Propaganda

Artigos

Desejo de transformar negócios com tecnologia resulta em empresa referência em low-code no Brasil

Lázaro Pinheiro e Tiago Farias tinham o mesmo objetivo e criaram a TrueChange, empresa referência em low-code no mercado nacional que atende a mais de 100 clientes.

Tiago Farias, 39 anos, é mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em tecnologias e arquiteturas e com forte atuação no setor de saúde. Lázaro Pinheiro, 48 anos, é autodidata. Não chegou a fazer graduação, mas cresceu na carreira e atuava como executivo de vendas em uma empresa na área de saúde. Em comum entre eles, havia o desejo de transformar negócios por meio de tecnologia.

Mas o quê, exatamente? Ambos participaram de uma iniciativa que buscava uma forma mais rápida para reescrever um grande software de gestão. Encontraram uma startup que utilizava uma plataforma low-code para ajudar as empresas a desenvolverem plataformas para seus negócios. Era exatamente o que eles imaginavam.

“Poderíamos levar essa experiência a outras organizações no mercado, revolucionando a forma de desenvolver softwares e de entregar soluções”, comenta Lázaro.

Dessa forma, colocaram a mão na massa e criaram a TrueChange, empresa que se tornou referência em low-code no Brasil. Em dez anos, os dois empreendedores desbravaram esse segmento, atendendo a mais de 100 clientes e liderando uma equipe com mais de 250 profissionais das mais diferentes áreas.

Não foi fácil, evidentemente. Empreender no Brasil já tem obstáculos naturais; empreender com algo novo torna-se ainda mais desafiador. Se ainda hoje trabalhar com low-code exige dedicação, no início exigia ainda mais. As empresas simplesmente não estavam acostumadas e abertas a investir em plataformas de desenvolvimento.

Era preciso não apenas convencer as primeiras organizações a adotarem esse tipo de solução, mas também atrair profissionais que quisessem trabalhar com isso. Para as empresas, o medo era ficar dependente de uma tecnologia que não sabiam se daria certo. Para as pessoas, era uma aposta no futuro e o risco de se afastarem do mercado.

“Era um trabalho de evangelização e criação de mercado. Que só aconteceu porque sempre fomos obstinados e sempre acreditamos naquilo que estávamos levando tanto para as empresas quanto para os profissionais”, explica Tiago.

Deu certo. A liderança do mercado nacional e os números de clientes e colaboradores indicam a maior aceitação do low-code em todo o país. Mas engana-se quem pensa que o trabalho já foi concluído. Pelo contrário, ainda há uma grande caminhada pela frente para continuar entregando aquilo que sempre foi o objetivo dos dois sócios: transformar negócios e melhorar a experiência de todos com a tecnologia.

“A receita do sucesso é manter o foco na missão de empreender, ter resiliência e ousadia. Queremos manter o crescimento da nossa empresa em um cenário cada vez mais competitivo e de aceleração digital”, conclui Lázaro Pinheiro.

Sobre a TrueChange
Dedicada a ajudar organizações a implementar soluções inovadoras com foco na criação de valor para os seus negócios, a TrueChange conta com uma equipe de profissionais qualificados e especializados em low-code e nas melhores práticas de desenvolvimento de software para realizar a transformação digital dos negócios. Atualmente, a empresa é o principal parceiro da Siemens na América Latina focada em negócios Mendix, plataforma low-code líder no mercado global.

146 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail