Propaganda

Artigos

Empresários e Empreendedores: Saiba como a contabilidade pode ser uma potencial ferramenta a seu favor,para o enfrentamento à pandemia – Por: Juliano Morais – Sócio de auditoria contábil na Athros Auditores e Consultores Independentes e sócio-fundador da Baluarte Assessoria e Consultoria Contábil

Segundo dados do IBGE de junho de 2020, no Brasil a pandemia foi responsável pelo fechamento de 4 a cada 10 empresas, que deixaram de existir devido à grande “devastação” decorrente de aspectos diversos ocasionados diretamente e/ou indiretamente por conta desta crise sem precedentes que está assombrando o mundo.

Por outro lado, verdade seja dita, a crise contribuiu sim de forma significativa para que tais “estatísticas” ocorressem, porém, a ausência de conhecimento de alguns empreendedores e gestores em saber lidar rapidamente com a gestão de seu negócio numa situação adversa, deve ser enaltecida. Ou seja, conhecer profundamente seu produto, cliente, cadeia de fornecedores, logística, e sobretudo os seus números, e, quando possível conhecer também aos números de seus concorrentes (me refiro aqui de algo obtido de forma oficial/ legal é claro, como por exemplo: através de balanços publicados), podem evitar com que sua empresa passe a fazer parte da estatística ora comentada.

Diante dessa suscinta observação, enfatizo que conhecer os números de sua empresa ou ter por perto um profissional de contabilidade de sua confiança que os entenda e consiga disseminar para você, é vital para prever ou estimar tendências e cenários futuros, e, permitir com que o empreendedor possa fazer movimentos antecipados para evitar a “quebra” de seu próprio negócio, ou até mesmo para se aproveitar de determinadas oportunidades que poderão vir a surgir. Não obstante, podemos afirmar seguramente que a contabilidade se não a melhor, se trata de uma das melhores e mais confiáveis fontes de dados e informações, e que podem ser utilizadas como ferramenta e instrumento para se utilizar para produção de análises, interpretações e projeções de cenários para auxiliar os tomadores de decisões. Você provavelmente deve estar se perguntando: Mas como? A única a informação que recebo do meu contador são “apenas” guias de tributos para se pagar!

Pois é meu amigo empreendedor e empresário! Se você teve a percepção acima, preciso te contar que no Brasil, as normas de contabilidade que regem as práticas contábeis, sejam tanto para as grandes quanto para as pequenas e médias empresas, é de longe algo do qual podemos nos orgulhar em nosso país. Em 28 de dezembro de 2007, através da Lei 11.638/2007, iniciou-se no Brasil um processo de convergência onde as normas contábeis brasileiras passaram a se harmonizar com as normas internacionais de contabilidade (“International Financial Reporting Standards – IFRS”), e de lá para cá, grandes foram as atualizações e mudanças que ocorreram na contabilidade a nível nacional. Tal convergência e atualizações, objetivaram e objetivam sempre, fazer com que através da preparação das demonstrações contábeis, seja refletida a situação mais próxima possível da realidade, através da posição patrimonial, do resultado e fluxo de caixa das empresas. Outra magnifica possibilidade é que além disso, tal convergência nos permite comparar as demonstrações contábeis de nossas empresas com as demais empresas nacionais e internacionais (considerando obviamente todos os países que já aderiram as “IFRS”).

Muitas são as formas com que as informações produzidas pela contabilidade podem facilitar e beneficiar a vida dos empresários e tomadores de decisão. Destaca-se inclusive que em muitos países a fora, o profissional responsável pela contabilidade das empresas, é visto como o nº 1 de confiança dos empresários quando o assunto é tomada de decisão. Em nosso país, cada vez mais caminhamos também para essa tendência. Elucidaremos a seguir alguns exemplos de como as informações procedentes da contabilidade e/ou demonstrações contábeis podem contribuir com o empreendedor no enfrentamento à Pandemia:

– Fornecimento de informações para captação de recursos financeiros junto a instituições financeiras, fundos de investimentos, emissão de bonds entre outras formas de se obter captação de recursos financeiros;

– Permite facilitar a compreensão sobre onde estão os “gargalos” econômico-financeiro;

– Melhor compreensão sobre a formação de custos dos produtos e/ou serviços e consequentemente melhor assertividade sobre a formação do preço de venda a ser praticado;

– Permitir a preparação de indicadores econômico-financeiro para acompanhamento e auxiliar na tomada de decisão;

– Entendimento e compreensão sobre a evolução do patrimônio, resultado e fluxo de caixa da empresa;

– Permite com base em dados e informações históricas, projetar/estimar o futuro através de elaboração de “budget” e “forecast”;

– Permite auxiliar nas simulações de cenários para fins de planejamento tributário, societário e até mesmo sucessório;

– Fornece dados e informações que permitem estimar o valor de mercado de sua empresa (“valuation”);

– Permite se conhecer um melhor momento para uma eventual fusão, cisão e/ou incorporação.

Enfim, muitas são as possibilidades com que a contabilidade pode contribuir no dia-dia do empreendedor e empresário, para que eles possam melhor gerir o seu próprio negócio e contribuir para superar esse momento caótico pelo qual estamos passando. No Brasil, sobre a óptica de grande parte da sociedade brasileira e sobretudo a de boa parte dos empresários, a contabilidade e o contador sempre tiveram a figura de um simples provedor de guias para pagamento de obrigações tributárias e trabalhistas, com a finalidade adicional de quando necessário, prestar atendimento ao fisco, em casos de fiscalização. É elementar também enaltecer, que não é fácil empreender em nosso país, devido empecilhos como, burocracia, carga tributária, e, muitas vezes pelo fato de ser comum o empreendedor e empresário, possuir uma estrutura enxuta e tempo escasso, o que dificulta e nem sempre permite que seja possível se ter esse “investimento” financeiro,  de tempo e intelectual para se fazer valer de alguns dos benefícios acima mencionados, o que no final do dia, poderia e pode ser uma potencial ferramenta a seu favor para enfrentar a pandemia.

Entretanto, vale ressaltar que este conteúdo abordado é muito amplo e requer uma avaliação aprofundada e individual por empresa, sobre qual a mais adequada estratégia e forma que as informações provindas da contabilidade poderão contribuir de forma mais assertiva para potencializar a gestão de seu negócio.

267 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail