Propaganda

Artigos

Santos, representantes de empresas portuárias participaram da Palestra Lições do TITANIC Para Líderes

No dia 11 de abril de 2019 no Praiamar Corporate em Santos, São Paulo , foi realizada a palestra Lições do Titanic para Líderes: Como e porque um navio projetado e construído por grandes empresas para ser “inafundável” afundou em sua primeira viagem e o que você e a sua organização podem aprender com isso para executivos de empresas marítimas e portuárias. conduzida pelo consultor Pedro C Ribeiro, sócio diretor da Stratech e autor do livro Lições do Titanic sobre Riscos e Crises para Líderes.

Uma realização da Revista Empresários, do BankRio e Yboh Business Mobile, com o apoio do Grupas e da Viva Filmes, o evento Lições do Titanic para Líderes, ocorreu durante a semana do 107o aniversário da viagem do RMS Titanic foi considerado excelente pelos participantes.

RESUMO DA PALESTRA

Utilizando as ferramentas Modelo dos 5 Estágios de uma Crise℠ e o Mapa de Percepção de Riscos℠ desenvolvidos pelo palestrante e apresentados na Academia de Liderança em Engenharia e Projetos da NASA os presentes foram levados à uma viagem de volta ao famoso RMS Titanic desde o planejamento e a construção do navio, e tiveram a oportunidade de fazer reflexões sobre a importância de fatores fundamentais para o sucesso de empreendimentos e operações tais como:

– Crises podem ser evitadas, sendo formadas pelo efeito dominó de elementos podem e devem ser identificados, comunicados e prevenidos em todos os níveis hierárquicos.

– Todo trabalho na organização é importante – Nenhum trabalho é tão pequeno em uma organização que não possa impedir uma crise ou, iniciar uma. Pequenas ações podem fazer grande diferença na prevenção de uma crise.

– A importância de saber escutar, e de nossas percepções, atitudes e comportamentos frente ao risco e potencial de crises.

– O papel da liderança e de todos em todos os níveis hierárquicos na comunicação aberta, na integração e em promover a colaboração entre diversas áreas da organização, equipes, funções, clientes, fornecedores e parceiros.

– Cada um fazer só a sua parte não é suficiente. A segurança, a identificação de riscos e a prevenção de crises em estratégias, projetos ou operações depende de todos, em todos os níveis e funções da organização

– O perigo do excesso de auto confiança. Experiência é importante, mas confiarmos somente em nossa experiência passada sem levar em conta novas informações e percepções divergentes de risco, torna a organização mais propensa à crises e surpresas previsíveis.

– Compliance, processos e formulários são importantes, necessários, mas não suficientes. O comprometimento e engajamento de todos, em todos os níveis, é fundamental para o sucesso, mas pode ser perdido se diferenças de percepção de riscos não forem gerenciadas por líderes e equipes em todos os níveis e funções hierárquicas !

Ao final do evento, os presentes participaram de uma pequena dinâmica utilizando a ferramenta Mapa de Percepção de Riscos ℠ apresentada na NASA e tiveram a oportunidade de refletir e identificar oportunidades de melhoria da comunicação e do alinhamento de percepções, atitudes e comportamentos frente ao risco, assim como seus efeitos potenciais no engajamento e comprometimento de equipes de uma organização.

AVALIAÇÕES E DECLARAÇÕES

AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES A avaliação geral da palestra pelos participantes foi EXCELENTE. (Em uma escala de 1 a 4 onde 4= Excelente a avaliação média geral foi 3.9 EXCELENTE)

ALGUMAS DECLARAÇÕES DE PARTICIPANTES Primordial para todas as empresas.INSPIRADOR! Excelente oportunidade para refletir. FASCINANTE ! Importantes ensinamentos para a vida profissional e para a organização. FANTÁSTICO! MOTIVADOR!

65 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail