Propaganda

Artigos

WHATSAPP MARKETING SE TORNA FERRAMENTA ESSENCIAL NA COMUNICAÇÃO B2C, PRINCIPALMENTE PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES

· O uso do Whatsapp Marketing é projetado para comunicações entre empreendimentos e clientes, futuros ou atuais;

· O fato do Brasil ser é o segundo maior mercado do aplicativo, apenas atrás da Índia, abre um novo mundo de possibilidades quando se trata de vendas e publicidade.

O WhatsApp Business, a versão corporativa do aplicativo de troca de mensagens que visa facilitar a comunicação entre empresas e clientes, completou recentemente um ano de atividade no Brasil com a impressionante marca de 5 milhões de empresas cadastradas. Apenas este número é suficiente para medir o impacto deste aplicativo no comércio, principalmente para pequenos empreendimentos ou negócios menos formais. Segundo dados de uma pesquisa da Morning Consult, realizada a pedido do Facebook, empresa proprietária do próprio WhatsApp e da sua versão Business, quatro a cada cinco pequenas empresas no Brasil usam o app como ferramenta de trabalho.

Entre as facilidades está a oportunidade de manter uma comunicação direta e eficaz com os clientes e, assim, poder oferecer conteúdos, fortalecer laços entre a marca e seus contatos e alavancar a venda de produtos e serviços. “Vamos imaginar algum amigo, parente, colega de trabalho ou qualquer outra pessoa do seu círculo social que não faça uso do WhatsApp. Difícil, não é!? Essa facilidade de se comunicar com um número muito grande de pessoas é que faz com que o WhatsApp seja uma ferramenta ideal para qualquer negócio”, afirma Michael Araujo, empreendedor, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso WhatsApp Marketing na Udemy, a maior plataforma global de cursos online.

“Se onde há pessoas há vendas, a melhor maneira de se chegar a essas pessoas é através do aplicativo de comunicação mais utilizado de todos os tempos. Com o WhatsApp, você pode se comunicar com seu cliente de uma maneira muito mais rápida e a qualquer hora do dia – independentemente se ele está no horário de almoço, no ônibus, na praia, por exemplo, a probabilidade que ele receba, abra e interaja com as suas mensagens é muito grande”, acrescenta o especialista.

A versão corporativa do aplicativo permite compartilhar informações como descrição dos serviços oferecidos, horários de funcionamento, endereço, contato e site oficial. Além disso, também dispõe de mensagens automáticas, estatísticas (como quantas mensagens foram lidas), a criação de tags específicas e a inserção de links em seu perfil, alavancando a brand awareness, as vendas e a produtividade. Nas últimas semanas, em comemoração ao primeiro aniversário do WhatsApp Business, mais algumas funcionalidades: respostas rápidas, filtros de conversas e etiquetas (usadas para fazer a organização dos seus contatos ou conversas).

Quando indagado se o WhatsApp Business pode ser mais eficiente do que, por exemplo, comunicação via Email Marketing ou redes sociais, Michael é categórico: “O alcance e interação nem deveria ser comparado. Numa campanha de e-mail marketing, se você possui uma taxa de abertura de 10% já pode considerar um sucesso, dependendo do nicho. No WhatsApp, a taxa de abertura beira os 90%, na maioria dos casos – em algumas campanhas, cheguei próximo de 100%, então é uma concorrência quase desleal”, diz, acrescentando que as redes sociais, por sua vez, devem ser utilizadas como espaços de interação e produção de conteúdo para atrair mais pessoas e atenção, apesar de que “ter uma conversa mais direta nas redes sociais não é tão simples por conta das diversas distrações que elas oferecem”.

Michael revela que uma das “regras de ouro” do WhatsApp Marketing é manter uma comunicação simples e direta: ao adicionar um novo contato, é fundamental deixar claro o que aquele usuário vai receber e com que frequência, inclusive informando que, se ele quiser sair da lista, basta informar.

E o que se deve evitar fazer a qualquer custo? “Fazer spam! Assim como no Email Marketing, o spam pode causar bloqueio de sua conta no WhatsApp Business. Além disso, a informalidade característica do aplicativo transmite a confiança que seu cliente tem em você. Se ele aceitou estar ali, entre seus contatos, é porque quer receber algo de valor e que traga benefícios a ele. Portanto, focar no envio de conteúdo pelo menos duas vezes por semana e vender de maneira sutil, sem excessos, é sinal de sucesso no WhatsApp Business”. Além disso, não é recomendado de maneira alguma a utilização de ferramentas que retiram os números das pessoas das redes sociais sem a permissão delas. “Essas ferramentas também são maneiras de fazer spam, mas de forma massiva. Conquiste seu contato de maneira clara, com a autorização dele. Assim será mais fácil construir um negócio com base sólida”, finaliza o instrutor.

149 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail