Propaganda

Artigos

Inteligência Emocional como Ferramenta para Gestão Individual de Carreira Por: Professor Rogério Novaes – Coach de Carreira

Diversos profissionais estão contribuindo para estatísticas negativas em nosso tempo, devido à falta de inteligência emocional e ao mau uso desta ferramenta na evolução e gestão individual de carreira.

Na atual conjuntura emocional da sociedade moderna fica claro que estamos diante de um grande desafio: conseguir alcançar um controle, equilíbrio e o desenvolvimento da gestão de nossas emoções, capaz de nos colocar de pé frente aos obstáculos do dia-dia e compreendermos o que somos, o que sentimos e o que pretendemos para nossa vida e carreira com dignidade e coerência, sem perder de vista nosso propósito.

Por meio do processo de inteligência emocional podemos alcançar muitos resultados e mudanças positivas para nossa vida pessoal e profissional. Se pensarmos que somos aquilo que acreditamos merecer, logo precisamos ter a consciência de quem somos, o que pretendemos conquistar e o que estamos fazendo para alcançar este estado desejado. A consciência é nossa capacidade de entender com plena reflexão e análise os fatores que podem nos remeter ao avanço ou retrocesso na busca de uma vida e carreira bem-sucedida.

Para o cultuado psicólogo Daniel Goleman” em seu livro, Inteligência Emocional de 1995 ele afirma: “No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho”. O processo de autoconhecimento deve ser nossa mola propulsora na busca desta inteligência emocional, capaz de colocar em nossa vida a evolução e superação contínua, estabelecendo um estado de crença fortalecedora baseada na resiliência, e na empatia para fazermos de cada obstáculo uma oportunidade de crescimento.

Diversos profissionais estão contribuindo para estatísticas negativas em nosso tempo, devido à falta de inteligência emocional e ao mau uso desta ferramenta na evolução e gestão individual de carreira. Segundo pesquisa realizada recentemente pela University of Maryland 58% dos fatores de sucesso na vida profissional estão atrelados à inteligência emocional. Agora uma coisa é fato, ninguém consegue melhorar vida e carreira sem sair da zona de conforto, e sair dela significa investir no autodesenvolvimento e aplicação de conceitos positivos e transformadores de novos hábitos e comportamentos.

Para dar os primeiros passos na construção de uma carreira plena e uma vida baseada em propósito e auto realização é importante levar em conta alguns aspectos para alinhar desvios, ações para evidenciar seu estado atual e planejar seu estado desejado e busca-lo com entusiasmo e comprometimento com sua missão e consciência.

1- Intenção: O que você quer alcançar? Qual seu objetivo central? Afirme com veemência e entusiasmo, repetindo essa crença em seu estado de consciência e mantenha-se focado nela permanentemente em seu dia dia. Uma boa ferramenta é a elaboração de um quadro, ou mural com fotos, textos, ou situações que remetam ao seu objetivo ou estado desejado. O cérebro gosta de mentalizar e projetar imagens e sensações positivas de auto realização.

2- Foco positivo no estado desejado: Esqueça fatores negativos, não se permita a pensar nos fatores limitadores. Troque o pensamento negativo ou ações sabotadoras por gatilhos positivos e estimulantes à conquista projetada. Um ótimo exercício é o uso de perguntas que geram perspectivas, do tipo: Você está fazendo o que você acredita ou se contenta com que você está fazendo?

3- Saia da zona de conforto: Se permita a desafiar-se com ações ou atividades que considere difíceis de realizar, inclusive estudar e buscar novas referências em sua área, observe quem são suas referências e mentores. Pesquise mais, projete mais!

4- Plano de ações: O que você está fazendo ou vai começar a fazer para atingir seu objetivo? Crie um mapa de ações, de preferência coloque datas para as realizações das tarefas e monitore suas atividades para entender se está evoluindo. Comemore até mesmo as pequenas conquistas. A cada resultado obtido seu estado de consciência estimula seu cérebro a continuar com entusiasmo e foco no estado desejado.

5- Persistência e disciplina: Não se permita ser atingido por fatores ou situações sabotadoras que limitam suas ações e que podem te levar a desistir. Caso isso comece a acontecer faça o seguinte exercício: feche os olhos, visualize intensamente aquilo que está buscando, ou seja, seu estado desejado, sinta e agradeça pela conquista alcançada (você ainda não alcançou, mas está atraindo o sentimento de como é ter alcançado), e crie uma “âncora” que represente essa conquista. Passe a usar essa “âncora”, esse gesto para comemorar suas conquistas. Essa é uma técnica projetiva, baseada em ferramenta de PNL (Programação Neuro Linguística) poderosa.

6- Foco nas ações e não somente no objetivo: Dê o seu melhor nas ações propostas, e aceite os resultados, tendo consciência e responsabilidade com seus atos, crenças e escolhas feitas durante o processo. Você é o único responsável pelas suas ações e decisões.

7- Visualização dos resultados: Anote todas as suas conquistas, mantenha sua “âncora” ativa para cada conquista, desde as pequenas até as mais desafiadoras. Reveja os resultados de suas ações e que oportunidades elas lhe proporcionaram ou poderão proporcionar. Lembre-se da frase do escritor, filósofo e poeta James Allen: ” Sonhe sonhos grandiosos e, naquilo que sonhar, nisso você se tornará”.

O poder do comprometimento e a utilização dos recursos da inteligência emocional são determinantes para atingir o sonho, ou objetivo a ser alcançado. Seja qual for seu estado atual, o seu comprometimento é consigo mesmo, é com sua existência e propósito. Toda superação de vida ou carreira passa pela recuperação e/ou evolução de suas capacidades emocionais, cognitivas e esforços para aplicação de suas ações rumo aos seus mais valiosos anseios de vida pessoal e profissional. Se você se esforçar a cada dia provavelmente sua produtividade e sua capacidade intelectual estarão sendo elevadas a um nível de alta performance, com abertura de uma janela emocional repleta de recursos e ferramentas que farão de você um profissional de excelência, uma referência para seus pares e colegas de trabalho, atingindo também na sua vida pessoal uma luz própria digna de ser celebrada e agraciada. Segundo o poeta e dramaturgo Willian Shakespeare há um poder enorme em não abrir mão de sua essência, é o que ele afirma nesta frase: “Saiba quem você é o que você representa, e não abra mão disso. Uma vez que você entende isso, você não pode ser falso com mais ninguém”.

Pense nisso, use a inteligência emocional para alavancar sua vida e carreira e receba de braços abertos toda a energia positiva e sucesso que você merece. Só depende de você!

Fraterno abraço

261 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail