Propaganda

Artigos

Condomínio digital traz convivência harmoniosa para moradores

Rodrigo Karpat, advogado especializado em direito condominial, lista melhores práticas de gestão, que incluem síndico como CEO e ferramentas de comunicação
Todo clichê tem um fundo de verdade, e a vida em condomínio não é diferente. Atritos com o síndico, picuinhas entre moradores, desavenças com o porteiro e desconhecimento de regras são alguns exemplos de situações que se repetem nestes espaços. Mas há uma alternativa. De acordo com Rodrigo Karpat, advogado especializado em direito condominial, alguns cuidados bastam para transformar a vida nessas sociedades fechadas em algo muito prazeroso.

No e-book exclusivo “18 Dicas Legais Para Gestão Digital de Condomínios”, disponibilizado gratuitamente pela ConectCon (conectcon.com/18dicas), empresa de sistemas inteligentes para o setor, Karpat lista orientações para melhorar a vida condominial. Um dos pontos principais é a melhora na administração; para tanto, é importante mudar a mentalidade do responsável. Nesse cenário, o síndico deve se comportar como um CEO, com visão global e responsabilidade fiscal.

Um exemplo concreto de como isso se traduz é na atenção à necessidade de um inventário atualizado de todos os bens do empreendimento. Da mesma forma, é preciso ter um censo confiável do número de moradores por unidade. Quando há inadimplência de taxas, por sua vez, deve existir abertura para negociações extrajudiciais, que tragam mais rapidez na solução do problema e garantam o recebimento de, pelo menos, uma parcela da quantia.

Comunicação eficiente evita mal-entendidos

Segundo Karpat, outro foco importante é a melhora na comunicação como um todo entre o síndico ou administrador, a equipe e os residentes. “A união entre moradores pode tornar o ambiente mais harmonioso e fortalecer o condomínio”, escreve o advogado. Isso vai além de ser mais sorridente e dar “bom dia” ao encontrar os vizinhos no elevador ou corredores.

Na verdade, trata-se da implementação de uma política de participação efetiva de toda a comunidade no dia a dia da gestão. Para tanto, vale o uso de avisos, enquetes, presença em assembleias e ferramentas digitais. “É cada vez mais comum que condomínios e administradores contem com uma plataforma on-line de comunicação”, continua Karpat.

Condomínio inteligente

Fundada há sete anos, a ConectCon aposta em soluções para facilitar a vida em condomínios. “O foco é aumentar o conhecimento de tudo que se passa dentro de espaços, tanto residenciais quanto comerciais, sejam prédios ou associações, assim como oferecer subsídios para uma gestão mais eficiente”, explica o CEO, Alessandro Fernandes.

Além da integração com corodrigo karpatntroles de acesso e registro de entrada e saída nesses locais, a empresa oferece portal e aplicativos que podem ser acessados pelos moradores e funcionários. Neles, estão disponíveis toda a documentação a respeito do imóvel. Há, também, um canal oficial de comunicação com registro de eventos, onde é possível enviar comunicados e alertas. Ainda, existe a possibilidade de pagar determinados boletos, como a taxa condominial, assim como acompanhar a prestação de contas dos gastos.

Utilizada hoje em mais de 300 empreendimentos, a solução da ConectCon nasceu de uma necessidade do próprio CEO, que morava em um condomínio-clube onde toda a gestão era feita de maneira analógica. “Nós estávamos em 2009, já tínhamos 15 anos de internet, e o trabalho ainda era na mão”, conta. “Definitivamente, esse setor não é um early adopter. Mas estamos em um momento de renovação e as gestões têm se tornado mais profissionais”. Assim, quem sabe, o clichê do prédio onde só sai briga vira passado.

O e-book “18 Dicas Legais Para Gestão Digital de Condomínios” pode ser baixado de maneira gratuita no site da ConectCon.

Sobre a ConectCon
Sistemas de inteligência para condomínios. Fundada em 2011, a ConectCon tem uma série de soluções que melhoram a segurança e gestão de condomínios, como controles de entrada e plataformas de gestão on-line, onde todos os atores envolvidos no dia a dia do prédio têm acesso a informações essenciais sobre o ambiente. https://conectcon.com/.

780 visitas
Propaganda

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail