Propaganda

Artigos

Finanças empresarial – Como elevar seu resultado em tempos de crise. – Ellen Souza – Especialista em Finanças Empresarial

Pretendo iniciar estas linhas com um questionamento: O que fará daqui por diante?

Pois a ideia de olhar para o passado tem de ser para um único propósito, de buscar os benefícios para as atitudes futuras. Nesta direção trago abaixo a cronologia das maiores crises mundiais da história, somente como um ponto motivador de esclarecimento.

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/5-grandes-crises-economicas-que-abalaram-o-mundo-atheycnpmtjjl1dfe9srhaapl/

Vejam que não foi a primeira vez que o setor financeiro é impactado diretamente por vários fatores, que o direcionam a um movimento pendular constante, o que nos deixa um sentimento de incertezas. Como nossa saúde financeira pode resistir junto a tantos fatores externos?
Para esta questão trago três pontos fundamentais para resolução desta incerteza.

Iniciamos com a necessidade de alterarmos nossa percepção junto a Finanças, pois é uma das mais altas estratégias de evolução e realização, quando controlada e gerida, o que muitos não o fazem, então, adotar os pontos a seguir como processo contínuo de sua empresa é uma estratégia eficaz para o sucesso financeiro.

1. Ter clareza de seu objetivo:
Pois “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve” – Lewis Carrol , se você não tiver seu ponto de chegada, claramente definido, vai levar mais tempo ou nem chegará a atingir o objetivo empresarial e isso poderá gerar estresse e frustração, sendo assim mapear seu objetivo é fundamento para seguir ao próximo nível.

2. Planejamento financeiro:

Com ele poderá entender o estado atual de sua empresa, é um ponto de partida.
Para efetuar este planejamento é necessário a confecção de um orçamento e projeções de curto, médio e longo prazo, projetando cenários otimistas, pessimistas e realistas, com estes dados terá clareza das medidas a serem adotadas em várias possibilidades de impacto externos.
Incluindo neste processo temos a análise do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), que nos permite mapear desvios, melhorias, metas e a necessidade da capitação de recursos.

Esta análise deve ser adota junto a empresa e acompanhada mensalmente.

3. Áreas de apoio:
Uma das áreas de apoio é o Departamento Financeiro, o qual lhes trago neste ponto dois exemplos de empresas, que após análises descobrimos inconsistências na tributação, ou do setor de contas a pagar que levava a empresa a juros altíssimo de empréstimos, para cobrir atrasos nos pagamentos e recebimentos, debilitando o capital de giro. A tempo obtiveram uma reversão de cenário após reestruturação do departamento financeiro com apoio das áreas da contabilidade, consultoria financeira e administração financeira, que possibilitou a regularização e reestruturação. Reforçando que as áreas de apoio dentro de uma empresa é o que suporta a operação, dando a base corporativa para que todos os processos funcionem da melhor forma possível.
Tendo estes três pontos como base de partida, lhe direciono a refazer a pergunta do início desta matéria, e finalizo com uma citação de Napoleon Hill, que acredito ser o cerne que nos move nestes tempos.
“Mas poucas pessoas sabem que cada adversidade traz consigo a semente de uma vantagem equivalente” Napoleon Hill – 1938.

953 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail