Propaganda

Artigos

Empresa dispensa uso de copos descartáveis para ajudar o meio ambiente

Substituição do item por recipientes duráveis também reduz custos operacionais

Com a sociedade cada vez mais atenta à necessidade de adoção de medidas de preservação ambiental, as empresas que desejam se manter competitivas nas próximas décadas devem prezar pelo desenvolvimento sustentável em seus processos. Nesse cenário, substituir os copos descartáveis usados para tomar água e o famoso cafezinho por recipientes duráveis auxilia não apenas na proteção ao meio ambiente, mas reduz custos operacionais.

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe) apontam que diariamente são utilizados 720 milhões de copos descartáveis no Brasil. Esse montante equivale a 1,5 mil toneladas de resíduos descartados no meio ambiente, sendo que a não reciclagem desse material pode ocasionar poluição hídrica. Levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que 80% do lixo dos mares está ligado ao plástico.

Outro dado preocupante é o fato de que um copo plástico pode levar até 400 anos para se decompor no meio ambiente. Ademais, o descarte desse material em aterros sanitários interfere na decomposição de resíduos orgânicos que estão no lixo. Por isso, recomenda-se o uso de copos e canecas feitos com materiais como polipropileno, alumínio, aço inoxidável, cerâmica e vidro dentro das empresas.

 “Julho Sem Plástico”

Nascido na Austrália, em 2011, o “Julho Sem Plástico” é um movimento que tem como objetivo reduzir ao máximo o uso de plástico nas atividades diárias durante um mês. Criado pela Earth Carers Waste Education, estima-se que, atualmente, 120 milhões de pessoas, de 177 países diferentes, participem da campanha.

No Brasil, a rede de farmácias Nissei decidiu reduzir o uso do material – e não somente durante o mês de julho. Ainda em 2020, 290 colaboradores administrativos da empresa receberam uma caneca de metal e um squeeze, diminuindo, assim, a utilização de copos plásticos descartáveis na companhia.

“A iniciativa surgiu com o objetivo de diminuir a produção de lixo pela empresa e causar um impacto positivo, tanto social quanto ambiental. Queríamos mudar o hábito dos nossos colaboradores para que todos pudessem contribuir para a preservação do meio ambiente”, explica a idealizadora da ação na Nissei, Eduarda Cordeiro.

Desde o início do projeto, em outubro de 2020, a Nissei deixou de utilizar cerca de 10 mil copos plásticos, o que tem gerado uma economia mensal de R$ 400, aproximadamente.

“Para nós, o desenvolvimento sustentável é fundamental. Precisamos preservar o meio ambiente e cuidar do planeta para as próximas gerações. Além de ter dispensado o uso de copos descartáveis por parte dos colaboradores, a Nissei oferece aos clientes espaços para o descarte correto de medicamentos em lojas selecionadas”, finaliza Eduarda.

Sobre as Farmácias Nissei

Com mais de 35 anos de tradição no mercado paranaense e atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, a Nissei é considerada a sétima maior rede de farmácias do país em número de lojas, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). A rede é credenciada do Programa do Governo Federal Farmácia Popular, que oferta descontos especiais e até remédios essenciais gratuitos.

A Nissei conta hoje com mais de 330 lojas, que geram mais de 6 mil empregos diretos e atendem a mais de 3,5 milhões de clientes por mês. A rede foi responsável por introduzir o conceito de drugstore no mercado paranaense e oferece ao estado o maior número de farmácias 24 horas. As lojas são conhecidas por seus espaços modernos, de fácil localização, amplos estacionamentos, diversidade de produtos e disponibilidade de farmacêuticos qualificados, que promovem o melhor atendimento profissional.

105 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail