Propaganda

Artigos

Por que você deveria se interessar pela boa performance da sua equipe? Por: Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, idealizadora do Trahentem® e uma das maiores especialistas de aprendizagem no Brasil.

Ter equipes de alta performance é o grande diferencial para empresas que desejam se destacar, afinal, como já dizia a expressão “Uma andorinha só não faz verão”. Essa frase se encaixa como uma luva no mundo corporativo, isso porque os resultados de uma empresa, no fim do mês, quase sempre são definidos pelo desempenho da equipe. Ou seja, de nada adianta um gestor competente e disposto a ultrapassar metas se seu “time” não estiver na mesma sintonia e com o mesmo desejo.

Mas vamos entender melhor o que significa equipes de alta performance. Bem, são aquelas que possuem elevada competência e comprometimento com as suas atividades e com a empresa. São compostas por pessoas que compartilham da mesma visão, valores e objetivos, que sabem unir o que há de melhor em cada um e, através desse mix de conhecimentos, bagagens e ideias, conseguem levar a organização a melhores resultados. As equipes de alta performance estão sempre engajadas e alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa e às demandas do mercado, assim, com rumos claros e muita motivação, estão capacitadas para trazer os melhores resultados para a empresa.

São por estes motivos que os stakeholders internos de uma empresa, que são representados pelos colaboradores, gerentes, proprietários, acionistas, enfim, precisam se interessar pela boa performanceda equipe de uma organização, entendendo antes quais as características esse grupo de profissionais precisam ter (ou desenvolver) para chegar a esse nível de excelência, como por exemplo, liderança, autogerenciamento, multidisciplinaridade, antecipação, comunicação assertiva e colaboração.

E desenvolver as competências de cada colaborador por meio de treinamentos é uma das ações que podem despertar as características que levam uma equipe a atuar com alta performance. Nesta conversa, vou deixar como dica um dos pontos primordiais que a área de Treinamento & Desenvolvimento precisa se atentar ao desenvolver uma atividade de educação corporativa com este foco: elaborar uma estratégia de suporte a performance. Além de aumentar a segurança do funcionário para implementar os novos conhecimentos, a iniciativa também evita ruídos de informações e por consequência assegura a eficiência do treinamento.

Então quando se leva o suporte à performance em consideração, o primeiro passo a ser feito é uma mudança de mindset. Ou seja, ao construir uma solução de aprendizagem é necessário que o designer instrucional planeje as etapas de início, meio e fim, abrindo um espaço na agenda para a mensuração de resultados. Esta etapa de avaliar o Retorno sobre Investimento (ROI) precisa ocorrer com uma certa frequência com o objetivo de reforçar a avaliação do índice de efetividade do treinamento realizado.

A alta performance é muito mais do que obter bons resultados na vida profissional ou alcançar o sucesso financeiro. Trata-se de um conjunto de atitudes que promovem o desenvolvimento em si mesmo e nas pessoas a sua volta. Essa pode ser uma jornada longa e desafiadora, mas com motivação, planejamento, informação e a ajuda da área de Treinamento & Desenvolvimento, principalmente após o treinamento, é possível se tornar um profissional ou líder de alta performance.

123 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail