Propaganda

Artigos

Entrevista Exclusiva – De boia-fria a um dos homens mais influentes do Brasil – Conheça a história vitoriosa do Prof. Dr. José Vicente, Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares.

De boia-fria a um dos homens mais influentes do Brasil – Conheça a história vitoriosa do Prof. Dr. José Vicente, Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Prof. Dr. José Vicente, Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares é Advogado, Mestre em Administração, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. , é Fundador e presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, fundador presidente da Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República – CDES; membro do Conselho da Cidade da Prefeitura de São Paulo, membro do Conselho de Auto-regulação Bancária – Federação Brasileira de Bancos -Febraban, membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, membro do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, membro titular do Movimento Nossa São Paulo, conselheiro diretor da Fundação Care/SP, membro titular do Movimento Todos Pela Educação e membro do Conselho do Memorial da América Latina.

Com este curriculum podemos dizer que é um homem a frente de seu tempo, pois superou as dificuldades de uma vida simples e se tornou um dos empresários no setor de ensino mais influente no Brasil.

Filho caçula de boias-frias, José Vicente nasceu e cresceu no Morro do Querosene, bairro pobre de Marília, no interior de São Paulo,viveu na cidade até os 20 anos. Trabalhou com a família como boia-fria, foi entregador de biscoitos e leite de porta em porta, funcionário de um açougue, ferro-velho, fábrica de brindes e da faculdade de odontologia da Associação de Ensino de Marília, hoje Unimar. Neste último local de trabalho, entrou na banda da associação, com a qual participou de vários festivais. Em um deles, o Festival Estadual de Música, sua banda ficou em segundo lugar. A final foi em São Paulo. Fascinado pela capital, decidiu que aqui era seu lugar.

Formou-se em direito, advogou por um período e foi aprovado em concurso público para delegado. Decidiu voltar a estudar, agora na tradicional Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Lá entrou em contato com militantes negros e, juntos, começaram a pensar em desenvolver projetos que visassem a inclusão do negro no espaço educacional.

Como advogado criminalista nos anos 90, ajudou – com amigos-, a conseguir bolsas de estudos para jovens negros. Defendeu tantos outros que foram acusados injustamente. Em 1997 formou uma ONG, a Afrobas, e reuniu indicadores e estatística da exclusão educacional a que os negros eram vítimas. “Condições muito mais severas que hoje, e ainda temos muito a lutar e recuperar”, disse Vicente.

O sonho se tornou realidade em 2004, com a fundação da Unipalmares. A faculdade oferece acesso a todos, mas 50% das vagas são destinadas a afrodescendentes.

Em entrevista exclusiva para Jamir Silva, jornalista e diretor da Revista Empresários, José Vicente contou um pouco da trajetória de vida.

Jamir Silva – Como nasceu a Faculdade Zumbi dos Palmares ?

José Vicente – Do desejo de criar um instituição de ensino superior que prestigiasse a história e a cultura negra e que contribuísse com a qualificação superior dos jovens negros do brasil.

Jamir Silva – Qual a visão do Sr. para o mercado de trabalho para o negro no Brasil ,esta em crescimento ou pode melhor?

José Vicente – O mercado de trabalho tem muitas dificuldades para promover a inclusão e contração do profissional negro. Mas nos últimos tempos ele tem procurado criar estratégicas e promover a valorização desse profissional e mecanismos de combate a discriminação e vieses.

Jamir Silva – O Sr. é um grande empreendedor no Brasil o que o motiva para ser um espelho no setor educacional e empresarial?

José Vicente – O desejo de servir como referencia para minha comunidade e a ambição de construir um empreendimento de respeitabilidade e solidez no ambiente da educação.

Jamir Silva – Parcerias como realizar e mantê-las por um longo tempo?

José Vicente – Parceria é uma relação de confiança. Por isso, é necessário construir primeiro um relacionamento de respeito. Por outro lado, a confiança advém da capacidade de realização, e do cumprimento dos objetivos e metas da missão estabelecida. Assim, seriedade e comprometimento são fundamentos importantes para alcance e longevidade das parcerias.

Jamir Silva – Como o Sr. analisa o atual momento econômico que o pais esta passando?

José Vicente – Um momento de grandes dificuldade e de completa desorganização. Um verdadeiro caos resultante da falta de incúria dos governantes e da falta de fiscalização dos contribuintes e de nós cidadãos.

Jamir Silva – Faculdade Zumbi dos Palmares tem possibilitado a inserção no mercado de trabalho de diversos universitários negro através de parcerias de grande empresas brasileiras . Para o Sr. isso tem sido um grande desafio?

José Vicente – A Zumbi tem tido muita capacidade de cumprir seus objetivos e suas estratégias, incluir os alunos no mercado de trabalho tem sido uma delas. É um enorme desafio cumprir as metas e manter as portas corporativas abertas, principalmente nesse momento de falta de emprego e de transformação do mercado de trabalho. Por isso , o papel da empresas tem sido fundamental e as grandes empresas tem sido parceiros decisivos.

Jamir Silva – O Sr. conquistou muitas vitorias em sua trajetória de vida. Esta satisfeito ou ainda quer mais?

José Vicente – Conquistei sim. Mais ainda quero mais , muito mais e vou trabalhar o que for necessário para alcança-las.

Jamir Silva – Qual a mensagem que o Sr. deixaria para o jovem empresário no Brasil ?

José Vicente – Acredite sempre, aprimore – se permanentemente, trabalhe com afinco e não desista jamais.

315 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail