Propaganda

Artigos

Os importantes fatores na busca pela realização profissional e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Estudo feito pela Udemy for Business mostra que 37% dos entrevistados classificaram o “bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal” como o mais essencial para dar sentido ao trabalho

São vários os motivos que transformam um trabalho em uma tarefa prazerosa, desde afinidade com a área, conhecimento técnico e estabilidade emocional até amizade com colegas de trabalho, horários flexíveis e um bom salário, entre outros. Todos esses fatores estão interligados e associados à busca pela realização profissional, ou seja, a carreira e o ambiente corporativo deixar de ser sinônimo de uma tarefa árdua e passando a significar uma motivação para continuar feliz em todos os aspectos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Nesse sentido, algumas perguntas aparecem: é possível alcançar essa realização? Existem profissionais que aceitam receber menos, mas estando em um lugar compatível com as ideologias? Balancear a vida pessoal com o trabalho é realmente possível?

A pesquisa de “Felicidade no Ambiente de Trabalho 2019”, realizada pela Udemy for Business – novo serviço B2B da EdTech lançado recentemente no Brasil – se aprofunda em diversos aspectos deste contexto, como compatibilidade de ideologias entre os membros da equipe, programas de inclusão e a busca pelo equilíbrio pessoal no ambiente corporativo. A ideia da pesquisa é mostrar as nuances que existem na procura de tornar o trabalho mais prazeroso, mesmo que existam dificuldades e desafios no cotidiano.

Um dos dados que mais chamam a atenção é o que mostra que 37% dos entrevistados classificaram o “bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal” como o mais essencial para dar sentido ao trabalho, o que reforça a importância de uma empresa criar o ambiente ideal para o colaborador se sentir à vontade para conseguir realizar as tarefas diárias e poder avançar em sua carreira dentro daquela organização – o que acaba se tornando valioso para a empresa que, com profissionais mais felizes e em constantes atualizações de habilidades, acabam retendo uma equipe que se torna fundamental para o crescimento do negócio em questão.

Compatibilidade com as ideologias

Em relação às propostas oferecidas pelas empresas, grande parte da geração compreendida pelos Millennials – a mais nova mão-de-obra, cheia de nuances próprias, a entrar no mercado de trabalho – se mostra propensa a mudar de trabalho caso acreditem nos ideais do negócio, ainda que haja um corte no salário.

Esse dado representa 62% dos entrevistados dentro desta faixa etária e comprova que, mesmo quando a situação financeira é posta à prova, a ligação com o trabalho diário pesa mais e é levada em consideração ao decidir em que emprego seguir. Com isso, além de pessoas mais preparadas no mercado de trabalho, há a criação de uma confiança maior entre empregado e empregador, possibilitando ao mesmo tempo retornos maiores para a empresa e para as carreiras individuais.

“Vemos que é cada vez mais importante para uma empresa disponibilizar um bom ambiente de trabalho para suas equipes, e oferecer um treinamento corporativo faz parte disso. Com a Udemy for Business, nós vemos que o aprendizado se torna uma parceria entre o colaborador e o superior. Enquanto os chefes têm a possibilidade de atribuir e selecionar cursos, o profissional da empresa é encorajado a explorar seus interesses, aprender matérias adjacentes e fazer a experiência de aprender personalizada ao estilo de cada um”, diz Sérgio Agudo, country manager da Udemy no Brasil.

De qualquer forma, é possível notar, através da pesquisa da Udemy For Business, que o mercado de trabalho se encontra em um momento de evolução e adaptação, em que o principal não é mais o dinheiro em si, mas a busca por um trabalho com ideais éticos e morais, com a perspectiva de desenvolvimento profissional, com oportunidade para todos e com equilíbrio entre trabalho e vida social para, assim, ser uma pessoa feliz. “No fim, tudo está relacionado à felicidade do funcionário. Trabalhamos para isso e, muitas vezes, é possível mudar a carreira e a vida dessas pessoas”, completa Sergio Agudo.

Sobre a Udemy:

Com a missão de melhorar vidas através da aprendizagem, a Udemy é o destino para aprendizado online que ajuda estudantes, empresas e governos a adquirir as habilidades necessárias para competir na economia atual. Mais de 40 milhões de estudantes estão dominando novas habilidades por meio de 50.000 instrutores especializados, ensinando mais de 130.000 cursos online em assuntos que vão desde Javascript e Ciência de Dados até Photoshop e Python. A Udemy é uma empresa privada e está sediada em San Francisco, Califórnia, com escritórios em Denver, Brasil, Índia, Irlanda e Turquia.

637 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail