Propaganda

Artigos

Cooperação que leva ao desenvolvimento. Por – Paulo Henrique Romariz – Senior Consultant

Programa insere pequenas e médias empresas em cadeias de grandes organizações e adiciona valor ao negócio de ambas as partes

Uma visão estratégica que prepare instituições para atender aos interesses do mercado é fundamental para a sustentabilidade de um negócio. E uma das melhores formas de alcançá-la é buscando o alinhamento de interesses em um ciclo produtivo e compartilhando desenvolvimento e resultados de forma conjunta, no médio e longo prazos.
Por meio da parceria entre SEBRAE Paracatu e Kinross, o programa Encadeamento Produtivo faz justamente esse trabalho, ao aproximar pequenas e micro empresas e empreendedores individuais das grandes organizações e prepara-los para atender aos requisitos exigidos nas relações comerciais com instituições desse porte. Os resultados identificados e esperados dessa parceria são o desenvolvimento de ambos os lados, com aumento de competitividade, flexibilidade, inovação e produtividade.

Em Paracatu já foram realizadas seis capacitações, atendendo a 36 empresas, com 136 horas de curso e 56 horas de consultoria sobre os temas: indicadores de desempenho, custo de produção, gestão financeira, gestão de marketing, gestão de pessoas e estratégias empresariais.

“Já pude aplicar um pouco do aprendizado no meu negócio, principalmente na análise de custo fixo e variável. De junho de 2015, quando começaram as orientações de administração e estratégica, até abril deste ano, por exemplo, conseguimos reduzir em 6% o preço dos nossos produtos sem impactar na qualidade. Da mesma forma, em comparação com 2015, registramos faturamento 30% maior no primeiro trimestre”, comemora Bruno Guedes, sócio proprietário da Estruturar – Estrutura Metálicas, que participou da última edição do programa.

O primeiro passo do programa ocorre quando a grande empresa e o Sebrae definem o modelo de parceria. Depois, o Sebrae faz um mapeamento das demandas de bens e serviços e dos requisitos exigidos pelas grandes empresas. Em seguida, as pequenas empresas são diagnosticadas, a lacuna de competitividade é identificada, e elas recebem um plano de ação com as oportunidades de melhoria do seu negócio. Cursos e consultorias são realizados para que as pequenas empresas melhorem o seu desempenho e um novo diagnóstico é realizado. Caso necessário, um novo ciclo de desenvolvimento pode ser implementado.

“Com fornecedores mais qualificados não só a Kinross será beneficiada, mas também todo o mercado consumidor desses serviços em Paracatu e região”, diz Fausto Caser, gerente de Suprimentos da Kinross.

A base da metodologia criada pelo Sebrae é, de um lado, identificar a demanda dos clientes e, de outro, a oferta dos pequenos negócios. “Fomentando um relacionamento de longo prazo entre pequenos negócios e grandes organizações e sua cadeia de valor, incrementamos a competitividade dos fornecedores, além de investir na qualidade e no alinhamento estratégico de processos, produtos e serviços”, ressalta Patrícia Resende, do Sebrae.

Melhorias concretas

Os resultados alcançados possibilitaram às empresas parceiras de Paracatu a ampliação de carteira de serviços, implantação de indicadores específicos para o negócio, mapeamento mais eficiente de receitas, custos e despesas e prazos de entrega ao cliente.

“São definitivamente inúmeras lições aprendidas. Conceitos que nos ajudaram e ainda têm ajudado na pavimentação do nosso caminho, impactando na medição dos nossos indicadores, redução de custos e até na administração de Recursos Humanos”, diz Alexandre Coppola Meireles, sócio-diretor da JCM Construções e Serviços, que, por um ano, participou do programa.

Para Adriene Costa, proprietária da Lavanderia Fino Trato, a iniciativa transforma o futuro de empresas: “O programa abriu nossos olhos para novos horizontes que antes nem imaginávamos possíveis de alcançar. Isso gerou impactos positivos na nossa gestão de pessoas e marketing, além da mudança do local da empresa”, destaca.

“Definitivamente, eu aprendi demais com o programa. Desde o incentivo a sempre buscar por melhorias até a rever nossos processos internos, identificando pontos em que podemos ser mais eficientes. Desde então, já conseguimos estabelecer um treinamento diferenciado para os nossos profissionais e melhorar a qualidade do nosso atendimento”, finaliza Marcio Lepesquer Botelho, proprietário do Hotel Pousada das Palmeiras.

Paulo Henrique Romariz
Senior Consultant, Brazil
Speyside Corporate Relations
Mobile: + 55 11 985855826
Office: + 55 11 2667 8400
Skype paulo.romariz.speyside

Paulo Henrique

1192 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail