Propaganda

Artigos

Empregos na Era da Inteligência Artificial – Por: Patrick de Faria , Especialista em Inteligência Artificial

Essa nova onda de sistemas e máquinas que utilizam Inteligência Artificial (IA) não está apenas automatizando os processos de negócio, ou os executando na metade de tempo e com quase zero erros. Na verdade, esses novos sistemas estão permitindo algo novo, não somente da perspectiva da tecnologia, mas sim da forma em que homens e máquinas trabalham em conjunto, menos segregação e mais colaboração.

A ideia de robôs separados de humanos, por exemplo, executando tarefas especificas e repetitivas, está cada vez distante. Os avanços da IA estão permitindo uma integração e colaboração única entre sistemas e pessoas, começando na linha de produção e se espalhando por outros departamentos, como operação, pós-venda, RH e vendas.

O poder transformador da IA é incrível, à medida que empresas avançam na sua adoção, elas provam os benefícios da inovação e dos ganhos de eficiência. Entretanto, a diferença entre o sucesso dessa transformação de empresa para empresa, está exatamente na forma em que os executivos enxergam como deve acontecer a conexão entre humanos e a inteligência artificial. Aqueles que ainda vislumbram aumento de performance por meio da substituição, sem dúvida terão seus ganhos, mas aqueles que reinventarem processos mais flexíveis, adaptáveis onde homens e máquinas trabalham como um time, provarão os ganhos sem precedentes, um bom exemplo disso pode ser uma solução de IA contra lavagem de dinheiro, ela é capaz de analisar e cruzar milhares de informações, diminuir o número de falsos positivos e passar para o humano somente os casos que merece uma análise mais abrangente.

Acredito que a indústria do cinema e a ficção ajudaram a disseminar essa ideia de guerra e polarização, onde máquinas estão de um lado e do lado oposto, nós os humanos, tempos em que a IA gradativamente tomaria nossos empregos. Isto pode ser verdade em alguns setores, como o de transportes por exemplo. Existe uma possibilidade real de este segmento ser afetado por carros autônomos, entretanto, o senso comum entre pesquisadores e considerando a tecnologia atual, tudo leva a crer que IA nos dará super poderes, estendendo nossa capacidade de trabalho e deixando para as máquinas o trabalho mais tedioso e repetitivo – como coletar e analisar grandes massas de dados. Estaremos livres para focar no relacionamento e resolver questões mais complexas e ambíguas que necessitam do julgamento humano.

Se entendermos e aceitarmos que a real potência da IA é ampliar nossas habilidades e senso de colaboração, nos permitindo alcançar um aumento de produtividade nunca imaginável, ficará mais fácil transformarmos os processos de negócios atuais. Repensarmos o relacionamento entre sistemas inteligentes e trabalhadores, nos permitirá não somente resguardamos empregos, mas também, utilizarmos a mão de obra para atingirmos novos níveis de eficiência.

206 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail