Propaganda

Artigos

SONO, O SEU MELHOR FUNDO DE INVESTIMENTO Por: HEBERT OLIVEIRA CALLEGARI,Diretor da Empresa Águia Real Colchões e Produtos Terapêuticos Alternativos

Você teve um dia exaustivo e recheado de muito estresse e agora o que mais lhe interessa é a sua cama, certo? Entretanto, você percebe que o seu momento de descanso tem se tornado um tormento. Dificuldade para pegar no sono (insônia), sono picotado (desperta de hora em hora durante a noite) e, exatamente no momento em que o despertador toca, você percebe que estava na sua melhor fase do sono. Não tem jeito, tem que levantar mesmo cansado e encarar um novo dia de trabalho.
Situações como as descritas acima, infelizmente, fazem parte da rotina de vários empresários.
Entretanto, os distúrbios do sono merecem total cuidado, pois trazem sérios riscos à saúde, seja a curto, médio ou longo prazos.
Pesquisas apontam que, quem não desfruta de uma boa qualidade do sono, pode apresentar:

– Dificuldade de concentração e aprendizado, uma vez que é durante o sono que se solidifica a memória;
– Diminuição de reflexos. Aumento de doenças e acidentes laborais;
– Estresse, irritabilidade e variação de humor;
– Alterações hormonais;
– Envelhecimento precoce. Quando dormimos mal, fica prejudicada a liberação de hormônios como a melatonina, que funciona como um antioxidante, retardando o processo de envelhecimento.
– Aumento do apetite, uma vez que durante o sono é liberada a leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade. Por isso quem não dorme bem acaba tendo necessidade de extrapolar na alimentação, tendendo a obesidade e diabetes.
– Dores musculares, pois o sono tem ação reparadora, analgésica e anti-inflamatória, por conta dos hormônios liberados durante a fase REM (estágio reparador do sono). O hormônio GH (Growth Hormone) por exemplo, é responsável pelo crescimento e regeneração celular dos tecidos e músculos. Ele ajuda a combater as inflamações, dores e acelerar a recuperação nas lesões musculoesqueléticas.
– Fadiga crônica;
– Enfraquecimento do sistema imunológico, ficando muito mais suscetível a gripes, resfriados, entre outros vírus e bactérias.
– Enxaquecas;
– Infarto e derrame. Curiosamente, muitas pessoas acabam enfartando durante o sono.

Percebemos assim, que dormir não se trata apenas de uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, quando alterados, inevitavelmente afetam o equilíbrio de todo o organismo.
Segundo o renomado médico cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro, “o sono é o melhor remédio para o ser humano, não havendo nada que supere isso”.

Temos que ter em mente que passamos um terço (1/3) de nossas vidas dormindo. Se você tem 60 anos, por exemplo, você passou em média 20 anos de sua vida dormindo.

A repercussão direta do sono no ambiente de trabalho

Estima-se que o sono diminui em 50 % a concentração, produção e qualidade do trabalho.
Algumas empresas até conseguem contornar o problema oferecendo espaços para que seus funcionários possam desfrutar da famosa sesta, ou seja, aqueles minutinhos de cochilo após o almoço em que se consegue recuperar parte das energias e que, consequentemente, acaba repercutindo no aumento do rendimento do trabalho.

Quando se trata de atividades que exigem muita atenção, como é o caso de operadores de máquinas ou de motoristas veicular, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado.

Entre as causas mais importantes da sonolência excessiva diurna está a síndrome da apneia obstrutiva do sono. Trata-se de várias paradas respiratórias durante o sono devido à obstrução da via respiratória. É uma patologia crônica, evolutiva, incapacitante e que pode levar a morte súbita durante o sono.

Estima-se que 93% dos acidentes na área de transporte sejam causados por falha humana e a fadiga e o sono correspondem a 60%.

Mas calma! Nem tudo está perdido!

Vamos passar algumas dicas valiosas e infalíveis que vão ajudá-lo a melhorar o seu sono e consequentemente a sua qualidade de vida. São elas:
ATENTE-SE À TEMPERATURA DO QUARTO

Esse é um dos primeiros passos para ter uma noite de sono tranquila. Dormimos melhor em um quarto numa temperatura entre 20 a 23°C.

DURMA NO ESCURO ABSOLUTO

Durma no escuro absoluto. Estenda a o seu braço. Se você enxergar a sua mão, seu quarto não está suficientemente escuro para um boa noite de sono. Não deixe nenhuma luz acesa, nem de longe. Distrações como televisão, celular e tablete impedem que a pessoa chegue à fase de sono profundo. A luz emitida por esses aparelhos prejudica o sono.

ALIMENTAÇÃO MODERADA

Se você é daqueles que não consegue dormir com estômago vazio, procure ingerir alimentos leves a noite. Exagerar nas refeições noturnas pode acarretar desconfortos gastrointestinais, refluxo, atrapalhando a sua noite. Evite também café, chás, bebidas alcóolicas, refrigerantes e chocolates, cigarros, pois contêm estimulantes que vão prejudicar o seu sono.

EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES E MODERADOS

Exercícios como uma simples caminhada pela praia ou campo, por exemplo, de preferência com os pés descalços em contato com a terra, tem demonstrado que favorece um boa noite de sono. Muitas pessoas se livram de medicamentos ansiolíticos e analgésicos, apenas alterando seus hábitos e passando a se exercitar.

MANTENHA HORÁRIOS REGULARES

Procure levantar-se no mesmo horário sempre, independente da hora em que foi dormir.

ATIVIDADES NA CAMA

Evite leitura, comer, celular ou trabalhar. A cama não pode estar associada a qualquer outra atividade.

CONTROLE AMBIENTAL – QUALIDADE DO SEU TRAVESSEIRO E COLCHÃO

Uma cama desconfortável ou inadequada, além de não facilitar uma boa noite de sono reparador, é capaz ainda de prejudicar sua coluna, disparando dores durante o seu expediente de trabalho. Por isso, atente-se às características de seu colchão e travesseiro, pois são peças fundamentais para um sono de qualidade, profundo e reparador.
É preciso ficar atento também à questão higiênica, já que um colchão com 10 anos chega a ter 3 trilhões de ácaros, causadores de rinites alérgicas, roncos e vários outros problemas respiratórios. Recomendamos que o seu colchão seja trocado em média a cada 02 anos, seja em função da deformação verificada nas espumas tradicionais, o que acaba prejudicando a sua postura noturna, seja em função da presença de fungos, bactérias e ácaros presentes. O mesmo acontece com o travesseiro, que deve ser macio, confortável e na altura ideal.

O COLCHÃO IDEAL

A escolha por colchões especiais, terapêuticos e ortopédicos é uma grande opção de investimento na sua saúde pois, na prática, tem revelado melhoras significativas na saúde e qualidade de sono de muitos clientes. Existem hoje colchões com até 15 anos de garantia contra deformação, sem a necessidade de ficar fazendo rodízio de lados como forma de driblar as inevitáveis deformações, além de serem enriquecidos com terapias, cujos resultados estão cientificamente comprovados, como a Magnetoterapia e a Photonterapia.

Magnetoterapia: Utiliza imãs de aproximadamente 800 Gauss. Ajuda no relaxamento, facilitando a indução ao sono; alivia as dores em geral (musculares, enxaqueca etc.); melhora a oxigenação do sangue e a circulação sanguínea; fortalece o sistema imunológico.

Photonterapia: Tecnologia japonesa que atua a partir da reunião de nanoparticulas de metais nobres, suficientemente capaz de produzir uma vibração energética equivalente àquela produzida pelos raios de sol da manhã e de fim de tarde (energia vital). Promove um equilíbrio energético geral; ajuda na detoxicação sanguínea; ajuda a combater o envelhecimento precoce. Resultado, mais disposição no seu dia a dia de trabalho.

Conclusão

O sono é um fator importantíssimo para uma vida saudável. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que mantém o equilíbrio de todo o organismo. Além disso, vai ter repercussão imediata na qualidade das tarefas e produtividade no trabalho.
Por isso, priorizar uma boa noite de sono é essencial, pois é uma questão de saúde física e mental. Trata-se de um investimento com retorno totalmente garantido!
Lembre-se, quem não tem tempo para cuidar de sua saúde encontrará tempo para cuidar da doença.

HEBERT OLIVEIRA CALLEGARI,Diretor da Empresa Águia Real Colchões e Produtos Terapêuticos Alternativos – (13) 32367919 (13)981618243

1396 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail