Propaganda

Artigos

Entrevista com Filippo Cesare – Presidente da Engineering do Brasil

Revista Empresários – Fale um pouco da sua carreira profissional e como chegou a ser o presidente da Engineering do Brasil?

Filippo Di Cesare – Depois de me formar em Ciências Estatísticas e Economia em 1997 e um período inicial como “analista de dados” nas principais multinacionais de Pesquisa de Mercado do mundo. No início de 2000 entrei no mundo dos serviços de TI. Primeiro em empresas italianas de relevância nacional, com foco em manufatura e, em seguida, em algumas grandes multinacionais globais, onde ocupei cargos com responsabilidade crescente tanto no lado comercial como no lado do delivery. Na Engineering, cheguei em 2010, como diretor comercial da área de Governo, um dos principais mercados do Grupo na Itália e no final de 2015 aceitei o desafio de continuar o caminho de crescimento que a empresa iniciou na América Latina assumindo, no início de 2016, como CEO da Engineering do Brasil e Engineering Argentina.

Revista Empresários – Quais as principais diferenças culturais que percebeu da Itália com o Brasil?

Filippo Di Cesare -Os dois países, ainda que sejam tão distantes e em muitos aspectos diferentes, têm muitas afinidades culturais devido à mesma matriz latina e – especialmente no sul do Brasil – à notável imigração italiana que ocorreu entre 8 e 900. No entanto, diria que é inegável, mesmo no relacionamento com colegas e clientes, como na Europa as pessoas são mais práticas e diretas, enquanto no Brasil se pensa e se lê as situações muito mais com o coração, com as emoções.

Revista Empresários – Como é liderar mais de 600 pessoas no Brasil? Quais os principais desafios?

Filippo Di Cesare Lidar com as pessoas é sempre um desafio estimulante, sejam 6, 600 ou 6000 pessoas. Hoje o desafio de gerenciar pessoas é inerente ao período de grande transformação que estamos vivendo induzido pela tecnologia e pela chamada Transformação Digital. Tal processo que está mudando o mundo como nós o conhecemos, os mercados em que operamos e em que operam os nossos clientes e, portanto, naturalmente nossas próprias empresas, os modelos organizacionais tradicionais e as modalidades de gestão das pessoas. Muito atual o tema da gestão das diversidades de geração como ferramenta de crescimento com a influência crescente dentro das organizações empresariais dos chamados Millennials e os consequentes impactos na empresa em relação à cultura, clima, RH e processos gerenciais.

Se no passado as organizações eram projetadas para serem eficientes e eficazes resultando muitas vezes em complexidades. Hoje é indispensável, especialmente em nosso setor dinâmico e em constante evolução, ter organizações que permitam velocidade e agilidade, passando de organizações estritamente hierárquicas para organizações que incentivem o compartilhamento e o trabalho em equipe criados dinamicamente. É necessária uma nova liderança capaz de formar equipes compostas por pessoas sempre coesas e envolvidas e capazes de difundir uma cultura de inovação, tolerância ao risco e melhoria contínua. Uma das primeiras mudanças que fiz na empresa quando vim para o Brasil foi uma revisão radical e uma simplificação organizacional que eliminou as divisões que muitas vezes existiam com base em competências específicas de negócios e facilitou, em vez disso, a interação, o compartilhamento e o trabalho em equipe.

Revista Empresários – O que você diria para quem almeja um dia ser um presidente ou empresário como você?

Filippo Di Cesare – Eu diria três coisas: paixão, senso de responsabilidade e vontade de progredir.

Paixão, amor por aquilo que se faz e senso de responsabilidade diante da Companhia e das muitas famílias dos colaboradores que dependem de suas escolhas são a alavanca principal que te permitem reger e amar um trabalho, sem dúvida, cheio de estresse e momentos difíceis. Acredito realmente no que dizia Seneca “a maior parte do progresso está na vontade de progredir” e, portanto, tenho para mim que a ambição positiva, a fome, a curiosidade, o desejo de crescer, aprender, melhorar e a perseverança sejam a chave para poder desempenhar o papel. Tudo isso leva a saber, inevitavelmente, de cercar-se de pessoas capazes e melhores que você, para poder progredir e criar uma empresa sempre mais sólida e forte para garantir a todos que trabalham uma qualidade de vida.

Revista Empresários – Agora fale um pouco sobre as soluções e serviços que a Engineering oferece no mundo e no Brasil?Quais os principais clientes?

Filippo Di Cesare – Engineering é o principal fornecedor italiano de serviços de TI para a Transformação Digital e um dos principais da Europa e opera desde sempre combinando um profundo conhecimento de “processos de negócio” e domínio da tecnologia.

No Brasil, trabalhamos sobre um conjunto de serviços e soluções mais restritos do que na Europa, e em particular agimos com foco em 5 áreas de atuação principal, sobre as quais temos diferenciais de competência e clientes prestigiados:”Telecomunicação e Mídia”, “Energia e Utilities”, “Automotivo e Smart Manufacturing”, “Metal e Mineração”, Agronegócio.

A estas cinco principais áreas de atuação juntam-se duas linhas de oferta transversal cross-market: nossa unidade horizontal de negócios de “tax solution partner” líder no Brasil para soluções e serviços fiscais para suportar empresas que operam no mercado brasileiro e nossa oferta tecnológica de “digital transformation framework”, que garante a agilidade e a independência dos pesados sistemas legados para as empresas que enfrentam o desafio e a velocidade da transformação digital.

Em todas as áreas em que atuamos temos clientes prestigiados, quase todas as principais empresas que operam no Brasil nessas áreas são nossos clientes, particularmente no último ano crescemos muito na área de Energia e Utilities, onde temos clientes importantes em todos os setores, seja Elétrico, Saneamento ou Gás; são informações de domínio público e também são publicadas nos jornais, por exemplo, os projetos importantíssimos que estamos fazendo para Eletrobras na área Elétrica ou para a Sabesp na área Saneamento.

Revista Empresários – Como a Engineering se diferencia dos seus concorrentes?

Filippo Di Cesare – A marca da Engineering é a “confiabilidade”, nossos clientes sabem que não há projeto – por complexo e desafiador que seja – que a empresa não possa realizar. Engineering investe muito em Pesquisa e Desenvolvimento temos mais de 250 pesquisadores dentro do grupo e parceria com os principais centros de pesquisa e universidades do mundo, mas o que mais nos caracteriza é a proximidade com nossos clientes. Somos antes de tudo especialistas de processos de negócio dos nossos clientes, conhecemos as necessidades, os desafios e a dinâmica dos mercados em que operam e, dominando a tecnologia e a inovação. Somos capazes de impactar positivamente nos modelos de negócio e operacionais de nossos clientes, criando valor, aumentando a competitividade e incentivando o desenvolvimento.

Revista Empresários – Onde a Engineering do Brasil pretende chegar nos próximos 5 anos?

Filippo Di Cesare – Queremos nos tornar a principal referência no Brasil para suportar a transformação digital e, a partir do Brasil, crescer no resto da América Latina. Queremos refazer aqui o caminho que fizemos na Europa, onde nos tornamos em algumas décadas um dos principais players de IT do velho continente.

Revista Empresários – O que você vislumbra de tecnologia para os próximos anos nas empresas e para a sociedade em geral?

Estamos no início de um período que muitos chamam de 4ª revolução industrial, os desafios são múltiplos e os pontos de interrogação sobre o futuro também. O mundo não será mais como antes. A mudança que estamos prestes a assistir tem um alcance histórico, com impactos sociais e econômicos radicais. A tecnologia está transformando a sociedade, a forma como as pessoas se relacionam, como os mercados operam e como as empresas fazem negócios. A inovação tecnológica é um elemento central do negócio das empresas e não mais apenas argumento técnico para os profissionais. Embora não seja claro para ninguém quais serão os reais impactos que vamos testemunhar nas próximas décadas, é claro que se hoje existe um setor no qual é entusiasmante trabalhar e poder ser protagonista ativo daquilo que virá, esse setor é o nosso! E Engineering é o player ideal pela agilidade, competência e tamanho para navegar com dinamismo neste mar.

4082 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail