Propaganda

Artigos

Disrupção Inovativa e Revolução das Competências Por :Kátia Andrade Barroncas – Doutora em Gestão da Inovação, Mestre em Engenharia da Produção e Especialista em Recursos Humanos. Vasta experiência em Consultoria Organizacional, docente em programas de pós-graduação e atual Presidente da ABRH-Amazonas.

A Revolução tecnológica transformou a dinâmica de como fazemos negócios, como nos relacionamos, de como aprendemos e de como ensinamos. Todas as variáveis mudam exponencialmente, levando à necessidade de mudanças estruturais nos modelos de liderança e gestão de times.

DISRUPÇÃO INOVATIVA

A Disrupção Inovativa é o fenômeno observado em que empresas se estabelecem no mercado, oferecendo novas alternativas de produtos ou serviços. Essas inovações são em geral mais acessíveis e se utilizam de novas tecnologias para oferecer, de forma otimizada, serviços e produtos já consolidados no mercado.
A expressão “disrupção inovativa” se deve ao fato de que esses novos métodos ofertados se distinguem dos modelos tradicionalmente conhecidos.
Nessa linha de atuação podemos citar Tesla, Amazon, Facebook, Netflix, Uber, Spotify, dentre outras. Dado ao sucesso dessa modelagem de organizações, o conceito de disrupção inovativa tem se mostrado bastante relevante na indústria de serviços.
Contudo, vale ressaltar, a mera inovação não configura uma disrupção inovativa. Para Clayton M. Christensen (autor do conceito), é necessário que as inovações gerem um novo mercado de consumidores e impactem as empresas líderes no setor. Por esse motivo, a disrupção inovativa não é um fenômeno imediato, e sim um processo, desenvolvido ao longo do tempo.

MUDANÇA DE MINDSET

A dinâmica dos negócios e da competitividade não é mais linear, agora todas as variáveis mudam exponencialmente e a nossa estratégia como líderes, não pode continuar sendo linear. É neste contexto que precisamos refletir sobre como podemos aproveitar as oportunidades oferecidas com as recentes transformações no ambiente corporativo e utilizar os recursos trazidos com a Revolução tecnológica. Nosso desafio, portanto, é redesenhar a Gestão de Gente e de Negócios para superar os desafios da disrupção, ajudando na formação de novas competências, estimulando a criação de novos modelos de contratações, baseados em produtividade, engajamento e recompensa. Enfim, precisamos preparar as pessoas para que sejam bem-sucedidas nesse novo cenário.
Identificar e analisar os impactos positivos e adversos dos processos de automação, em virtualmente tudo ao nosso redor. Isto é primordial e urgente! Como essa transformação digital atua sobre a vida das pessoas? Ao contrário do que possa parecer: quanto mais a economia se torna digital e automatizada mais importante e valiosa se torna a atuação dos humanos no trabalho intelectual, atuando com pensamento crítico para potencializar o trabalho repetitivo das máquinas.

NOVAS COMPETÊNCIAS

No curto prazo todas essas transformações geradas pela automação e digitalização poderão trazer um ganho líquido em postos de trabalho. Um estudo desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial (2016) mostrou que o futuro é promissor para profissionais de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) (26%), Recursos Humanos (20%) e em terceiro lugar aparecem as profissões de linha de frente que tem o foco no cliente (15%).
Na área de Recursos Humanos, serão cada vez mais requeridas competências de visão estratégica de negócios e condução de times em ambiente de mudanças, que consigam promover o gerenciamento da cultura organizacional em face aos objetivos estratégicos. A criatividade, a inteligência emocional e a flexibilidade cognitiva são competências que farão a diferença nesse ambiente em transformação. Certamente a contribuição dos profissionais de RH será muito requerida, desde que esses profissionais estejam preparados para o desafio.
A diversificação, agilidade e capacidade de aprender e gerar novas competências serão fundamentais para o sucesso nesta nova onda que já podemos chamar de Revolução das Competências.

Contato: kmpconsultoria@gmail.com Fones (92) 99987-7195 – (92) 99116-2952

353 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail