Propaganda

Artigos

O que nunca te contaram sobre o ciclo de vida financeira das empresas Por: Lucia Quintino , Especialista em Liderança e terapeuta sistêmica de empreendedorismo

O ciclo de vida financeira das empresas pode ser dividido em 5 fases:

1-Namoro: é quando nasce a ideia do negócio, quando é feito o planejamento, economia para abrir e investir no negócio;
2-Infância: nessa fase, o negócio precisa 100% de atenção do dono, tanto para estruturar quanto para fazer dinheiro;
3-Adolescência: momento que entra muito dinheiro, o negócio parece quase andar sozinho;
4-Maturidade: fase de estruturação, diminui o dinheiro em caixa para contratação de pessoas chave dentro do negócio, como por exemplo executivo de confiança;
5-Plenitude: tudo funciona sem o dono, mas com o seu “jeitão”.

Se você conhece as fases de um negócio e entende onde está, pode se preparar para cada uma delas e o que vai cuidar mais e prestar atenção.

Mesmo assim, existem três coisas que nunca te contaram sobre o ciclo financeiro das empresas e que eu vou trazer aqui para você:

Se você ficar na fase do namoro, somente planejando, juntando dinheiro e sem agir, seu negócio nunca sairá do papel.
É bem possível que seu negócio esteja em duas fases ao mesmo tempo. O que não é nada saudável para sua vida pessoal, empresarial e financeira.
Caso você tenha detectado essa situação, é importante que você faça uma análise minuciosa do que o está impedindo de ir para fase seguinte e estruturar internamente.

A parte emocional pode levá-lo a falência em qualquer uma das fases desse ciclo, até mesmo empresas que estão na plenitude.
Quando se trata de ter uma empresa vários fatores são importantes: ter fluxo financeiro, conhecimento do produto ou serviço, saber gerir pessoas, ter bom planejamento e estratégia, dentre outros.

Entretanto, um dos pontos primordiais para que sua empresa vá passando de fase e atinja a plenitude é você como empresário cuidar da sua inteligência emocional, pois ao longo do caminho muitos são os desafios que precisarão ser ultrapassados.

Procure bons profissionais de mentoria de negócios ou business coaching para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Afinal, o seu resultado cresce à medida que você cresce.

249 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail