Propaganda

Artigos

As reações do empreendedorismo no Covid-19 – Por: Elilde Browning,Professora e escritora e Autora das obras: E assim foi a vida com uma versão para o inglês Paths of life, Crônicas de um tempo infinito e Voltando a viver. Colunista do jornal Noroeste News de Caraguatatuba/SP

Os seres humanos sempre tiveram uma capacidade extraordinária de sobreviverem e se reinventarem a grandes e desastrosas catástrofes na história da humanidade.

Justificando a afirmativa gostaria de lembrar que em 1914 eclodiu a primeira guerra mundial deixando um saldo de 22 milhões de mortos; em 1920 houve uma pandemia mundial denominada Gripe Espanhola onde morreram 50 milhões de pessoas; em 1929 a crise econômica mundial que começou com o desmoronamento da bolsa de Nova York causando inflação, desemprego e fome; Em 1933 os nazistas chegam ao poder e começa a segunda guerra mundial com 60 milhões de mortos. No holocausto são dizimados seis milhões de judeus; Em 1950 inicia-se a guerra da Coréia e entre os anos de 1946 a 1954 a guerra do Vietnam.

OREm cada situação, os sobreviventes buscaram soluções para que a vida continuasse. A criatividade entrou em pauta superando até o “modus vivendi” de antes. Apesar de um número espantoso de mortes o mundo não ficou, apenas, a lamentar aqueles acontecimentos. Enfrentaram desafios e com determinação e coragem seguiram em frente. O mundo foi novamente povoado e, assim, numa continuidade dinâmica se reconstruiu o que se perdeu.

Recentemente, o covid-19 surpreendeu o mundo surgindo em algum lugar do planeta terra nos aterrorizando com mortes contínuas e sem controle. Graças ao avanço da ciência e da tecnologia estamos esperançosos de que em breve, com a vacinação, possamos ter controle desse vírus invisível e mortal. Também, buscam-se medicamentos eficazes para salvar os que contraíram essa doença. É uma corrida contra o tempo.

Algumas situações extremas foram tomadas pelos governantes como, o isolamento social o fechamento do comércio e das escolas na tentativa de deter o avanço da contaminação e, mesmo assim, ele se alastra ignorando essas precauções. Milhões de pessoas já morreram e outras poderão ter o mesmo destino se a vacinação não for ampla e urgente.

Com o recolhimento das pessoas, em suas casas e em todo o mundo, a ruas ficaram vazias assemelhando-se a cidades fantasmas. Como era salutar misturar-se às pessoas, em lugares diferentes, e sentir que não estávamos sozinhos nesse mundo. Como nos fazia bem receber um abraço de um amigo e termos a sensação de afeto e carinho! Quando essa pandemia se for, certamente, iremos valorizar ainda mais esses gestos humanos e entender o quanto é importante se viver de maneira gregária.

Acostumados que estávamos no ir e vir passamos por um choque inesperado. Era preciso encontrar uma forma para superar esse impasse e, também, suportar o viver monótono do confinamento. Nesse momento, o empreendedorismo surge como uma alavanca para a humanidade que encontrou novas formas de consumir, vender e prestar serviços tornando a vida mais prazerosa. Lembrando que toda a crise gera oportunidades. E essa, sem dúvida, modificou hábitos e um vislumbrar de novas formas de empreender.

As vendas pela internet explodiram. Nunca se vendeu tanto pela internet como agora. Restaurantes e supermercados aderiram as vendas por “delivery”e “drive thru” e, ainda, migraram para as plataformas de vendas online.
Os funcionários dos salões de beleza passaram a prestar serviços domiciliares observando sempre os cuidados necessários de higiene.

As academias descobriram as atividades online e também, usufruem os locais públicos em praças e parques.
Os buffets impedidos de realizar festas e eventos migraram para modelos de picnic ao ar livre.
A educação formal passou por uma revolução. Professores e alunos, de todos os níveis, tiveram que se adaptar ao modelo de aulas à distância. Ainda levará tempo para entendermos se essa modificação trará reais benefícios para todos. É bem provável que sobreviva, pela praticidade que se impõe. Fui professora por vinte e dois anos e me lembro, com saudade, daquela atmosfera salutar que era estarmos reunidos, numa sala de aula, vivenciando um aprendizado, tirando dúvidas e compartilhando experiências entre mestre e aluno.

Ainda, os clubes de assinaturas de vinhos, alimentação natural, vegana e produtos de cuidados pessoais tiveram um forte crescimento.

Cresceram as vendas de computadores e notebooks. Todos precisam deles para acompanhar o mundo da tecnologia.
O mercado de games explodiu nas vendas. É um passatempo divertido e necessário numa situação de confinamento. Faz-nos desviar a atenção de uma realidade que não estávamos preparados e vivenciar um estado de bem estar.
O seguimento móbile faturou bilhões com o aumento exponencial de downloads de jogos para celular.

Quem já tinha o seu comércio online teve a primazia de ter grandes lucros aumentando o faturamento em mais de cem por cento.

Segundo o SEBRAE 620 mil micros e pequenas empresas surgiram em 2020. Sem dúvida foi um despertar para um novo patamar de empreendedorismo.

Concluímos que, independente do que nos aconteça, teremos sempre uma escapatória para sobreviver às adversidades que a vida nos impõe. Com o advento do Covid-19, aprendemos novas formas de empreender!

295 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail