Propaganda

Artigos

Contratar uma consultoria ou comprar um ventilador?

Olá!

Hoje eu queria mostrar o quanto sua empresa pode perder quando você não ouve sua equipe, e para isso vou te contar uma historinha que escutei numa das palestras do Mario Sergio Cortella.

Em dada ocasião, uma empresa que fabricava, entre outras coisas, pasta de dente, estava com um problemão porque muitas caixas estavam chegando vazias aos supermercados.

A empresa era uma multinacional super conhecida e com recursos suficientes para contratar a melhor consultoria possível para solucionar o problema. E foi exatamente o que ela fez.

A consultoria com todos seus engenheiros e toda sua expertise instalou uma balança de precisão na esteira e cada vez que passava uma caixinha vazia, o sistema apitava, a esteira parava e caixinha era retirada.

Alguns dias depois, já sem nenhuma reclamação dos consumidores por conta das caixas vazias, os diretores foram à produção e viram que o sistema estava desligado.

Perguntaram para os funcionários como era possível, e eles responderam que, como aquele sistema interrompia muito a produção e atrasava o trabalho de todos, acharam melhor instalar um ventilador  grandão que já tinha lá na empresa, virado para a esteira. Como ele era bem potente, o vento se encarregava de tirar as caixas vazias sem ter que parar o processo toda hora.

Moral da história: você pode até ter milhares de reais para gastar com consultorias que vendem mais status que solução, mas com certeza não está disposto a jogar dinheiro no lixo, certo?

Então, líder, ouça seu time!

Um abraço e até mais!

 

Jeane Macieira

 

Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pós-graduanda em Psicologia Organizacional  pela Universidade Metodista, coach sênior e parceira de consultorias que atendem grandes empresas nacionais e internacionais. Nos últimos vinte anos dedica-se a recrutar, selecionar e treinar profissionais dentro e fora do país. Em sua jornada, tem focado em ajudar as empresas a construírem grandes equipes, aplicando o que há de melhor em técnicas e conceitos para desenvolvimento e treinamento.

 

258 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail