Propaganda

Artigos

Como você enxerga seu cônjuge? Por: Fernando Bianchi Rufino , Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos (2000). Especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP e Especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada pelo Mackenzie/SP

Casais felizes são mais saudáveis e mais criativos e eficientes no ambiente empresarial.

A forma como você vê seu marido ou esposa é determinante para um casamento feliz ou infeliz. Isso porque suas ações no relacionamento estão ligadas a visão que você tem dele (a). Quando a visão é positiva, o comportamento e as emoções são correspondentes. Quando vejo uma pessoa com bons olhos, trato e me sinto bem ao lado dela. O contrário também é verdadeiro.

O “detalhe” é que essa imagem é construída dentro de nós.

Você pode pensar que a imagem que você tem do cônjuge espelha fielmente o que ele ou ela é, mas isso não é bem assim, já que outras pessoas podem ter uma percepção diversa.

E como construímos essa imagem?

Isso depende de como você lida com as qualidades e defeitos da pessoa amada e do que anota, registra na sua mente a respeito dela.

Todos nós temos qualidades e defeitos, mas se ficarmos focando apenas esses últimos, o desenho mental do cônjuge aparecerá cheio de imperfeições. Por outro lado, se mirarmos mais nas qualidades, este desenho terá outro colorido.

Se numa empresa, um funcionário passar a ressaltar somente os problemas, dificuldades no seu ambiente de trabalho, chegará uma hora em que para ele se tornará insuportável estar lá. E terá uma imagem bastante negativa desta empresa. No entanto, se no mesmo local, outro funcionário, se ocupar em destacar mais os aspectos bons, louváveis, a visão dele deste trabalho será bem diferente.

Do mesmo modo, a imagem do seu marido ou esposa será diferente a depender do que você registra com mais frequência na sua mente: qualidades ou defeitos.

Você é que escolhe ficar com o positivo ou o negativo, enfatizar os pontos fracos ou as virtudes, mas é certo que a partir dessa escolha se constrói no seu interior a imagem do cônjuge e esta influencia diretamente suas atitudes e sentimentos na relação.

No próximo texto complementarei este assunto, mas antes deixo um exercício para registrar na mente o positivo:

No bloco de notas do seu computador ou celular ou num caderno relacione regularmente as qualidades e virtudes do maridão ou esposa.

Um forte abraço!

* Fernando Bianchi Rufino , Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos (2000). Especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP e Especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada pelo Mackenzie/SP , Coach de relacionamentos formado pelo IBC. Atualmente é Procurador Federal.

298 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail