Propaganda

Artigos

Entenda Qual É O Papel Das Empresas Na Agenda 2030 Da Onu – Por: Cammila Yochabell, CEO and Founder da Jobecam.

Por bastante tempo, as práticas de responsabilidade socioambiental eram vistas por muitos empresários como “empecilhos” para a geração de lucro. No entanto, em virtude das transformações pelas quais a sociedade passou nos últimos anos, culminando na conscientização do desenvolvimento sustentável, atualmente, simplesmente não há como conceber que uma empresa sobreviva mantendo-se alheia aos anseios da comunidade.

Neste contexto, as empresas assumem um papel determinante para o cumprimento da chamada Agenda 2030, isto é, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) convencionados por todos os Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Quer entender mais sobre a importância deste compromisso com a sociedade como um todo por parte dos empresários? Descubra na sequência do artigo.

O que é a Agenda 2030?
A Agenda 2030 consiste em 17 objetivos e 169 metas para o desenvolvimento sustentável.

O pacto engloba temas socioambientais e econômicos, como o combate às alterações climáticas, a erradicação da pobreza, consumo e produção responsáveis, entre outros tópicos.

Obviamente, 2030 foi o ano determinado para que os objetivos e metas sejam cumpridos. A agenda foi estabelecida em 2015.

O papel das empresas
O cerne da questão é que o poder público não é capaz de atuar sozinho no cumprimento dos ODS. O apoio do setor privado é fundamental para a adoção dessas políticas, afinal, a força do sistema econômico está justamente nele.

Em primeiro lugar, é preciso entender que qualquer negócio provoca impactos ambientais e sociais, proporcionando uma influência direta no modo de vida da sociedade. De uma forma simples, aqui, os esforços se concentram em mitigar os impactos ao meio ambiente e transformar o impacto social em uma ação positiva, que contribua para a redução de desigualdades sociais, por exemplo.

Com uma maior conscientização das mazelas da sociedade, atualmente, as pessoas exigem que as empresas se engajem nestes aspectos para continuarem consumindo suas respectivas marcas.

No entanto, a preocupação deve ser sincera, enraizada na missão, visão e valores do negócio. Usar o desenvolvimento sustentável como uma simples ferramenta de “Marketing” não apenas frustrará seu público, como também não provocará efeito positivo algum na sociedade.

Alguns dos princípios que uma empresa deve assumir para o cumprimento da Agenda 2030 são:
– Estimular práticas que combatam a discriminação em qualquer âmbito;

– Assegurar a não-participação da empresa em violações dos direitos humanos;

– Erradicar o trabalho infantil e qualquer outra forma de trabalho forçado;

– Desenvolver iniciativas para disseminar a responsabilidade socioambiental.

Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mais importantes para as empresas estão:

– Promover o crescimento econômico sustentado e emprego digno;

– Assegurar consumo e produção sustentáveis;

– Intercalar indústria, inovação e infraestrutura.

Investindo em uma produção consciente, as empresas não apenas agregam mais credibilidade à marca, impulsionando o lucro, portanto, como também contribuem para um planeta seguro e repleto de prosperidade.

Desta forma, o cumprimento dos ODS também depende diretamente de seus esforços como empresário. Você está pronto?

95 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail