu em 2013, com o foco cruelty free. A marca trabalha com materiais 100% veganos e sem crueldade, com o objetivo de ser o mais sustentável possível. Com vendas direcionadas para atacado e varejo, atende o mercado nacional e internacional. Para mais informações, acesse: https://useahimsa.com/

40 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail