Propaganda

Artigos

Dia internacional da reciclagem: startup cria canudo com vidro de laboratório e promove sustentabilidade

Com material infinitamente reciclável, H.ecoou é a primeira empresa de SP a criar produto de alta resistência e durabilidade

O canudo de plástico tem vida útil estimada em quatro minutos. Isso significa dizer que em uma hora quinze desses objetos são consumidos e, muitas vezes, descartados de maneira errada, provocando danos enormes ao meio ambiente. Para combater o plástico, considerado um dos principais vilões da vida marinha, empresas têm surgido com opções mais sustentáveis e muito criativas. É o caso da H.Ecoou, pioneira em São Paulo na produção de canudos de vidro.

“A ideia era construir uma empresa com impacto social, que oferecesse uma solução que ajudasse as pessoas a tomarem atitudes mais conscientes. O canudo é uma ponte para essa mudança, que é necessária e urgente”, destaca Fernanda Silva, sócia e uma das fundadoras da empresa.

Há pouco mais de um ano no mercado, a H.Ecoou nasceu de uma conversa entre os amigos Rogerio, Rodrigo, Fernanda e Carol. Inspirados pela frase “a vida é o eco das suas atitudes”, os empreendedores decidiram tirar do papel a vontade de criar uma alternativa para a utilização de um objeto consumido em larga escala, totalmente descartável e feito exclusivamente de um material extremamente nocivo ao meio ambiente. Para se ter uma ideia, apenas nos Estados Unidos, cerca de 500 milhões de canudos são descartados diariamente. Isso representa 175 bilhões de unidades sendo despejadas, todos os anos, em aterros sanitários e oceanos.

Na contramão do plástico e de outros materiais, o vidro pode ser reciclado mantendo sua qualidade, já que as substâncias que fazem parte de sua composição não se perdem no processo de reciclagem. A escolha do vidro foi facilmente viabilizada por conta da fábrica de vidros que um dos sócios já administrava. Para a criação do canudo foi necessária a introdução de um processo totalmente artesanal, que arredonda suas pontas e mantém a espessura correta.

Por ser termo resistente, ou seja, suportar altas temperaturas, o vidro é facilmente esterelizado e pode ser lavado de diversas maneiras. A H.Ecoou oferece os canudos em três medidas e um cardápio de opções para atender a todos os gostos: o Vai com tudo, de 22 cm, é ideal para bebidas como milkshake e refrigerante em latas; o Na medida, de 18 cm, funciona bem para copos médios e para o dia a dia; já o Meu xodó, de 14 cm, cai bem para aqueles que adoram tomar um bom drink ou carregar a ideia para qualquer canto.

Segundo Fernanda, sua espessura foi estudada para garantir uma maior durabilidade e a própria segurança dos usuários. Mesmo assim, para assegurar a tranquilidade de quem quer levar o objeto na bolsa a H.ecoou investiu em um Kit, que conta com uma capa de tecido e uma escova para higienização.

“Depois de vários testes, chegamos a um material reutilizável para a capa, que é feito a partir do reaproveitamento de sobras de tecido, que são materiais com alto potencial de reciclagem, mas que geralmente são jogados fora”, conta.

Os tecidos são todos reaproveitados de lojistas do Brás, na região central da capital paulista, que doam os retalhos para produção do Kit. As capas são produzidas por costureiros e pequenos artesãos que trabalham em casa. O objetivo é oferecer um produto acessível, sustentável e que tenha conexão com o público final. Frases divertidas e de efeito como Eu compartilho, quer um gole?, Tome consciência e #chupaqueédevidrosão são algumas das opções que o cliente pode encontrar gravadas no canudo. Também é possível personalizar as peças.

O design e as frases atraíram pessoas que nunca tinham pensado sobre o uso do plástico ou mesmo sobre a forma de descarte de resíduos. De acordo com os criadores da empresa, os canudos acabam promovendo mudanças que extrapolam seu uso no dia a dia.

“O canudo da H.Ecoou acaba simbolizando a necessidade de uma mudança de postura e uma revisão da forma como lidamos com nosso próprio lixo. É muito gratificante saber que a partir de um produto sustentável as pessoas passam a rever diversos outros hábitos de consumo”, finaliza a empreendedora.

Facebook: @hecoou
Instagram: @hecoou

Contatos H.Ecoou

Fernanda Silva – [11] 964533672

Rogério Braz – [11] 96492-0981

59 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail