Propaganda

Artigos

A importância da Gestão Estratégica de Custos para tomada de Decisão dos Gestores: uma reflexão maior – Por: Erasmo Caetano – CEO – Consultoria Especializada em Gestão Empresarial

O Setor da Saúde no Brasil continua passando por uma profunda crise e mudança estrutural, egressa inicialmente do período da promulgação da Carta Magna de 1988, aprofundamento das dificuldades do período de 2014 a 2019, e em 2020, com a chegada da Pandemia mundial da COVID-19, o paciente passou a ser detentor de uma gama de informações técnicas muitas vezes obtidas pela internet quando observamos que a Medicina entrou de vez na era dos dados estatísticos, tecnológicos e de inovação.

Para o profissional de saúde, outro maior desafio é aprender e manipular todas as diversas alternativas de suporte tecnológico. Para as Academias espalhadas pelo País, é saber ensinar a gerenciar os novos e velhos CUSTOS, e saber atuar com um planejamento adequado e voltado para produtividade, harmonia e humanização no ambiente de trabalho.

Importante também relatar que frente aos desafios específicos desse setor, citamos outros tais como: a complexidade das Instituições de Saúde integradas e interligadas a rede SUS, a crescente incorporação tecnológica, o envelhecimento da população que refletem no aumento de gastos sempre crescentes com inovação, perda significativa da carteira Planos de Saúde pelos usuários junto às Operadoras, como também pela limitação dos recursos orçamentários públicos e privados, torna-se necessário a utilização de uma ferramenta de custeio que possibilite informações úteis, seguras, eficientes e eficazes à gestão, objetivando a otimização dos recursos existentes sem comprometer a qualidade e a operacionalidade dos serviços prestados.

Conhecer os custos da Gestão da Saúde possibilita a instituição cortar desperdícios, mensurar gastos, conhecer o verdadeiro potencial da organização, redefinir prioridades, melhorar os serviços prestados com maior humanização e qualidade nos atendimentos, possibilitar a capacitação dos recursos humanos, dotar os gestores de maior responsabilidade na administração direta dos recursos públicos e privados, além de haver maior segurança para a tomada de decisão de investimentos a serem aprovados.

Desta forma, é condição “sine qua non” que os gestores que atuam nesse significativo Setor, que alcança significativos 10% do PIB Nacional, procurem obter novos parâmetros de Gestão Administrativa, Financeira e Estratégica, com adoção de medidas positivas que visem o melhor desempenho das suas Unidades de Saúde, com a implantação de um Sistema de Apuração de Custos, que ao final desse projeto, e que consigam também atuar com o apoio de um Painel de Indicadores, através de um relatório “BI” da Saúde.

Assim, a Gestão de Custos compreenderá orientações conceituais, treinamento e capacitação dos principais gestores diretos e indiretos, além de preparar as lideranças de staff das Unidades de Saúde para tomada de decisão.

Nesse cenário, essa implantação deverá escolher qual metodologia a ser adotada, a partir de bons parceiros tecnológicos de reputação ilibada e de grande experiência em Custos da Saúde. A produtividade e qualidade dos serviços propiciarão um excelente controle orçamentário dos recursos, tanto a nível público como no nível privado.

Por outro lado, a diversidade e amplitude dos serviços que ora apresentamos, é muito grande: definição da infraestrutura para abrigar um conjunto de hardware e software num ambiente computacional complexo e adequado, implantação de um modelo de gestão de custos adequada à realidade local, quando os sistemas aqui pontuados serão abrangentes e haverá uma referência para todo o Setor.

Ademais, também é oportuno citar que para ser bem sucedido, o projeto depende de modo significativo dos profissionais envolvidos na sua operação, quando observamos em sua maioria, com pouco conhecimento de informática e quase nenhuma experiência na implantação de sistemas e gestão empreendedora.

A partir dos efeitos da COVID-19, a maioria das Instituições de Saúde enfrenta dificuldades financeiras por conta dessa perigosa pandemia no âmbito mundial, afetando todos os continentes.

Nesse cenário, para a manutenção mínima de uma infraestrutura adequada para o projeto proposto, será importante uma orientação complementar e um acompanhamento permanente de uma Assessoria / Consultoria, a fim de aumentar as chances de êxito, facilitar a transferência de tecnologia e conhecimentos, quando o foco será a Gestão da Saúde participativa com envolvimento direto da Alta Direção.

Por fim, entendemos que num futuro próximo, haverá um melhor diagnóstico e visão da Saúde Pública e Privada, através da Gestão de Custos, além de excelentes oportunidades de trabalho e renda, para os gestores envolvidos.

Contatos

( 71 ) 99705.4777
erasmocaetano@bol.com.br
@ceo_consultoria
https://www.linkedin.com/in/erasmo-caetano-98090999

335 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail