Propaganda

Artigos

‘Austin Design Week’ reconhece projeto de design em prol de coletores de açaí brasileiros

Projeto desenvolvido por designers polonesas na região amazônica está entre os destaques do evento que acontece em novembro deste ano

O Austin Design Week é um evento voltado ao design e acontece anualmente no Texas/EUA. Em sua sexta edição e previsto para acontecer entre os dias 8 à 12 de novembro, reunirá disciplinas criativas como design gráfico, arquitetura, design digital e moda para discutir como as comunidades podem ser aperfeiçoadas e conta uma série de workshops, tours de estúdio, painéis, palestras, eventos interativos de designers, agências e marcas. Entre os projetos selecionados para a edição de 2021 está o desenvolvido em conjunto entre coletores de açaí e designers polonesas no norte do Brasil.

A apresentação “Black Gold – Design project in the Amazon rainforest”* apresentará a iniciativa que surgiu a partir da fundação “The Spirit of Poland”, criada pelas designers Monika Brautsch e Dorota Kabala, com o objetivo de melhorar as condições de segurança dos trabalhadores, por meio de equipamentos que respeitam o contexto local e as habilidades dos profissionais no dia a dia. A apresentação acontece de maneira online no dia 11 de Novembro, às 11h e pode ser assistida gratuitamente**.

Desenvolvimento do projeto

Em 2016, o Instituto Peabiru, uma organização que trabalha na área da sociobiodiversidade, entre outras, publicou um relatório de pesquisa sobre peconheiros – que são coletores de açaí na floresta amazônica. De acordo com a pesquisa, cerca de 90% dos peconheiros sofreram algum acidente de trabalho na atividade da coleta. Uma equipe de designers polonesas e brasileiras encontrou o relatório durante sua pesquisa e contatou os autores da publicação. Os dados do relatório possibilitaram à equipe começar a trabalhar em conjunto com as comunidades em soluções para diminuir os riscos de acidentes enfrentados pelos coletores de açaí por meio da implantação de equipamentos inovadores de segurança pessoal.

Em 2017 aconteceu o primeiro workshop onde foram criados os primeiros protótipos para serem testados. Aprovados pelos coletores, após uma série de novos testes e mudanças em 2018-2020, os produtos resultantes foram batizados pelas designers como “Kit dos Peconheiros”, que inclui uma lista de equipamentos de segurança, entre eles o protetor de antebraço (com luva e sem luva), cinto multifuncional, bainha, laço e o laço com gancho e pulseira.

Para Dorota Kabala, a pesquisa de campo e o acompanhamento das atividades foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto e das soluções para melhorar as condições de trabalho dos peconheiros. “Nosso foco principal foi melhorar a segurança, sem interferir na dinâmica da atividade, que envolve escalar as frágeis palmeiras, cortar os cachos das frutas, deslizar com as frutas colhidas em árvores escorregadias… Tudo isso, nas condições mutáveis da floresta tropical”, afirma a designer da fundação e do estúdio “We desing for physical culture” especializado em design para esportes.

Segundo Monika Brauntsch, um dos principais compromissos do projeto foi desenvolver equipamentos de proteção utilizando técnicas de design, sem deixar de respeitar os métodos tradicionais de coleta do açaí. “A experiência e tradição locais foram combinadas com uma abordagem de design profissional. As soluções selecionadas foram desenvolvidas por nossa equipe visando atender aos padrões de segurança e resistência. Vale ressaltar que todos os nossos produtos são sustentáveis e amigáveis à natureza da floresta amazônica”, explica a designer da fundação e da empresa KAFTI, que apoiou o desenvolvimento do projeto.

Novas parcerias

Com os protótipos testados e aprovados pelo coletores de açaí, as designers buscam hoje novas parcerias com empresas ligadas ao setor e que invistam em meios de combater os altos números de acidentes de trabalho. “Nosso objetivo é encontrar ONGs ou parceiros que atuem na região e que tenham expertise em produzir e comercializar, a valores acessíveis, o Kit dos Peconheiros. Estes produtos têm potencial para melhorar as condições de trabalho destes profissionais, reduzindo o número de acidentes”, afirma Monika.

* “Black Gold. Design project in the Amazon rainforest” por The Spirit of Poland é possível graças ao apoio do Instituto Cultural Polonês de Nova York 

**Para assistir à apresentatação Black Gold – Design project in the Amazon rainforest faça sua inscrição gratuita através do link: https://www.eventbrite.com/e/adw21-black-gold-a-design-case-study-in-the-amazon-rainforest-tickets-172795655457

 

23 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail