Propaganda

Artigos

O profissional otimista – Por : Ômar Souki

De acordo com a consultora americana Cynthia Shapiro, há uma tendência de os otimistas serem mais valorizados no mercado de trabalho. Ela baseia essa observação em quatro pilares: 1. Passam a idéia de serem mais bem-sucedidos; 2. dão a impressão de acreditarem mais nos projetos da empresa; 3. são aqueles que ajudam no convencimento da equipe a abraçar inovações; 4. aceitam com facilidade uma visão mais positiva do futuro. Se você já trabalhou com pessimistas vai logo concordar com ela. O pessimista é o oposto disso, isto é, passa a idéia de que a vida o persegue, não acredita em si nem na empresa, desestimula sua equipe e não consegue visualizar o sucesso. A pergunta, então, é: “Como posso ser percebido como um profissional otimista?”.

1. Passe a idéia de que é bem-sucedido

Você me pergunta: “Como vou passar a idéia de que sou bem sucedido se, na realidade, fui despedido de meu último emprego?”. Cada dia é um recomeço. Sim, você foi mandado embora, mas talvez essa tenha sido a chance de sua vida, a oportunidade para recomeçar. Amanhece um novo dia em sua vida, por isso, dê graças a Deus de estar vivo e de poder sair para irradiar alegria, entusiasmo e otimismo a todos à sua volta. Walt Disney, no início, foi despejado da sala que utilizava como estúdio. Não desanimou, enviou uma carta a seus clientes, em tom de vitória, comunicando a mudança para “novas instalações”. De fato, o fracasso definitivo não existe, o que existe é um resultado diferente daquele que almejávam os. Não importa o que tenha acontecido com você, o que, na verdade, vai fazer uma diferença é a sua forma de interpretar as situações de sua vida. Passe, de hoje em diante, a ver até mesmo o insucesso, como um passo a mais rumo à vitória. Bill Gates contrata profissionais que já passaram por empresas que quebraram. Ele diz que o fracasso é um ótimo professor. Concordo, desde que a pessoa saiba “sacudir a poeira e dar a volta por cima”.

2. Dê a impressão de acreditar mais nos projetos da empresa

Para que isso aconteça você deve começar com uma auto-análise. Dentro de sua área de atuação, faça uma lista das coisas que mais gosta de fazer. Faça também uma lista das empresas que poderão lhe oferecer a oportunidade de desenvolver esses talentos. Antes de fazer contato com uma organização verifique se, realmente, gostaria de trabalhar lá. Antes de ir até o local da entrevista, convença-se de que você é a pessoa indicada para aquela posição. Passe em sua mente um filme altamente positivo de sua atuação naquele lugar. Escute o “sim” da pessoa que irá contratá-lo e sinta a sensação agradável da vitória. No caso de você já ter sido admitido e gostar de seu trabalho, é importante passar essa impressão de que todos os dias são como o primeiro. Seja aquele profissional que constantemente renova em si e no ambiente à sua volta o sentimento de gratidão pela vida e pela oportunidade de trabalho que Deus lhe deu.

3. Ajude no convencimento da equipe a abraçar inovações

A primeira coisa que você vai questionar é a qualidade do novo produto. Será que a empresa está inovando apenas por inovar, como uma “jogada de marketing”, ou se, realmente, está preocupada com o bem-estar do consumidor? O Great Place to Work Institute (GPTW) publicou a lista das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Essas empresas criam ambientes de confiança, camaradagem, credibilidade e respeito—são ambientes que incentivam a inovação, a comunicação e o comprometimento. Portanto, o incentivo à inovação é importante e mais importante ainda é o zelo pela qualidade de vida tanto dos funcionários, quanto do consumidor. Portanto, quando você está totalmente convencido da qualidade de um novo produto , seu entusiasmo irá ajudar no convencimento dos outros.

4. Tenha uma visão de futuro otimista

Planejamento estratégico é fundamental para as empresas. Se a sua empresa ainda não tem, sugira a diretoria que crie um plano de crescimento. Isso quer dizer que a empresa vai chegar exatamente aonde deseja? Nem sempre, mas ajuda, isso sim, a estimular o crescimento da organização. O combustível tanto das pessoas, quanto das organizações, é a capacidade de visualizar um estado desejado melhor do que o atual. Portanto, acostume-se a viver com uma forte expectativa de dias melhores. Para isso, comece a ser hoje a pessoa que você gostaria de ser amanhã!

*Ômar Souki

Escritor, conferencista, professor e consultor.

O Gênio do Otimismo

Otimista, vibrante, atualizado e autor de 13 livros, Ômar Souki prima pelo seu interesse, dedicação e foco na melhoria contínua das pessoas e das empresas.

É um dos conferencistas mais requisitados da atualidade. Foi homenageado com a Comenda Mérito em Administração e suas idéias sobre a importância do otimismo foram destaque na Revista Seleções de maio de 2003.

Percorre o Brasil e o exterior ministrando palestras de alto impacto em importantes eventos empresariais. Foi conferencista convidado do CONAD-Congresso Nacional de Administração, da Super Minas- Feira da Associação Mineira de Supermercados, do COPANAD- Congresso Pan-americano de Administração e do FIA-Fórum Internacional de Administração, entre outros.

Souki dedica-se a injetar doses maciças de otimismo nas equipes de organizações de prestígio no Brasil e no exterior como Xerox, Mitsubishi Electric, General Electric, SEW, Rede Accor, Conselho Federal de Administração, Associação Empresarial do Algarve, Centro de Apoio a Criação de Empregos de Portugal, Unimed, Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco, Telemig, Cemig, Localiza, RM Sistemas, entre outras.

Ph.D. em comunicação pela Universidade de Ohio, EUA, Souki foi professor na Universidade do Estado de Nova York por dois anos e professor visitante nas Universidades do Texas e de Denver, EUA, e na Universidade de Aston, Inglaterra. é professor de marketing na Universidade Federal de Minas Gerais onde pesquisa os fatores do sucesso empresarial.

Autor reconhecido internacionalmente, publicou vários best sellers, entre eles, Gênio & Gestão, Paixão por Marketing, Emoção é Poder e A Solução Otimista.

Depois de ler seus livros ou assistir suas palestras, você jamais será a mesma pessoa!

http://www.simeon.com.br/souki/

866 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail