Propaganda

Artigos

O escândalo da Volks pode afetar a imagem da Alemanha?

O escândalo que afeta a Volkswagen, a principal fabricante de carros do mundo, alcançou nesta quarta-feira uma nova dimensão. O executivo-chefe da empresa, Martin Winterkorn, pediu demissão após a revelação de que a empresa manipulou testes de emissões poluentes de carros a diesel vendidos nos Estados Unidos.

O anúncio ocorreu um dia depois que a empresa reconheceu que até 11 milhões de automóveis em todo o mundo poderiam estar equipados com o programa utilizado para enganar agências reguladoras e usuários sobre as emissões de gases poluentes de seus veículos a diesel.

Na Alemanha, país conhecido pela indústria automobilística e onde o ativismo ambiental é uma força política, a revelação causou choque e indignação.

Um jornal alemão chamou o caso de “o ato de estupidez mais caro da história da indústria automobilística”.
Estúpido, segundo a publicação, porque manipular os dados de contaminação para melhorar as vendas só pode ser visto como uma bofetada na cara dos clientes que pagaram a mais pelo que pensavam que seria um carro menos poluente.

E caro porque desde que a Volkswagen aceitou a responsabilidade, suas ações caíram mais de 30% em dois dias.

A empresa também pode enfrentar multas de US$ 18 bilhões das autoridades americanas e o mais provável é que sofra um enorme prejuízo nas vendas futuras.

Além disso, o escândalo pode causar impacto negativo na imagem de outras empresas automobilísticas na Alemanha e em outros países europeus.

‘Bola fora’
A empresa disse que reservará cerca de US$ 7,2 bilhões em suas contas do último trimestre do ano para cobrir parte dos custos do escândalo, assim como “outros esforços para conquistar novamente a confiança de nossos consumidores”.
Ao anunciar sua demissão, Winterkorn disse estar “chocado” pelas revelações e afirmou que a empresa precisa de “um novo começo”.

Ele disse ainda que “não fez nada de errado”, mas estava se demitindo em prol dos interesses da empresa.
Para piorar a situação da gigante alemã, ela agora enfrenta múltiplas investigações nos Estados Unidos, incluindo uma criminal, iniciada pelo Departamento de Justiça.

“Demos uma bola fora”, disse o chefe danos Estados Unidos, Michael Harn, na terça-feira.

Volkswagen

425 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail