Propaganda

Artigos

Conheça três técnicas de engajamento de empresas de sucesso

O engajamento dos colaboradores é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas, geralmente, associamos as ações para esse fim a startups ou empresas grandes de tecnologia.

Outros negócios, porém, vêm se destacando na promoção do engajamento dentro do ambiente de trabalho. Gigantes de diferentes setores, como o financeiro, o de bebidas, o de saúde, entre outros, também entendem a importância do engajamento dos colaboradores para o crescimento constante.

Conheça ações que a Coca-Cola, Cielo e Unimed usam para alinhar o propósito de todos dentro da empresa e se manterem líderes em seus respectivos setores:

1- Comunicação como estratégia de engajamento

Na Coca-Cola, a comunicação é o principal pilar para melhorar o índice de engajamento dos colaboradores. Carolina Losicer, então gerente de engajamento, comunicação e responsabilidade social da Coca-Cola Andina, afirmou em entrevista que os principais agentes desta identificação de propósitos são os líderes.

A gerente ressalta que as pessoas são o principal diferencial da marca e que a felicidade que a empresa vende em suas peças publicitárias precisa começar “dentro de casa”. Para isso, a cultura da empresa prega a importância das pessoas. “A área de Engajamento e Comunicação tem um papel importante: o de lembrar constantemente que pessoas não se conectam com relatórios, mesas ou números. Pessoas seguem pessoas e sem conexão emocional não há engajamento”, destaca.

Para que a comunicação engaje, portanto, ela precisa ser feita de pessoa para pessoa, e os líderes são peças chaves nessa estratégia, uma vez que são eles que ouvem os colaboradores, entendem o propósito de cada um e tentam, com isso, promover ações específicas para o engajamento.

2 – Feedback para engajar

Na Cielo, a comunicação também se torna peça chave para o engajamento, mas, neste caso, ela toma o formato de feedback. Além de alinhar o propósito dos colaboradores por meio de retornos constantes sobre sua performance, os feedbacks servem para os próprios profissionais ecoarem seus desejos de mudança na empresa.

Paulo Caffarelli, CEO da Cielo, diz que a técnica para melhorar o engajamento na empresa é ouvir o que os colabores têm a dizer por meio de uma plataforma de feedbacks, assim, “ao mesmo tempo que o colaborador sente que tem eco dentro de casa, nós conseguimos realizar as melhorias necessárias”, afirma.

3 – Clube de benefícios e de boa ação

Na Unimed, além dos colaboradores internos, existe a necessidade de engajar os médicos associados ao plano de saúde. O desafio aqui é ainda maior uma vez que diz respeito a alinhar o propósito de colaboradores externos à empresa.

Para tal a Unimed Rio criou o programa “Receita do Bem”, que incentiva que os associados doem 6% de seu imposto de renda para a empresa gerir. Com essa renda, projetos de saúde e educação são apoiados. Além de engajar por meio de uma boa ação, a empresa ainda oferece em troca, para o associado, ingressos para peças e exposições.

E na sua empresa, qual a estratégia usada para o engajamento?

185 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail